Browsing by Issue Date, starting with "2012-05"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Gravidez na adolescência e família em contexto brasileiroPublication . Reis, Lyria; Ramos, NatáliaA ocorrência de uma gravidez e da maternidade na adolescência constitui uma problemática social e de saúde pública nos países desenvolvidos e em desenvolvimento e sobre a qual tem vindo a aumentar a investigação. O texto apresenta resultados de uma investigação sobre gestantes adolescentes residentes na região sudeste do Brasil.
- Automutilação em adolescentes: identidade e sofrimento à flor da pelePublication . Ramos, Natália; Teixeira, LeoniaNo texto procura-se fazer uma análise de atos de mutilação autoinfligidos por adolescentes do sexo feminino, cujo núcleo de experiências consistia no modo como vivenciavam e representavam o seu corpo, sendo essas vivências e representações comunicadas e disponibilizadas através de blogs de adolescentes na internet. Nestes blogs as práticas de automutilação aparecem frequentemente ligadas a quadros de anorexia e bulimia, coincidindo com modalidades de autocontrole psicopatológico.
- Cinema na escola: prazer e aprendizagem em ambientes virtuaisPublication . Moreira, J. AntónioEm tempos de profundas mudanças e da vertiginosa evolução das tecnologias de informação e da comunicação (TIC) deparamo-nos com a necessidade de (re)pensar os processos de ensino-aprendizagem, numa escola cada vez mais plural e onde a exigência de uma pedagogia versátil e personalizada é inquestionável. Muitos professores, com o intuito de renovar esses processos têm procurado utilizar recursos audiovisuais responsivos e eficazes. No entanto, quer por razões pedagógicas, tecnológicas ou formativas, nem sempre tem sido tarefa fácil. Com o objectivo, de reflectir, acerca destas questões, apresentamos, neste texto, uma proposta metodológica de exploração didáctica de filmes, adaptável a qualquer nível de ensino, no sentido de promover o uso eficiente do cinema na escola.
- Família e maternidade em contexto migratório e interculturalPublication . Ramos, NatáliaAtravés de uma abordagem multidimensional, intercultural e de género, analisam-se algumas das problemáticas psicossociais, educacionais e de saúde que se colocam às famílias, mulheres e mães em contexto migratório, bem como algumas das estratégias e políticas públicas tendo em vista a integração, desenvolvimento, bem-estar e saúde dos indivíduos e famílias migrantes.
- A regulação da concorrênciaPublication . Costa, Paulo ManuelA regulação da concorrência é um aspecto fundamental para o desenvolvimento da actividade comercial, uma vez que através dela se pretende garantir as condições mínimas necessárias para que os vários intervenientes no mercado possam desenvolver livremente a sua actividade, sem interferências externas alheias àquelas que decorrem da normal competição no mercado e que estão associadas à qualidade dos produtos e/ou serviços prestados por cada um deles.
- A Moodle nas práticas pedagógicas de uma escola básica: realidade ou ficção na inserção das TIC em sala de aulaPublication . Santos, José RuiHoje, quando já não se questiona a sua entrada na escola, ainda persistem muitas dúvidas sobre a forma como é feita a utilização do computador em contexto pedagógico, e se esta é, efetivamente, uma realidade. As TIC podem assumir um papel importante na mudança das atitudes dos professores em especial no que se refere à substituição de atitudes pedagógicas centradas no ensino por atitudes pedagógicas centradas na aprendizagem. Mas será que, na prática, é isso que tem vindo a suceder ou a sua utilização em contexto pedagógico não passa de mera operação cosmética destinada a perpetuar velhos hábitos, mas sob uma capa nova? Como são aplicadas as tecnologias de informação e comunicação nas práticas pedagógicas e, em particular, como é utilizada a plataforma Moodle, numa escola básica com 2.º e 3.º ciclo? Foram estas as questões que estiveram na génese do estudo de caso, do qual resultou este artigo e cujas principais conclusões se prendem com a falta de formação dos professores na área das TIC e, consequentemente, com o pouco e inadequado proveito delas tirado em particular da plataforma Moodle.