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- Atitudes e crenças relacionadas ao sucesso em diferentes gerações: perspectivas intergeracional e interculturalPublication . Borja, Renata; Ramos, NatáliaO presente estudo investigou o significado pessoal de bem-sucedido e as prioridades envolvidas na avaliação do referido termo, assim como as crenças e os comportamentos individuais de autoconceito, autoestima, capacidade, otimismo, pessimismo, preocupações, perfeccionismo, hábitos de organização, planejamento e capacidade de distribuição do tempo. Para a realização desta pesquisa, foi elaborado um questionário online, disponibilizado nas redes sociais, do qual participaram 291 pessoas (brasileiros e portugueses), que responderam a questões relativas ao tema sucesso. Os significados socialmente partilhados no senso comum, associados à excelência, à perfeição, ao sucesso econômico, à fama e ao poder, não se mostraram compatíveis com os significados outorgados pela maior parte dos participantes da pesquisa, frequentemente associados ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional, à felicidade, ao bem-estar, à família, à realização pessoal, à qualidade de vida e ao sentido da vida. Constatou-se, dessa maneira, a necessidade de uma ressignificação do termo, na tentativa de contribuir para o bem-estar social e psicológico, pois é possível que essa dissonância entre os significados esteja contribuindo com uma alta incidência de crenças incapacitantes relacionadas ao fracasso, observadas na prática clínica e educacional, principalmente entre jovens, o que pode ser um dos motivos do aumento da incidência dos transtornos psicológicos nos últimos anos.
- Aplicação de instrumentos voluntários de gestão ambiental: rótulo ecológico europeu na indústria da pasta de papel: the navigator companyPublication . Correia, Orlando C. G.; Caeiro, SandraAo longo do século XX, as sucessivas revoluções industriais, o crescimento da população, assim como o crescimento do sector industrial, contribuíram para o forte desgaste do ambiente e do Planeta. A sociedade tem-se desenvolvido sustentada num consumo energético e de recursos indispensáveis ao ambiente, deixando para trás a sua enorme pegada ecológica, influenciando diretamente a capacidade de não comprometimento das gerações futuras em suprir as suas próprias necessidades (Brundtland; WCED,1987). Na contemporaneidade do século XXI, a Sustentabilidade Ecológica ganhou, assim, uma assinalável relevância, levando a que consumidores e empresas adotassem medidas e políticas de sustentabilidade cada vez mais exigentes. O sector empresarial tem vindo a ser considerado como um dos principais responsáveis pelo consumo desenfreado de recursos e emissão de resíduos, com especial destaque para o sector industrial. O trabalho descrito neste relatório, pretende evidenciar a crescente adoção de medidas de sustentabilidade e avaliar as respetivas vantagens, com destaque na atribuição de certificação ecológica, por parte do sector empresarial, a exigência que estas representam em todo o processo produtivo e o valor acrescentado que permitem atribuir à respetiva cadeia de valor. A The Navigator Company, empresa Portuguesa do sector papeleiro, serviu de referência e base para o projeto, enquanto companhia de grande expressão no sector industrial europeu, pioneira na adoção de medidas e definição de metas de sustentabilidade exigentes. Tem por isso, a natural preocupação de tornar bem equilibrado todo o processo de sustentabilidade e que o mesmo seja uma constante efetiva nas decisões da empresa
- An on-line teacher training course on education for sustainability: assessment of open (mooc) and closed versions of the coursePublication . Caeiro, Sandra; Paz, João; Carmo, MárioThis paper reports the experience of a first edition of an on-line teacher training course on education for sustainability both for open (MOOC) and closed versions, and the respective assessment. The course was implemented by the Portuguese Distance Learning University (Universidade Aberta – UAb) under a protocol with the General Secretariat of Education and Science of the Portuguese State in an Open EdX platform (NAU). The results show that the planning, preparation of own materials suitable for the target audience and the validation of this type of open/massive and certified closed courses by different actors, before the course taking place is fundamental. It was also confirmed by the positive participation and feedback from the participants. In addition, the collaborative component in both course versions were fundamental to ensure success in this type of training actions. Differences in both versions were discussed as well as recommendations for future editions.
- O Repositório e o compromisso da Universidade Aberta com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)Publication . Carvalho, Madalena; Caeiro, SandraA Universidade Aberta (UAb) avalia, de forma sistemática, o desempenho da Sustentabilidade da Instituição. No caso da investigação, esta é avaliada através da análise às publicações científicas depositadas no Repositório Aberto. A partir de 2019, é possível associar a cada depósito, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) em que as publicações se enquadram. O objetivo deste trabalho é a partir da análise das publicações do Repositório Aberto, identificar os ODS sobre os quais a produção académica e científica e a investigação realizada na UAb incidem. Efetua-se uma análise da representatividade destes objetivos globalmente e segmentada por comunidade (Teses e Dissertações, Recursos Educacionais e Publicações Científicas) e afere-se o respetivo grau de comprometimento para com os ODS. Analisam-se as variáveis e os padrões de comportamento associadas ao perfil dos depositantes e reflete-se sobre as vantagens e desvantagens da indicação dos ODS no auto depósito. Os resultados preliminares sugerem que, embora possa existir alguma limitação na auto avaliação pelos autores, o que poderá enviesar os resultados, o Repositório Aberto se constitui um sistema de informação, agregador e fonte de verificação por excelência para o fornecimento de indicadores relativos ao nível de compromisso da investigação UAb com os ODS.
- Redes, cadeias, sistemas e reportórios: sobre as relações entre génerosPublication . Silva, Paulo Nunes daDiversas disciplinas e áreas de investigação linguística privilegiam atualmente o estudo e a teorização sobre os géneros (Bronckart 1997; Adam 2008; Maingueneau 2014; Swales 2004; Devitt 2004; i.a.). Ao longo dos últimos anos, foram propostos múltiplos conceitos associados aos géneros, como resultado da realização de pesquisas e da apresentação de propostas conceptuais que incidem nas relações entre essas categorias. Porém, os conceitos nem sempre são designados e definidos de forma clara e inequívoca. Este artigo tem como objetivo principal apresentar e sistematizar as propostas de autores que teorizaram sobre as relações entre géneros (Rastier 2001; Swales 2004; Devitt 2004), procurando comparar e articular as suas conceções com as de outros investigadores que também refletiram acerca dos mesmos temas (Adam 2011; Maingueneau 2014). A síntese crítica que se propõe demonstra que o uso de etiquetas diferentes para referir os mesmos conceitos e de etiquetas iguais para referir conceitos distintos pode suscitar equívocos. Acresce que, pontualmente, se observam sobreposições parciais entre eles. As reflexões expostas pretendem constituir um contributo para que os conceitos em causa sejam compreendidos de forma mais clara.
- O ciclo de criação pós-digital: do digital ao desenvolvimento tangívelPublication . Marcos, Adérito; Pereira, SelmaApresentam-se os fundamentos da média-arte digital e do novel movimento de criação pós-digital, propondo-se um ciclo de criação em arte pós-digital.
- Redesigning English for Tourism Purposes (ETP) subjects during the period of emergency remote teaching: challenges and opportunitiesPublication . Pires, Ana; Cardoso, PaulaThe six undergraduate degrees offered by the School of Tourism and Maritime Technology in the scientific area of Tourism (Tourism, Tourism and Hotel Management, Marketing for Tourism, Restaurant and Catering Management, Tourism and Recreation and Event Management) have English subjects as part of their curricula. Designed under an ESP (English for Specific Purposes) framework, which privileges the needs of the learners, these subjects focus mainly on work contexts and interactions, providing practical language skills for tourism professionals. Given that contents, methodologies, and assessment are designed and planned to consider the type of language and discourse related to what the learners will need in their jobs, these subjects fall under the category of English for Tourism Purposes (ETP). Following the lockdown in March 2020, adjustments to online teaching and learning were implemented in those subjects in terms of teaching and learning methodologies, as well as in terms of assessment activities. Even though the teaching and learning contexts changed significantly, the aim of preparing students to perform specific job-related functions remained as one of the main concerns. Moving classes online was a challenging endeavor, but also created the opportunity to prepare students for their future participation in work-related online tasks. In this paper the authors describe the main adjustments made to ETP subjects and reflect on the challenges and opportunities created by the context of emergency remote teaching.
- WhatsApp como ferramenta no contexto educativoPublication . Oliveira, Nuno Ricardo; Almeida, Ana PatríciaNa era digital, as App são uma presença constante na nossa realidade da vida pessoal, profissional e educativa. O WhatsApp surge em 2009, como uma alternativa aos SMS e neste momento é utilizado em mais de 180 países. O WhatsApp é uma ferramenta que tem vindo a mudar a nossa rotina, propagando-se como um potencial de comunicação e colaboração em tempo real. A evolução da última década permitiu que esta ferramenta constituísse uma mais valia para o ensino. Neste artigo pretende-se apresentar uma revisão sistemática da literatura sobre o uso do WhatsApp no contexto educativo do Ensino Superior. Da análise empreendida emergem vários estudos que evidenciam as potencialidades do uso do WhatsApp como ferramenta de ensino-aprendizagem no Ensino Superior, bem como alguns constrangimentos. Havendo uma predominância do uso desta App como uma ferramenta colaborativa, de partilha de informações e documentos, de comunicação e acompanhamento, a análise permite perceber que esta é, efetivamente, uma ferramenta de relevo para o ensino-aprendizagem no ensino superior.
- Speciesism | Ageism | RacismPublication . Veiga, Pedro Alves daSpeciesism | Ageism | Racism (SAR) is a generative cinematic artwork stemming from the millennia-old practice of mask making and laying claim to the fundamental richness of diversity. SAR generates sequences of masks from photos of people and animals without bias, imbued meaning or particular intent, leaving all interpretations and assumptions to the audience. SAR is aesthetically rooted in traditional folklore and the worldwide popular art of mask-making, in the concepts of “loop” and metric montage. Conceptually, SAR thrives in the intersectionality of postcolonial theory, feminist and anti-discrimination studies, as well as animal rights movements, policies and practices. By stripping away the ability to consistently identify species, age, race, gender or sexual orientation, the artwork allows for a disruptive aesthetic appreciation, which confronts the ideology and politics of group superiority. SAR delivers a participatory, hypnotic, rhythmic and generative audio-visual experience, charged with an anti-discriminatory message countering speciesism, ageism and racism. Speciesism | Ageism | Racism can be enjoyed in its on-line pre-calculated version at https://pedroveiga.com/sar-speciesism-ageism-racism/
- Nery Delgado, pioneer of archaeological excavation methods at the Casa da Moura Cave (Portugal) in 1879–1880Publication . Cardoso, João Luís; Bicho, NunoNery Delgado was a key figure in the development of archaeological methods applied to prehistoric sites in Portugal within European archaeology at the end of the nineteenth century. He was the first in Europe to use a grid in his 1879–1880 excavation at the Casa da Moura cave (Óbidos, Portugal). The grid divided the cave into twenty-eight sectors excavated independently and, in each, all archaeological and bioanthropological finds were documented and marked with labels recording depth and excavation units. The 3D information obtained by Nery Delgado features among late nineteenth-century attempts at recording contextual data, a precursor of archaeological methods of data gathering that are used worldwide today. Nery Delgado was, thus, a pioneer of contemporary archaeological excavation methods.