Browsing by Issue Date, starting with "1997"
Now showing 1 - 10 of 130
Results Per Page
Sort Options
- Comunicação educacional : comunicar e persuadir. Segunda parte : o sucesso da comunicação mediatizadaPublication . Trindade, Armando Rocha; Bidarra, José; Ribeiro, IsabelCom base numa entrevista com o dr. Emídio Rangel, abordam-se aspetos de comunicação em sentido lato, procurando-se estabelecer pontos comuns com a Comunicação Educacional.
- Estratégias alternativas para a introdução das TIC em educaçãoPublication . Soares, Rui; Neto, FélixDevido à previsível importância que as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) assumirão na formação (inicial, em serviço e contínua) de professores de qualquer grupo disciplinar e à falta de conhecimento prático da utilização pedagógica de tais meios, parece que a integração generalizada de computadores na escola ficará, no mínimo, comprometida se não forem tomadas decisões que facilitem o conhecimento das suas potencialidades e de formas de utilização nos vários níveis de ensino. Para compreender as razões de tal situação enviaram-se 5000 questionários para recolha das opiniões dos professores acerca do uso dos computadores. A análise dos 10012 questionários recebidos permitiu identificar factores relevantes para o processo de integração das tecnologias nas escolas de ensino não superior, comparar estes resultados com os que foram produzidos, em 1984, por uma investigação (que usou idêntico inquérito) feita com professores de Matemática de 16 escolas preparatórias e secundárias da área urbana de Lisboa e preparar módulos para diferentes níveis de formação de agentes educativos. Foi, ainda, feita a experimentação de um módulo de formação com 191 professores da área pedagógica de Lisboa, não se tendo observado mudanças significativas das opiniões por eles manifestadas Contudo, houve uma ligeira melhoria das pontuações entre o pré e o pós teste.
- A comunicação como processo socialPublication . Bitti, Pio Ricci; Zani, Bruna
- Matemática e novas tecnologias: o computador na aula de matemáticaPublication . Canavarro, Ana Paula; Ponte, João Pedro; Leão, Helena; Antunes, ElisaApós uma introdução que ilustra o impacto das novas tecnologias em diversos domínios da sociedade, este vídeo discute a importância da utilização do computador no ensino da Matemática. Refere os objetivos educacionais que o computador ajuda a concretizar, as atividades matemáticas que permite realizar e algumas estratégias para a sua utilização adequada com os alunos, apresentando situações reais de ensino - aprendizagem da Matemática do 3.º ciclo.
- Observação da interacção dos alunos em trabalho de grupo: uma metodologia possíivelPublication . Loureiro, Maria José; Dias, Paulo
- Panorâmica sobre o Seminário Europeu II: Igualdade de Oportunidades na Formação Inicial de Docentes, 1997Publication . Universidade Aberta; Almeida, Vítor; Luder, LuísSegundo Seminário sobre Igualdade de Oportunidades na Formação Inicial de Docentes (IOFID), realizado em Lisboa, em outubro de 1997. Abertura: Vice-Reitora da Universidade Aberta, Maria José Ferro Tavares. Momentos das comunicações de: Maria Emília Brederode Santos, Presidente do Instituto de Inovação Educacional; Lígia Amâncio, Presidente da Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres; Mme. Georgia Henningsen, representante da Task Force, Recursos Humanos, Formação, Educação e Juventude da Comissão Europeia; Joana de Barros Baptista, Alta Comissária para as Questões da Promoção da Igualdade e da Família; Fernanda Henriques, Universidade de Évora; Félix Neto, Universidade Aberta; Teresa Pinto, Comissária para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres; Clara Lourenço, Universidade de Coimbra; Rui Soares, Universidade Aberta; Graça Abranches, Universidade de Coimbra; Madalena Melo, Universidade de Évora; Ana Alario, Universidade de Valladolid; Beatriz Nizza da Silva, Universidade Aberta; Barbara Mapelli, CISEM-Milão; Luísa Ribeiro Ferreira, Universidade de Lisboa; Ester Vaz, ESE-Porto; Anne Cova, Universidade Aberta. Conclusões: Teresa Joaquim, Universidade Aberta; Teresa Ambrósio, Presidente do Conselho Nacional de Educação. Encerramento: Félix Neto, Universidade Aberta
- História de Portugal Moderno: político e institucional: o jusracionalismo e o advento do imaginário estadualistaPublication . Hespanha, António; Caixeiro, Vanda; Parente, Ana MariaO vídeo descreve o processo de formação da imagem do Estado, salientando a importância que nele teve o movimento do direito natural racionalista.
- Educar para a diversidade : Cabo VerdePublication . Ramos, Natália; Ferreira, Lígia Évora; Cardoso, Abel; Leão, HelenaO videograma pretende dar a visão geral dos aspetos geográficos, sociodemográficos e culturais de Cabo Verde e da situação dos cabo-verdianos em Portugal. Produção do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, Universidade Aberta.
- Princípios de conservação em mecânicaPublication . Gil, Fernando Bragança; Alferes, Natália; Cabral, MargaridaDescrição de alguns dos princípios de conservação em mecânica, a partir de uma exposição de tipo interativo existente no Museu de Ciência da Universidade de Lisboa.
- Hypermedia "www" for lifelong learningPublication . Carvalho, Ana Amélia; Dias, Paulo