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- Promoção da interculturalidade em eLearning: uma actividade no Second Life®Publication . Páscoa, Rui; Mendes, António Quintas; Morgado, LinaNo ensino superior em elearning, a utilização de ferramentas de comunicação síncronas, mais concretamente os ambientes virtuais tridimensionais, podem constituir uma alternativa complementar às plataformas assíncronas, no sentido da aproximação entre os estudantes, numa comunicação mais direta e interativa, podendo promover a interculturalidade. Numa investigação ainda a decorrer e através da implementação de algumas atividades específicas, considerou-se importante verificar estes e outros aspetos recorrendo, neste caso particular, ao Second Life®. Os principais resultados, ainda que preliminares, apontam para uma vantajosa utilização desta plataforma, não obstante os constrangimentos tecnológicos e as dificuldades sentidas ao nível do domínio do ambiente gráfico.
- Sistema de apoio à decisão espacial para análise do impacte ambiental da dispersão de poluentes atmosféricosPublication . Almeida, Luís Alçada; Rodrigues, João Coutinho; Sousa, NunoNeste artigo é apresentado um Sistema de Apoio à Decisão Espacial (SADE) onde os decisores podem facilmente definir diferentes tipos de problemas espaciais recorrendo a diferentes categorias de objetos, pré-definidas ou a definir, associando- lhes características com ou sem dependência espacial, e indicando formas de interferência (impactos) entre essas caracte- rísticas/propriedades. A análise espacial para determinação ou avaliação de configurações alternativas para a localização de diferentes tipos de ocorrências espaciais será feita através da utilização interativa do SADE de acordo com conjuntos de regras intrínsecas aos vários elementos gráficos (objetos, categorias, características, impactos) utilizados na definição dos problemas. O teste à generalidade representativa e analítica do SADE proposto é efectuado recorrendo a um problema concreto, suficientemente específico e complexo, relativo à aplicação de modelos gaussianos para o estudo da dispersão atmosférica de eventuais poluentes resultantes do tratamento de resíduos sólidos. A região em estudo está limitada, neste exemplo, ao município de Coimbra, Portugal. Para este município estão acessíveis, e são utilizados, os dados demográficos ao nível da secção de voto (censos oficiais) e, como tal, é possível a realização de um estudo realístico do impacto com populações humanas.
- Notas leitura / Recensão críticaPublication . São Mamede, Henrique
- Training material on OER and sustainability modelsPublication . Morgado, Lina; Teixeira, AntónioThis training materials are developed to train about OER and sustainability models in the framework of Project Open Prof financed by ERASMUS +. Having successfully completed all training material, you will be able to: - understand the approach of open movement ; describe/identify specific characteristics of OER ; find, select and use/reuse/make one OER ; analyse case studies of sustainable models of OER.
- Attitudes, barriers and motivators as factors for sustainability of higher education e-Learning programmes at Universidade Aberta, PortugalPublication . Nicolau, Paula Bacelar; Caeiro, Sandra; Martinho, Ana Paula; Azeiteiro, UlissesIn higher education distance learning institutions, where studies are carried on through a variety of distance learning regimes, from the correspondence and earlier forms of distance education to fully online e-learning programmes, and where planners and administrators seize the effective adoption and deployment of technology-enabled education, student attitude and motivation assume considerable significance. Attitudinal pre-dispositions, institutional and allied barriers (including appropriate policy initiatives), besides the scientific and pedagogical quality of degree programmes are assumed to play a crucial role in sustainability of higher education systems. This article reports the findings of a study conducted at Universidade Aberta, Portugal—the Portuguese Distance Learning Education University—to examine student attitudes towards e-learning and to identify barriers and motivators of e-learning adoption, which are key factors for decreasing dropout rates of a 2nd cycle degree e-learning programme, analysed as a case study.
- Dive Pod case studyPublication . Porfírio, José; Carrilho, TiagoVídeo produzido no âmbito do Projeto CINet e utilizado na unidade curricular 'Casos de Gestão' da Licencatura de Gestão.
- Virtual sign : a real time bidirectional translator of portuguese sign languagePublication . Escudeiro, Paula; Escudeiro, Nuno; Reis, Rosa; Lopes, Jorge; Norberto, Marcelo; Baltazar, Ana Bela; Barbosa, Maciel; Bidarra, JoséPromoting equity, equal opportunities to all and social inclusion of people with disabilities is a concern of modern societies at large and a key topic in the agenda of European Higher Education. Despite all the progress, we cannot ignore the fact that the conditions provided by the society for the deaf are still far from being perfect. The communication with deaf by means of written text is not as efficient as it might seem at first. In fact, there is a very deep gap between sign language and spoken/written language. The vocabulary, the sentence construction and the grammatical rules are quite different among these two worlds. These facts bring significant difficulties in reading and understanding the meaning of text for deaf people and, on the other hand, make it quite difficult for people with no hearing disabilities to understand sign language. The deployment of tools to assist the daily communication, in schools, in public services, in museums and other, between deaf people and the rest may be a significant contribution to the social inclusion of the deaf community. The work described in this paper addresses the development of a bidirectional translator between Portuguese Sign Language and Portuguese text. The translator from sign language to text resorts to two devices, namely the Microsoft Kinect and 5DT Sensor Gloves in order to gather data about the motion and shape of the hands. The hands configurations are classified using Support Vector Machines. The classification of the movement and orientation of the hands are achieved through the use of Dynamic Time Warping algorithm. The translator exhibits a precision higher than 90%. In the other direction, the translation of Portuguese text to Portuguese Sign Language is supported by a 3D avatar which interprets the entered text and performs the corresponding animations.
- Malformações fetais : que futuro?Publication . Rolha, Paula Maria Pereira Barroso; Oliveira, Teresa; Oliveira, AmílcarAs mulheres grávidas sempre acreditaram que um acontecimento desagradável durante a sua gestação - um acidente, um susto, uma grande tristeza - pudesse conduzir ao nascimento de uma criança imperfeita, ou, pior, de um "monstro". Desde a década de 70, os avanços da genética e o aperfeiçoamento do diagnóstico pré-natal (DPN) alteraram essa situação, já que não se tratava mais de apreensões vagas, mas sim, frequentemente, da previsão de um acontecimento bem preciso. Aproximadamente 3 a 4% dos recém-nascidos têm algum defeito congénito grave. Alguns deles só se descobrem quando a criança cresce. Aproximadamente em 7,5% das crianças com menos de 5 anos diagnostica-se um defeito deste tipo, embora muitos deles sejam insignificantes. Não deve surpreender que se produzam tantos defeitos congénitos, considerando a complexidade do desenvolvimento de milhões de células especializadas que constituem um ser humano a partir de um só óvulo fecundado. Assim, propomo-nos avaliar a frequência e a distribuição de alterações fetais em todos os nascimentos ocorridos na maternidade do Hospital de Santarém E.P.E. desde 1 de janeiro 2000 a 31 de dezembro 2010. Realizou-se para tal uma análise retrospetiva com base no registo de malformações fetais, disponível pelo RENAC (Registo Nacional de Anomalias Congénitas) nos dados da consulta de Diagnóstico Pré Natal e do registo de partos da referida maternidade, comparando o número e tipo de malformações com a sua distribuição pelos vários concelhos da região. Num total de 17069 casos, 3,11% apresentavam algum tipo de anomalia congénita sendo que 1/5 destas corresponderam a Interrupções Médicas de Gravidez (IMG) por anomalias graves diagnosticadas no período pré-natal.
- A “religião invisível” nas inscrições tumulares de PetosírisPublication . Sales, José das CandeiasNuma primeira análise, as 152 inscrições funerárias e biográficas inscritas no interior do túmulo-templo de Petosíris, sumo sacerdote de Djehuti, em Tuna el-Guebel (Hermópolis Oeste), surgem-nos como uma amálgama desconexa de ideias justapostas, sem qualquer sistematização ordenadora por parte do seu Autor. Uma análise mais profunda, porém, permite-nos detectar a «religião invisível» que motivou e orientou o seu registo e encontrar um conjunto de núcleos agregadores da reflexão moral-filosófica nelas contida. Além do relato existencial específico sobre o sumo sacerdote de Tot que comportam, encerram também um conjunto de princípios morais, sapienciais, que manifestam que as opções individuais de cada Homem em termos de apego ou de indiferença religiosa determinam o seu grau de consecução e de participação nos favores divinos na vida terrena e na prometida vida eterna.
- Os manuais de português língua estrangeira na escola francesaPublication . Martins, Eloísa; Sequeira, Rosa MariaA realização do presente trabalho de pesquisa visa dar a conhecer a atual situação da língua portuguesa no sistema de ensino francês, nomeadamente no que concerne ao ensino e aprendizagem do português. Neste sentido, o recurso à análise dos manuais de português língua estrangeira adotados em França, bem como a adaptação dos mesmos ao público a que se destinam, serão a base para a elaboração da investigação em causa. Face ao exposto, partir-se-á de uma pequena descrição acerca da evolução do ensino da língua portuguesa em terras francesas, seguida de uma breve retrospetiva do percurso dos manuais de português na escola francesa e da questão da integração da língua no currículo francês. A análise dos manuais escolhidos terá como suporte os princípios inscritos no documento do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, visto que a data de edição dos mesmos é posterior à publicação do documento mencionado. No seguimento do descrito e tendo como corpus de trabalho dois dos múltiplos manuais em vigor no ensino do português na escola francesa, será efetuada uma descrição da sua estrutura geral, seguindo-se uma análise mais detalhada do ponto de vista da existência de aspetos de comunicação e de teor linguístico, sem descorar a tipologia dos exercícios propostos, os fatores culturais, a configuração gráfica e os modelos de avaliação sugeridos. Para terminar a dissertação será efetuada uma conclusão, que servirá não só se síntese aos conteúdos inseridos na globalidade do trabalho, mas em simultâneo de instrumento ou mesmo guia para todos os profissionais de ensino, pais e alunos que procuram um manual que satisfaça as suas necessidades, em termos de ensino e aprendizagem do português língua estrangeira, principalmente em França.