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- A aprendizagem online com base nos jogos e na realidade aumentada: aplicação do modelo AIDLETPublication . Bidarra, José; Figueiredo, MauroExiste hoje fnalmente a perceção de que a aplicação das tecnologias digitais em educação começa a traduzir-se em resultados efetivos e globais. Estes resultados não se limitam a meras situações experimentais, como até aqui, existem tendências e vias de progresso evidentes: o controlo da aprendizagem passou do professor para o aluno, os materiais “livrescos” cederam lugar aos recursos digitais, a informação passou a estar disponível online em vez de offine, e as atividades tornaram-se sessões interativas partilhadas em comunidades de aprendizagem. Mas, talvez mais importante, os aprendentes deixaram de ser simples utilizadores e passaram a ser produtores de materiais multimédia, jogadores em ambientes virtuais, detentores de informação atualizada e incansáveis comunicadores em permanente mobilidade. Neste contexto, o modelo AIDLET (Availability and cost, Interaction and comunication capabilities, Distance Education workfow integration, Learning design potential, Engagement and ease of play, Thematic value and adequacy), foi desenvolvido para permitir aos autores e professores, mas também a tecnólogos e tutores, tomarem decisões sustentadas acerca da aplicação de jogos, simulações e realidade aumentada em ambientes de aprendizagem virtual, para poderem acompanhar e orientar pedagogicamente toda uma geração de estudantes que cresceu com as consolas de jogos e com a Internet.
- Colóquio: Fraude alimentar: contextualização, causas e medidas ao seu combatePublication . Moura, Ana Pinto de; Mil-Homens, Ana Sofia; Pimentel, H.No âmbito do curso de Mestrado em Ciências do Consumo Alimentar (MCCA)/DCeT decorreu o Colóquio: "Fraude alimentar: contextualização, causas e medidas ao seu combate ", contando com a participação de um representante da ASAE, e da CENTROMARCA, tendo sido parcialmente emitido na Emissão UAb n.º 114 (minutos:1:02-7:58 )
- Distribution and bioconcentration of heavy metals in a tropical aquatic food web: a case study of a tropical estuarine lagoon in SE MexicoPublication . Carranza, Manuel Mendoza; Lozada, Alejandra Sepulveda; Ferreira, Célia; Geissen, VioletteDespite the increasing impact of heavy metal pollution in southern Mexico due to urban growth and agricultural and petroleum activities, few studies have focused on the behavior and relationships of these pollutants in the biotic and abiotic components of aquatic environments. Here, we studied the bioaccumulation of heavy metals (Cd, Cr, Ni, Pb, V, Zn) in suspended load, sediment, primary producers, mollusks, crustaceans, and fish, in a deltaic lagoon habitat in the Tabasco coast, with the aim to assess the potential ecological risk in that important wetland. Zn showed the highest concentrations, e.g., in suspended load (mean of 159.58 mg kg 1 ) and aquatic consumers (15.43e171.71 mg kg 1 ), particularly Brachyura larvae and ichthyoplankton (112.22e171.71 mg kg 1 ), followed by omnivore Callinectes sp. crabs (113.81e128.07 mg kg 1 ). The highest bioconcentration factors (BCF) of Zn were observed for planktivore and omnivore crustaceans (3.06e3.08). Zn showed a pattern of distribution in the food web through two pathways: the pelagic (where the higher concentrations were found), and the benthic (marsh plants, sediment, mollusk, fish). The other heavy metals had lower occurrences in the food web. Nevertheless, high concentrations of Ni and Cr were found in phytoplankton and sediment (37.62 e119.97 mg kg 1 ), and V in epiphytes (68.64 mg kg 1 ). Ni, Cr, and Cd concentrations in sediments surpassed international and national threshold values, and Cd entailed a “considerable” potential risk. These heavy metals are most likely transferred into the food web up to fishes through the benthic pathway. Most of the collected fishes are residents in this type of habitat and have commercial importance. Our results show that the total potential ecological risk in the area can be considered as “moderate”. Nevertheless, heavy metal values were similar or surpassed the values from other highly industrialized tropical coastal regions.
- Como conceptualizamos a ironia no discurso?: Representações e meta-representações do implícitoPublication . Batoréo, HannaIn cognitive studies, it has been assumed for last 15 years (cf. studies by Gibbs, and colleagues) that irony is a fundamental way of thinking about the human experience rather than just a rhethoric or a linguistic strategy, as it used to be postulated for ages. Thus, irony is understood as a multi-faceted cognitive phenomenon, preferred to literal counterparts in the situation of hidden criticism, in order to soften the edge of an insult, to control emotions, and to avoid conflict and damaging social relationships. Recently, common assumptions that irony is a deliberate pragmatic action have been argued with (Gibbs 2012). It is postulated that ironic acts may not be as deliberate as it is often said they are. Speakers choose to use ironic statements for a variety of social and cultural reasons, and it is expected that this choice be strongly anchored in a given culture dependent on its social and pragmatic specificities, as well as cognitive ones, such as perspectivisation (cf. Dancygier & Sweetser 2015). In the present paper we are going to discuss different ironic interpretations of one joke from a corpus of European Portuguese oral authentic discourse. We shall focus on two levels of interpretation: (i) its cognitive semantic reading, based on polysemy anchored in a net of interrelated metonymies, and (ii) metarepresentational higher level reading, based on an assumption that irony is a way of metarepresentational thinking.
- Encontro ou desencontro de culturas (de aprendizagem)? uma experiência de mobilidade virtual no contexto do projeto OUVMPublication . Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Miranda, Branca; Teixeira, António; Morgado, LinaNo âmbito do projeto de financiamento europeu Opening Universities to Virtual Mobility (OUVM), mais de uma dezena de estudantes de cursos formais da Universidade Aberta de Portugal de vários cursos e áreas científicas realizaram uma experiência de mobilidade virtual em universidades presenciais estrangeiras - Universidade de Oviedo, Vittautas Magnus University de Kaunas e Universidade de Pavia em unidades curriculares distintas desenhadas de acordo com diferentes culturas de aprendizagem. Neste trabalho, os autores apresentam os resultados preliminares desta experiência transcultural, analisando os principais fatores de sucesso e insucesso registados.
- Faunas domésticas e rituais funerários em Alcácer do Sal (Idade do Ferro)Publication . Cardoso, João Luís; Arruda, Ana MargaridaAs escavações das décadas 20, 60 e 80 do século XX na necrópole da Idade do Ferro do Olival do Senhor dos Mártires, em Alcácer do Sal, as primeiras sob a responsabilidade de Vergílio Correia e as duas restantes dirigidas por António Cavaleiro Paixão, permitiram recolher um importante conjunto faunístico. Os restos, variados quanto às espécies e no que diz respeito às partes do esqueleto representadas, foram recuperados quer no interior das sepulturas quer na área entre elas. A análise contextual que foi possível concretizar permite leituras acerca dos rituais praticados, que não se esgotam na clara evidência da prática de actividades que se relacionam com o consumo de alimentos na área da necrópole. Este consumo, que pode ter assumido o carácter de “banquete”, é aqui estudado, tendo em consideração as espécies consumidas, que são também abordadas na perspectiva de oferendas aos indivíduos sepultados. Por outro lado, as características desta necrópole, cujos espólios e arquitectura evidenciam forte relação com o Mediterrâneo central e oriental, são determinantes na discussão das práticas de rituais orientais, no Extremo Ocidente, como as agora descritas.
- Práticas de supervisão pedagógica num agrupamento de escolasPublication . Santos, Maria da Glória; Oliveira, IsolinaEsta investigação incide no estudo da ação, no que concerne a práticas de supervisão pedagógica, das lideranças intermédias personificadas nas pessoas dos coordenadores de departamento e na forma como afetam o desenvolvimento da escola e dos seus profissionais. O enquadramento teó rico centra-se em torno de três temas: lideranças intermédias, supervisão pedagógica e inovação na escola. O estudo encontra-se a ser realizado num agrupamento de escolas pertencente a um concelho da área metropolitana do Porto. A investigação desenvolve-se a partir da seguinte questão de partida: Que práticas de supervisão pedagógica são implementadas no agrupamento em estudo pelas lideranças intermédias? Desta questão emergem as questões de investigação que norteiam esta pesquisa e formulam-se os ob jetivos do estudo que giram à volta das práticas inovadoras de supervisão implementadas no agrupamento de escolas em estudo. A metodologia de investigação situa-se no paradigma inter pretativo, tendo como design o estudo de caso, e como técnicas de recolha de dados a entrevista semiestruturada que foi aplicada à diretora do agrupamento e a todos os coordenadores de de partamento curricular e a narrativa escrita destinada a docentes. Para além disso, procedeu-se à pesquisa de documentos orientadores de políticas educativas nacionais e próprios do agrupa mento e à sua análise. A análise preliminar às entrevistas realizadas identifica a importância atribuída, pela maioria dos entrevistados, a uma práxis sistemática de supervisão pedagógica realizada pelos pares que pode contribuir para uma melhoria das práticas pedagógicas. Esta perceção positiva acaba por ser refreada pelos constrangimentos encontrados e sentidos nessa implementação, destacando se alguma resistência por parte de numerosos docentes que continuam a encarar a supervisão unicamente numa perspetiva de controlo e avaliação.
- An experiment of social-gamification in Massive Open Oline Courses: The ECO iMOOCPublication . Garcia Lopez, Eva; Garcia Cabot, Antonio; Marcos, Luis de; Teixeira, António; Pinto, Maria do Carmo Teixeira
- A gestão contextual do "Não-Lugar": geração e gestão de comunidades virtuais (de aprendizagem)Publication . Afonso, Ana PaulaEste capítulo apresenta uma resenha sobre o paradigma comunitário da aprendizagem, à luz de três perspetivas complementares: abordagem desconstrutivista, abordagem [socio]construtivista e, a abordagem contextual. Em seguida enunciamos os pressupostos teóricos que traduzem a nossa leitura sobre a geração de comunidades virtuais (de aprendizagem). Concluimos com algumas orientações gerais para a geração e gestão de CVA contemplando, não apenas o contexto tecnológico, mas também os contextos pedagógico e relacional, resultantes da observação do fenómeno de gestão de comunidade de aprendizagem online.
- Migrações ambientais: desafios às políticas públicas, à cidadania e ao desenvolvimentoPublication . Ramos, Maria da Conceição Pereira; Ramos, NatáliaAs migrações representam um desafio para as políticas públicas dos Estados democráticos e para a inclusão social nas sociedades contemporâneas. A globalização e as alterações climáticas trouxeram um novo impulso aos movimentos transnacionais de pessoas, obrigando a repensar as políticas migratórias dos Estados e o modo de integração e direitos dos migrantes, procurando respostas para as novas realidades do fenómeno crescente das migrações ambientais. Este contexto exige também repensar a relação entre migração e cidadania, dois conceitos interligados, constituindo a cidadania um mecanismo importante de inclusão dos migrantes. Apesar do elevado número, os deslocados por razões ambientais não possuem ainda um estatuto formal, razão pela qual a ONU tem apelado ao reconhecimento pelo Direito Internacional do estatuto de “deslocado ambiental” que garanta a sua proteção. O “refugiado ambiental” não é abrangido pela Convenção de Genebra Relativa aos Refugiados (1951), pelo que é urgente um consenso a nível internacional, de modo a que esta nova categoria de refugiados seja reconhecida pelo Direito Internacional, e possa, assim, responder às necessidades crescentes de proteção destes indivíduos (alimentação, alojamento, assistência médica, entre outros). As consequências das alterações climáticas constituem uma ameaça para o bem-estar humano e um desafio para o desenvolvimento, as políticas públicas e a cidadania. As alterações climáticas começam a ter grande visibilidade nas políticas públicas, nacionais e europeias, e é importante o envolvimento das populações e dos municípios, bem como de organismos, decisores políticos, redes e acordos internacionais, nas estratégias de adaptação às mesmas, nomeadamente no que diz respeito às deslocações forçadas de populações, internas e internacionais, por motivos ambientais. A integração da mobilidade humana nas negociações sobre o clima representa uma etapa importante de tomada de consciência e de visualização dos impactos socioambientais da mudança climática sobre diversos aspetos do território, da qualidade de vida, da dignidade e da segurança das pessoas em diferentes regiões do mundo, trazendo uma dimensão humana e solidária para esta discussão no contexto da globalização