Browsing by Issue Date, starting with "1997"
Now showing 1 - 10 of 118
Results Per Page
Sort Options
- Sociolinguística: aprender a aprenderPublication . Marques, Maria Emília Ricardo; Guerreiro, Maria João; Duarte, CarlosUm mimo simula uma situação em que um aluno está inscrito num curso de linguística a distância, refletindo sobre a natureza e princípios deste tipo de aprendizagem e escutando as orientações de uma voz "ex-machina". Produção da Universidade Aberta, 1997.
- Nota acerca das indústrias mustierenses da Gruta Nova da ColumbeiraPublication . Raposo, Luís; Cardoso, João LuísDescoberta nos anos 60, a Gruta Nova da Columbeira constitui um dos principais locais portugueses com ocupações do Paleolítico Médio (indústrias líticas, acumulações faunísticas e fóssil humano neandertalense). As datações recentes obtidas para os níveis da base «30 kyr) , incluem esta gruta no horizonte Mustierense Final conhecido no Sul e Ocidente ibéricos. Os conjuntos líticos, no total de cerca de seis milhares de artefactos, documentam diversos tipos de presença humana: desde frequentações discretas a ocupações prolongadas, definidoras de uma possível base residencial. De alto a baixo da sequência estratigráfica, trata-se genericamente de indústrias classificáveis como um Mustierense de denticulados, rico em raspadores, de debitagem Levallois e fácies levalloisense. Não se detecta qualquer tipo de evolução para os padrões típicos do Paleolítico Superior, verificando-se, pelo contrário, uma intensificação dos traços próprios das indústrias do Paleolítico Médio, tanto no plano da gestão das matérias-primas, como no das suas características técnicas e tipológicas.
- Sir Robert Sidney’s Poems Revisited: the alternative sequencePublication . Relvas, Maria de JesusThe essay approaches the lyric sequence written by Sir Robert Sidney (1563-1626) in the Elizabethan age, by mainly exploring its unique formal structure, which encloses an alternative sequence formed by a re-numbering of several poems.
- Princípios básicos de alimentação e nutriçãoPublication . Almeida, Maria Daniel Vaz de; Afonso, Cláudia I. P. Neves
- Génese, apogeu e declínio das fortificações calcolíticas da ExtremaduraPublication . Cardoso, João LuísEn este artículo se presenta un análisis de las condiciones de tipo socioeconómico que determinarán el origen y el desarrollo de las fortificaciones calcolíticas en la Extremadura Portuguesa, unos 2800 a.C. En la interpretación de los acontecimientos, se considera determinante la evolución interna de las propias comunidades que habitarán la región, al menos desde el neolítico final, caracterizadas por un sistema agro-pastoral de creciente complejidad y diversificación.
- Sintra: as pedras e o tempoPublication . Rodil, João; Carvalho, Sérgio Luís de; Antunes, Elisa; Guerreiro, Maria JoãoVersão língua inglesa: Roteiro histórico da vila de Sintra, pelos historiadores João Rodil e Sérgio Luís de Carvalho.
- História de arte portuguesa contemporânea : a arte entre dois séculos : 1790-1830Publication . Silva, Raquel Henriques da; Duarte, Helder; Antunes, Ana PaulaA arquitetura neoclássica em duas realizações urbanísticas: a Lisboa pós-terramoto de 1755 e o chamado Porto dos Almadas. O Teatro Nacional de S. Carlos e Palácio da Ajuda. O pré-romantismo na pintura: Domingos Sequeira e Vieira Portuense.
- Os romanos e a águaPublication . Cardoso, João Luís; Quintela, António de Carvalho; Mascarenhas, José ManuelPor todo o Império, os Romanos construíram numerosas obras hidráulicas, encontrando condicionamentos hidrológicos nas regiões da orla mediterrânica semelhantes aos do território português. Tais obras assumiam importância variável, relevante nalguns casos. Distinguem-se, pela monumentalidade, a barragem de Proserpina (Mérida) e o aqueduto de Nîmes.
- Sociedade e cultura portuguesasPublication . Tavares, Maria José Ferro
- Química da vida : meio ambiente e ciclos dos elementosPublication . Moura, José J. G.; Palma, P. Nuno; Leão, Helena; Azedo, ArturEste vídeo demonstra como os elementos químicos são utilizados e reciclados. O ciclo do azoto é, em geral, usado como exemplo. A importância dos fertilizantes azotados é apresentada e a sua relação com a produtividade agrícola discutida. Compara-se a produção de fertilizantes azotados por via industrial e biológica. Discute-se ainda a transformação de nitratos e nitritos e as implicações ambientais. Aborda-se o papel dos sistemas biológicos na despoluição e tratamento de efluentes.