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CEMRI | Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals

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  • Adaptação sociocultural e regulação emocional de emigrantes portugueses no México
    Publication . Rodrigues, Charles; Figueiredo, Paula Carvalho de ; Ramos, Natália
    A adaptação sociocultural das comunidades migrantes envolve a aquisição de competências socioculturais aquando do contacto com uma nova cultura, nomeadamente, no envolvimento com a comunidade, na comunicação interpessoal e intercultural e nas diligências públicas. Este processo implica um ajustamento psicológico que condiciona o bem-estar dos indivíduos. Este estudo tem como objetivo analisar o modo como a adaptação sociocultural influência a regulação emocional dos emigrantes portugueses no México. A pesquisa, de abordagem transversal e descritiva, utilizou uma metodologia quantitativa com 79 participantes selecionados por conveniência; avaliados pela Escala de Adaptação Sociocultural (SCAS-Sociocultural Adaptation Scale), a Escala de Ansiedade, Depressão e Stress (DASS-21-Depression, Anxiety and Stress Scale) e um questionário com variáveis sociodemográficas e situacionais migratórias. Os principais resultados indicam que com o aumento da idade há uma diminuição significativa das competências de adaptação sociocultural, que as mulheres e indivíduos com experiências interculturais anteriores apresentam maior envolvimento com a comunidade e que mais diligencias públicas e o envolvimento com a comunidade estão associadas ao aumento dos níveis de stress, ansiedade e depressão. Conclui-se que, embora esta comunidade desenvolva competências interculturais que decorrem da aprendizagem cultural, a interação com a sociedade de acolhimento pode intensificar os níveis da regulação emocional, afetando a saúde mental dos emigrantes.
  • Estudiantes extranjeros en la enseñanza superior en situación de prácticas: acogida, integración y relaciones interculturales
    Publication . Ramos, Natália; Zânia Maria Rios Aguiar Vieira; Franken, Ieda
    La movilidad de estudiantes internacionales en la educación superior constituye una de las manifestaciones más evidentes de la internacionalización académica. Este artículo tiene como objetivo presentar parte de un estudio más amplio sobre las vivencias de estudiantes en movilidad internacional en pasantías curriculares y extracurriculares en una universidad pública brasileña, con enfoque en los temas de acogida, integración y relaciones interculturales en el ambiente de pasantía. La investigación se caracteriza como un estudio de campo, de enfoque cuantitativo y descriptivo, con el objetivo de explorar las vivencias de estudiantes extranjeros en situaciones de pasantía. Participaron 14 estudiantes extranjeros, de los cuales el 71% eran del sexo masculino. El análisis de los datos reveló que estos estudiantes, jóvenes y solteros, enfrentan un contexto marcado por múltiples desafíos que trascienden las exigencias académicas, abarcando dimensiones psicosociales, culturales y económicas. Se concluye que los estudiantes migrantes enfrentan una realidad compleja, que exige la implementación de políticas públicas e institucionales orientadas a la promoción de la equidad, la salud mental, el bienestar y la valoración de la diversidad en el ambiente universitario y de pasantía. El estudio presenta limitaciones: su naturaleza descriptiva y transversal, basada en cuestionarios autoaplicados, puede introducir sesgos de respuesta y limitar la profundidad del análisis. El número reducido de participantes, predominantemente de origen africano, restringe la generalización de los resultados a otros contextos educativos o regiones. Para futuras investigaciones, se sugiere la adopción de diseños metodológicos más amplios, incluyendo enfoques cualitativos y multicéntricos, que permitan una comprensión más integral de las experiencias de estudiantes migrantes en diferentes contextos.
  • Cinema e mise en scène: histórico, método e perspectivas da pesquisa intercultural
    Publication . Ramos, Natália; Serafim, José Francisco
    Destaca-se neste texto a importância, características e vantagens da metodologia fílmica na pesquisa e na interdisciplinaridade. Salientam-se igualmente alguns princípios e procedimentos metodológicos, técnicos e analíticos sobre a utilização da imagem documental na pesquisa. Após um rápido panorama histórico e metodológico sobre o filme documentário, desde o surgimento do cinematógrafo em 1895 em França, passando por dois de seus maiores representantes, Robert Flaherty e Dziga Vertov, busca-se mostrar o interesse deste suporte metodológico. Este inclui a imagem estática e em movimento nos trabalhos acadêmicos e foi iniciado pelos pesquisadores Margaret Mead e Gregory Bateson nos anos 1930, seguidos por pesquisadores franceses tais como Marcel Griaule e Jean Rouch, nos anos 1930 e 1940, vindo a se tornar uma disciplina, no sentido amplo do termo, quando a pesquisadora Claudine de France publica o texto Cinema e Antropologia no final dos anos 1970. A partir deste momento, esta nova disciplina, a antropologia fílmica, começa a ser um instrumental valioso para a compreensão do Homem e das atividades humanas em situação de pesquisa.
  • Intercultural competences and ethics in scientific research with refugee women: principles and challenges for an inclusive practice
    Publication . Sampaio, Catarina; Ramos, Natália
    The present study examines the importance of intercultural competences in scientific research with refugee women, with a particular emphasis on ethical and methodological frameworks, as well as the challenges involved in fostering inclusive research practices. The primary objective is to explore how devel oping intercultural competences enhances ethical, inclusive, and culturally sensitive research. A qualitative approach was employed, based on a comprehensive review of the pertinent literature, with a focus on inter cultural competence models such as those proposed by Deardorff (2009) and Bennett (2013), whose pedagogical approaches underpin their application in the context of scientific research involving refugee women. Additionally, the study engages with theoretical perspectives on intercultural communication, the intercultural paradigm, intersectionality, and the ethics of representation, thus providing a critical lens through which to scrutinize the dynamics of power and representation. The analysis underscores the indispensable role that cultural adaptation and the development of intercultural competences play in surmounting communication barriers, establishing trust, and avoiding the perpetuation of stereotypes and inequalities. Theoretical models are shown to provide valuable tools for ethical and methodological adaptations in research involving ethnocultural populations, fostering an educational process that emphasizes the recognition and mitigation of power imbalances in researcher-participant interactions. In conclusion, incorporating intercultural competences into scientific research with refugee women is essential to ensuring the quality and relevance of research outcomes. This approach facilitates more accurate and contextually informed interpretations of participants’ narratives and contributes to both advancing scientific knowledge and informing the development of well-informed public policies.
  • Influência da discriminação percebida no bem-estar e saúde mental de imigrantes portugueses residentes no México
    Publication . Ramos, Natália; Figueiredo, Paula Carvalho de ; Rodrigues, Charles
    O contacto com outra cultura provoca alterações na vida dos indivíduos e a forma como estas são enfrentadas depende de fatores individuais e contextuais. A discriminação percebida é uma variável fundamental no processo de aculturação, uma vez que se pode apresentar como um stressor aculturativo, com impacto potencialmente grave na qualidade de vida dos indivíduos. Esta investigação tem como propósito conhecer a influência da discriminação percebida no bem-estar e saúde mental de imigrantes portugueses que residem no México. A investigação foi descritiva, com uma abordagem quantitativa, correlacional e transversal; com 79 participantes selecionados por conveniência. Avaliados pelas escalas de Discriminação Percebida, Satisfação com a Vida, Satisfação com a vida de Migrante; Positive and Negative Affet Schedule (PANAS); Escala de Ansiedade, Depressão e Stress –EADS (DASS-21); e um questionário sobre as variáveis sociodemográficas. Os resultados indicam uma variabilidade significativa na perceção de discriminação, embora moderada, com significância estatística com a satisfação com a vida, com a satisfação com a vida de imigrante e com o stress, ansiedade e depressão; assim como, uma significância negativa para o afeto positivo. Assim se conclui que a discriminação percebida, apesar de moderada, exerce um impacto negativo significativo no bem-estar e na saúde mental de imigrantes portugueses no México, atuando como um fator de stress aculturativo.
  • Intervenção em saúde mental para estudantes universitários: metodologia de um projeto de extensão
    Publication . Franken, Ieda; Ramos, Natália
    Na atualidade e mundialmente, diversas instituições de saúde e estudos com jovens, designadamente universitários, identificam inúmeras vulnerabilidades e asseguram que os problemas psicossociais têm aumentado na população jovem, nacional e estrangeira. Este texto tem como objetivo apresentar e caracterizar as diferentes ações de intervenção em saúde mental estendidas aos alunos do Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), executadas por docentes e discentes vinculados ao Projeto de Extensão intitulado “Assistência psicológica aos alunos do Campus I da Universidade Federal da Paraíba e a adultos jovens da comunidade em geral”. Este projeto iniciou-se em 2010, como uma ação extensionista pioneira na UFPB e, desde então, vem sendo aprovado e executado com financiamento interno, a partir dos editais anuais publicados pela Coordenação de Programas de Ação Comunitária (COPAC) do Programa de Bolsas de Extensão da UFPB. Apresenta dados relativos ao período 2010-2023, a sua singularidade e limitações nos atendimentos psicoterapêuticos, assim como a internacionalização de estudos e parcerias com instituições internacionais, além da completa interligação entre ensino e pesquisa.
  • Competências interculturais e ética na investigação científica com mulheres refugiadas: princípios e desafios para uma prática inclusiva
    Publication . Sampaio, Catarina; Ramos, Natália
    O presente estudo aborda a relevância das competências interculturais na investigação científica com mulheres refugiadas, focando princípios éticos e metodológicos, assim como desafios para uma prática inclusiva. O principal objetivo é analisar como o desenvolvimento de competências interculturais promove uma investigação ética, inclusiva e sensível às especificidades culturais das participantes. Para tal, adotou-se uma abordagem qualitativa fundamentada na revisão da literatura sobre esta matéria, contemplando modelos de competência intercultural como os de Deardorff (2009) e de Bennett (2013), cujas abordagens pedagógicas fundamentam a sua aplicação no contexto da investigação científica com mulheres refugiadas. Paralelamente, foram consideradas abordagens teóricas sobre comunicação e diálogo intercultural, o paradigma intercultural, a intersecional idade e ética de representação, estabelecendo-se uma perspetiva crítica sobre dinâmicas de poder e representatividade. A análise evidencia que a adaptação cultural e a aquisição de competências interculturais é determinante para ultrapassar barreiras comunicacionais, estabelecer relações de confiança e evitar a reprodução de estereótipos e desigualdades. Verifica-se que modelos teóricos oferecem ferramentas para a adaptação metodológica e ética na investigação com população etnocultural, promovendo um processo educativo que alerta para a importância de reconhecer e mitigar assimetrias de poder nas interações com as participantes. Conclui-se que a incorporação de competências interculturais na investigação científica com mulheres refugiadas é fundamental para garantir a qualidade e a relevância dos resultados, permitindo uma interpretação mais precisa e contextualizada das narrativas. Esta abordagem não só previne o reforço de eventuais vulnerabilidades, como contribui para o avanço do conhecimento científico e para o desenvolvimento de políticas públicas adequadas.
  • International scientific cooperation in public health: a performance measurement framework based on the “Syphilis No!” Project in Brazil
    Publication . Lima, Thaisa Gois Farias de Moura Santos; Coutinho, Karilany Dantas; Batista, Natalia Araújo do Nascimento; Galvão, Ruana Evangelista; Araújo, Bruna Fernandes de; Martins, Iasmin Moreira Alves; Alves, Luca Pareja Credidio Freire; Romão, Manoel H.; Lacerda, Juciano de Sousa; Oliveira, Carlos Alberto Pereira de; Dias, Aline de Pinho; Cunha, Priscila Sanara da; Oliveira, Aliete Cunha; Cordeiro, António Manuel Rochette; Muñoz Gallego, Almudena; Ramos, Natália; Oliveira, Carla Padrel de; Campos, Rodrigo Pires de; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; Mihajlo
    In this article, we aim to propose indicators to evaluate the performance of international scientific cooperation in public health, based on the operation experience in Brazil’s “Syphilis No!” Project. This is an action research project, based upon Kaplan and Norton’s Balanced Scorecard Method, developed in five stages: (i) Reorganization of the indicators, (ii) validation of the new indicators, (iii) construction of the dimensions of the indicators, (iv) data collection for the indicators, (v) development of the framework for the “Syphilis No!” Project. The metrics and 34 indicators are presented and grouped into four dimensions: technical-scientific, investment, products, and impact. The cooperation that emerged from the project has built an international research network that has the potential to transcend syphilis research. The framework demonstrated that international scientific cooperations, focused on research and product development, have contributed to the promotion of public health policies and have enabled the exchange of knowledge, techniques, experiences, and technologies, fundamental to the international scientific cooperation of Brazilian universities. This contribution will have implications for studies in the field of international relations in health and education.
  • Ser cuidador familiar de idosos com amputação maior de membro inferior: ônus e o bônus
    Publication . Figueirôa, Giovana Rossi; Ramos, Natália; Sá, Sumaia Midlej Pimentel
    Este artigo aborda a temática do cuidado, explorando diferentes implicações associadas ao papel dos cuidadores familiares de idosos submetidos a amputação de membro inferior. Objetivo: Descrever e analisar as repercussões da amputação maior de membro inferior sobre os cuidadores familiares, identificando as principais dificuldades enfrentadas por eles e propondo estratégias de intervenção que possam otimizar o processo do cuidado. Metodologia: Realizou-se uma revisão da literatura narrativa de natureza qualitativa. A busca abrangeu bases de dados como PubMed, Scielo, Web of Science, PsycINFO e Google Scholar, utilizando palavras-chave em português, inglês e espanhol. Os estudos incluídos foram analisados qualitativamente, buscando identificar padrões e categorias temáticas. A heterogeneidade dos estudos foi considerada como limitações. Serão apresentados conceitos, dados sobre perfil desses cuidadores, bem como as repercussões psicológicas, físicas e sociais enfrentadas, as dificuldades na adaptação à nova rotina e o impacto na vida social e profissional. Resultados/Discussão: Idosos com AMMI necessitam de assistência física e emocional continuada que, frequentemente é fornecida por um cuidador familiar. Os impactos negativos tanto para a pessoa acometida quanto para o cuidador são amplamente reportados na literatura, assim como são descritos os benefícios dessa experiência, como o fortalecimento dos laços familiares, o desenvolvimento de novas habilidades e o crescimento pessoal. Considerações Finais: O cuidado exige uma abordagem multiprofissional, integrada e continua. Para tanto é necessário implementação de redes de apoio e estratégias para capacitação e promoção do bem-estar dos cuidadores afim de melhorar a qualidade dos cuidados prestados
  • Migração e saúde: adaptação, estresse, saúde e bem-estar de enfermeiros portugueses migrantes na Europa
    Publication . Teixeira, Mário; Ramos, Natália
    Introdução: A migração de profissionais de saúde, particularmente de enfermeiros portugueses para outros países europeus começou a aumentar após a crise financeira em Portugal de 2008. A saúde e o bem-estar são características vitais da migração, mas existem poucos estudos sobre esta matéria relativamente aos enfermeiros, designadamente portugueses. Objetivo: Analisar a adaptação de enfermeiros portugueses aos países de acolhimento e a novos locais de trabalho, os fatores de estresse vividos, as suas estratégias e recursos de enfrentamento, bem como a sua saúde e bem-estar. Metodologia: Neste estudo utilizou-se uma metodologia mista, constituída por entrevistas semiestruturadas com 19 imigrantes e pelo inventário Brief-COPE. As entrevistas foram analisadas de acordo com o método de análise temática. Resultados: Os estressores vivenciados foram a língua, o clima, a discriminação, a separação da família e a gravidez e maternidade sem apoio familiar, destacando-se o domínio do idioma como a maior dificuldade sentida. No trabalho, o maior estressor foi a jornada de trabalho de 12 horas. Estes enfermeiros utilizaram estratégias de enfrentamento focadas no problema e na emoção, com predominância desta última. Conclusões: A maioria dos participantes inquiridos avaliou positivamente a sua saúde e bem-estar, atribuindo esta situação a um melhor nível económico e profissional, bem como à qualidade de vida alcançada.