CEMRI | Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals
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- Acesso dos migrantes ao serviço de saúde: estudo comparativo entre Portugal e BrasilPublication . Leite, Valeria Rodrigues; Ramos, Maria da Conceição PereiraA atualidade é modelada por um processo de aceleração da mobilidade de pessoas, decorrente do processo de globalização e da consequente produção de expectativas de incremento da qualidade de vida em países de acolhimento. Neste contexto e tendo como objeto de estudo o acesso dos imigrantes à saúde, uma análise comparativa entre Portugal e Brasil, adotamos como metodologia uma pesquisa qualitativa documental, sobre a discussão da globalização como impulsionadora dos fluxos migratórios, contextualizando a legislação em vigor referente às políticas imigratórias e aos sistemas de saúde, suas características, e o binómio imigrante/ saúde em cada um dos países, além da aplicação de 48 questionários sobre questões socioeconômicas, imigração e acesso à saúde. As conclusões indicam que as Constituições e o aparelho legislativo asseguram, formalmente, o acesso à saúde em ambos os países. Portugal soube desenvolver, ao longo dos anos, políticas públicas de integração de qualidade capazes de garantir boas respostas para as necessidades específicas dos estrangeiros. Porém, apesar de Portugal ter optado por um sistema de saúde universal que abrange todas as pessoas, e de ter uma normativa que permite o acesso dos imigrantes aos serviços de saúde, ainda persistem desigualdades consideráveis. O Brasil vem buscando implementar o direito à saúde também para os imigrantes, mas a legislação não está sendo suficiente para atender às necessidades específicas. É importante destacar que, enquanto o imigrante em Portugal recorre essencialmente ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), no Brasil a opção é pela utilização do serviço de saúde privado.
- Alimentação na visão das pessoas com Diabetes Mellitus: contributo das representações sociaisPublication . Amorim, Maria Marta Amancio; Ramos, Natália; Gazzinelli, Maria FláviaObjetivo: Identificar as representações sociais sobre a alimentação de pessoas com Diabetes Mellitus tipo 2 - DM2. Método: Os usuários com DM2 de uma Unidade Básica de Saúde (n = 34) de Belo Horizonte, Brasil, sugeriram 5 palavras, com justificativa da mais importante, após a questão indutora: Quando se fala em alimentação do diabético, o que vem à sua mente? Os discursos foram gravados, transcritos, categorizados e interpretados pela análise do conteúdo e teoria da representação social. Resultados: Alguns entrevistados indicaram que a pessoa com DM2 deve comer de forma saudável. Outros se apoiaram na qualidade da alimentação, representando-a como “comer legumes e frutas”, e “evitar os doces”. Há ainda aqueles cujo discurso se pautou no comer pouco, preocupando-se com as quantidades de alimentos ingeridas. Existem aqueles que representaram a alimentação como não comer muito, focando na frequencia da alimentação, pois consideram que fracionar a alimentação em muitas refeições não é adequado. Outros focaram o seu discurso na ingestão seletiva de alimentos, especificamente aqueles que não fazem mal ao organismo. Por fim, outros, consideraram que a alimentação não implica seguir uma dieta específica. Conclusão: Diferentes discursos abordando normas dietéticas podem ser encontrados na sociedade, deixando a pessoa com DM2 diante de dúvida dos alimentos que pode ou não comer.
- António Campos e o cinema etnográfico: à procura do eu e do outro, da cultura e tradiçãoPublication . Ramos, NatáliaO presente texto é dedicado ao cineasta português António Campos (1922-1999). Serão analisadas algumas vivências, testemunhos, fundamentos e características deste importante realizador e da sua inovadora, pioneira, complexa e multifacetada obra, sobretudo na vertente etnográfica e documental, apresentando-se alguns contributos para o cinema etnográfico, a antropologia visual, o cinema português, os estudos (inter)culturais e a divulgação da cultura e tradições portuguesas.
- O anúncio da deficiência da criança e suas implicações familiares e psicológicasPublication . Gronita, JoaquimOs primeiros momentos são cruciais para o estabelecimento da relação harmoniosa e equilibrada da tríade mãe-pai-filho e para o processo de aceitação da deficiência da criança, tornando-se necessário esclarecer quais as condições, os momentos e a comunicação que o favorecem. Inserindo-se na área da comunicação em saúde em contexto clínico e de cuidados de saúde e no domínio da intervenção precoce, este estudo desenvolve uma análise teórico-conceptual e empírica sobre as implicações familiares e psicológicas decorrentes do nascimento e diagnóstico de uma criança com deficiência, muito em particular, sobre as condições do anúncio aos pais da deficiência dos seus filhos pelos profissionais de saúde e impacto e significado desta informação ao nível parental e familiar. Conclui-se da necessidade dos pais serem ouvidos e apoiados, de expressarem os seus sentimentos e dúvidas, de obterem dos médicos mais informação sobre o diagnóstico e prognóstico relativo à deficiência dos seus filhos e mais interesse, empatia e compaixão pelo seu problema, de serem atendidos e acolhidos por médicos mais seguros, disponíveis e implicados, da necessidade de contacto e partilha do problema com outros pais e lamentam a informação imprecisa, incompreensível, insuficiente ou em excesso e a falta de empatia e interesse os profissionais pelos seus sentimentos e problemas. A formação dos médicos, no sentido de melhor corresponderem ao que teoricamente está estipulado é um grande indicador deste estudo.
- Apoio social e diversidade geracional: o potencial da LSNS-6Publication . Villas-Boas, Susana; Oliveira, Albertina Lima de; Ramos, Natália; Montero, InmaculadaNeste artigo, procurámos aprofundar o conhecimento do apoio social da população de uma comunidade local através de um estudo quantitativo em que se procurou saber de que forma o apoio social varia em função de subgrupos etários e como se encontra relacionado com variáveis sociodemográficas chave. A amostra envolveu 385 pessoas da freguesia do Bonfim, da cidade do Porto, distribuídos por três grupos etários: jovens e adultos jovens (n=165), adultos de meia-idade (n=110) e idosos (n=110). O teste de hipóteses permitiu-nos concluir que a idade é, por si, um fator de risco social, mas também que o mesmo se encontra associado às seguintes características: ser mulher, ter baixos níveis de escolaridade, baixos rendimentos, estar desempregado/a ou reformado/a. A informação e conhecimento emergentes deste estudo permite organizar estratégias de intervenção social, nomeadamente através da planificação de Programas Intergeracionais, enquanto ferramenta para alargar e solidificar redes sociais vinculantes, contribuindo para o bem-estar, a qualidade de vida e a integração social não só dos adultos idosos mas também das diferentes gerações e dos grupos de risco potencial. O aspeto inovador deste estudo consistiu na validação e utilização da Escala Breve de Redes Sociais de Lubben (LSNS-6) – originalmente construída para o grupo dos adultos idosos – a todos os grupos etários.
- Aprendizagem móvel e interculturalidade: produção científica em cursos de pós-graduação da Universidade Aberta de LisboaPublication . Santos, Maria Ligia Rangel; Ramos, NatáliaO estado da arte das práticas de educação a distância e e-learning tem sido questionado em diversos países, ao considerar o descompasso entre a velocidade da emergência das novas tecnologias e o ritmo de sua incorporação nas atividades educativas e de gestão acadêmica nas instituições de ensino, bem como a sua qualidade e impacto sobre a aprendizagem, em todo o mundo. Várias publicações têm surgido, buscando delinear e problematizar teorias e métodos que fundamentam as práticas pedagógicas, as escolhas tecnológicas, os processos de ensino-aprendizagem, a qualidade e impacto. Este trabalho trata das principais contribuições da Universidade de Lisboa (UAb-PT) ao conhecimento da aprendizagem móvel em contexto intercultural, através do estudo da produção científica em nível de pós-graduação realizada nesta universidade, delineando-se os principais objetos, teorias, métodos e conclusões da pesquisa nessa temática. A relevância de um estudo que focalize a produção desta instituição, pioneira em educação a distância em Portugal, é evidenciada pelas características das sociedades no mundo globalizado em constante movimento, tornando o contato e convivência, mediados pelas tecnologias, entre os povos e culturas uma marca nunca vista em outros tempos da história de humanidade. Aprender é ao mesmo tempo necessidade e consequência desse modo de estar no mundo.
- ApresentaçãoPublication . Ramos, Natália
- Atitudes e crenças relacionadas ao sucesso em diferentes gerações: perspectivas intergeracional e interculturalPublication . Borja, Renata; Ramos, NatáliaO presente estudo investigou o significado pessoal de bem-sucedido e as prioridades envolvidas na avaliação do referido termo, assim como as crenças e os comportamentos individuais de autoconceito, autoestima, capacidade, otimismo, pessimismo, preocupações, perfeccionismo, hábitos de organização, planejamento e capacidade de distribuição do tempo. Para a realização desta pesquisa, foi elaborado um questionário online, disponibilizado nas redes sociais, do qual participaram 291 pessoas (brasileiros e portugueses), que responderam a questões relativas ao tema sucesso. Os significados socialmente partilhados no senso comum, associados à excelência, à perfeição, ao sucesso econômico, à fama e ao poder, não se mostraram compatíveis com os significados outorgados pela maior parte dos participantes da pesquisa, frequentemente associados ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional, à felicidade, ao bem-estar, à família, à realização pessoal, à qualidade de vida e ao sentido da vida. Constatou-se, dessa maneira, a necessidade de uma ressignificação do termo, na tentativa de contribuir para o bem-estar social e psicológico, pois é possível que essa dissonância entre os significados esteja contribuindo com uma alta incidência de crenças incapacitantes relacionadas ao fracasso, observadas na prática clínica e educacional, principalmente entre jovens, o que pode ser um dos motivos do aumento da incidência dos transtornos psicológicos nos últimos anos.
- Avós e culturas: relacionamentos e vivências intergeracionais em tempo de pandemia COVID-19Publication . Azambuja, Rosa Maria da Motta; Ramos, Natália; Ramos, Maria da Conceição PereiraNas diferentes culturas, os mais velhos, em especial os avós, constituem elos de apoio e solidariedade entre gerações, funcionando como âncoras da cultura, do cuidado, educação, afetividade, desenvolvimento e transmissão. Nesta pesquisa objetivou-se analisar relatos vividos por avós, em tempos de pandemia Covid-19. Trata-se de um estudo descritivo, de caráter exploratório, qualitativo e intercultural, realizado a partir de entrevistas semiestruturadas e abertas. Participaram desse estudo 37 avós do Brasil, Portugal e Uruguai. Os principais resultados apontam que as relações afetivas se mantêm em período de pandemia, mas o tipo de cuidados e atividades difere entre avós presenciais e virtuais.
- Avós e netos frente às novas tecnologias no Brasil e em PortugalPublication . Ramos, Natália; Rabinovich, Elaine; Azambuja, Rosa Maria da MottaDuas das características marcantes da sociedade no século XXI têm sido o aumento progressivo da população idosa e o avanço cada vez mais intenso das tecnologias da informação e comunicação. Este estudo objetivou apresentar uma revisão integrativa da literatura cientifica acerca do tema relação entre avós e netos diante das novas tecnologias no Brasil e em Portugal, buscando conhecer as tecnologias de informação para netos e avós; descrever a relação dos avós que acompanham o crescimento dos netos através do espaço virtual; e identificar a percepção dos netos em relação ao comportamento dos avós diante das novas tecnologias. Utilizaram-se artigos publicados em fontes de impacto, de modo a possibilitar um maior direcionamento das pesquisas sobre esta temática e discutir as tendências apontadas por estas publicações bem como as perspectivas de produção na área. Foram selecionados artigos indexados nas bases de dados nacionais e internacionais, entre 2011 a 2019. Como conclusões, pode-se observar que a tendência para o uso dessas ferramentas viabiliza aproximação e promove relações afetivas e solidariedade entre as duas gerações; proporciona a aquisição de competências básicas para a interação/comunicação; desenvolve a cooperação e a confiança, fazendo com que essa relação se fortifique com o tempo pela proximidade e cumplicidade entre os atores familiares, que dialogam no ciberespaço e fortalecem os laços afetivos e intergeracionais.