Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Competências interculturais e ética na investigação científica com mulheres refugiadas: princípios e desafios para uma prática inclusiva

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente estudo aborda a relevância das competências interculturais na investigação científica com mulheres refugiadas, focando princípios éticos e metodológicos, assim como desafios para uma prática inclusiva. O principal objetivo é analisar como o desenvolvimento de competências interculturais promove uma investigação ética, inclusiva e sensível às especificidades culturais das participantes. Para tal, adotou-se uma abordagem qualitativa fundamentada na revisão da literatura sobre esta matéria, contemplando modelos de competência intercultural como os de Deardorff (2009) e de Bennett (2013), cujas abordagens pedagógicas fundamentam a sua aplicação no contexto da investigação científica com mulheres refugiadas. Paralelamente, foram consideradas abordagens teóricas sobre comunicação e diálogo intercultural, o paradigma intercultural, a intersecional idade e ética de representação, estabelecendo-se uma perspetiva crítica sobre dinâmicas de poder e representatividade. A análise evidencia que a adaptação cultural e a aquisição de competências interculturais é determinante para ultrapassar barreiras comunicacionais, estabelecer relações de confiança e evitar a reprodução de estereótipos e desigualdades. Verifica-se que modelos teóricos oferecem ferramentas para a adaptação metodológica e ética na investigação com população etnocultural, promovendo um processo educativo que alerta para a importância de reconhecer e mitigar assimetrias de poder nas interações com as participantes. Conclui-se que a incorporação de competências interculturais na investigação científica com mulheres refugiadas é fundamental para garantir a qualidade e a relevância dos resultados, permitindo uma interpretação mais precisa e contextualizada das narrativas. Esta abordagem não só previne o reforço de eventuais vulnerabilidades, como contribui para o avanço do conhecimento científico e para o desenvolvimento de políticas públicas adequadas.
The present study examines the importance of intercultural competences in scientific research with refugee women, with a particular emphasis on ethical and methodological frameworks, as well as the challenges involved in fostering inclusive research practices. The primary objective is to explore how devel oping intercultural competences enhances ethical, inclusive, and culturally sensitive research. A qualitative approach was employed, based on a comprehensive review of the pertinent literature, with a focus on inter cultural competence models such as those proposed by Deardorff (2009) and Bennett (2013), whose pedagogical approaches underpin their application in the context of scientific research involving refugee women. Additionally, the study engages with theoretical perspectives on intercultural communication, the intercultural paradigm, intersectionality, and the ethics of representation, thus providing a critical lens through which to scrutinize the dynamics of power and representation. The analysis underscores the indispensable role that cultural adaptation and the development of intercultural competences play in surmounting communication barriers, establishing trust, and avoiding the perpetuation of stereotypes and inequalities. Theoretical models are shown to provide valuable tools for ethical and methodological adaptations in research involving ethnocultural populations, fostering an educational process that emphasizes the recognition and mitigation of power imbalances in researcher-participant interactions. In conclusion, incorporating intercultural competences into scientific research with refugee women is essential to ensuring the quality and relevance of research outcomes. This approach facilitates more accurate and contextually informed interpretations of participants’ narratives and contributes to both advancing scientific knowledge and informing the development of well-informed public policies.
Este estudio examina la importancia de las competencias interculturales en el ámbito de la investigación científica con mujeres refugiadas, con un enfoque centrado en principios éticos y metodológicos que guían una práctica inclusiva. El propósito central es explorar cómo el desarrollo de tales competencias fomenta una investigación que respete los códigos éticos y sea sensible a las particularidades culturales de las participantes. Se adoptó un enfoque cualitativo fundamentado en una revisión bibliográf ica, que incluye modelos de competencia intercultural propuestos por Deardorff (2009) y Bennett (2013), cuyas aproximaciones pedagógicas respaldan su aplicación en la investigación con mujeres refugiadas. Asimismo, se consideraron teorías sobre comunicación y diálogo intercultural, el paradigma intercultural, la interseccionalidad y la ética de la representación, desarrollando una crítica sobre las dinámicas de poder y la representatividad. El análisis muestra que la adaptación cultural y el dominio de competencias interculturales son esenciales para superar las barreras comunicativas, establecer relaciones de confianza y evitar la perpetuación de estereotipos y desigualdades. Los modelos teóricos ofrecen herramientas para la adaptación metodológica y ética en la investigación con poblaciones etnoculturales, promoviendo un proceso educativo que enfatiza la importancia de reconocer y mitigar las asimetrías de poder en las interacciones. En conclusión, integrar competencias interculturales en la investigación científica con mujeres refugiadas resulta indispensable para asegurar la calidad y pertinencia de los hallazgos, posibilitando una interpretación precisa y contextualizada de sus relatos. Esta aproximación previene la profundización de posibles vulnerabilidades y favorece el progreso del conocimiento científico y el diseño de políticas públicas adecuadas.

Description

Keywords

Adaptação cultural Modelos de competência intercultural Mulheres refugiadas Paradigma intercultural Investigação científica Cultural adaptation Intercultural competence models Intercultural paradigm Refugee women Scientific research Adaptación cultural Modelos de competencia intercultural Mujeres refugiadas Investigación científica

Pedagogical Context

Citation

Sampaio, C. I. S., Ramos, M. N. P. (2025). Competências interculturais e ética na investigação científica com mulheres refugiadas: princípios e desafios para uma prática inclusiva. Cadernos de Pesquisa, v. 32, n.1, p. 1–21.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

UFMA, Programa de Pós-Graduação em Educação, São Luis, Maranhão, Brasil

Altmetrics