Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A gestão contextual do "Não-Lugar": geração e gestão de comunidades virtuais (de aprendizagem)

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
apa_eadbr2016.pdfcapítulo_livro7.3 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este capítulo apresenta uma resenha sobre o paradigma comunitário da aprendizagem, à luz de três perspetivas complementares: abordagem desconstrutivista, abordagem [socio]construtivista e, a abordagem contextual. Em seguida enunciamos os pressupostos teóricos que traduzem a nossa leitura sobre a geração de comunidades virtuais (de aprendizagem). Concluimos com algumas orientações gerais para a geração e gestão de CVA contemplando, não apenas o contexto tecnológico, mas também os contextos pedagógico e relacional, resultantes da observação do fenómeno de gestão de comunidade de aprendizagem online.

Description

Keywords

Aprendizagem contextual Geração de comunidades virtuais de aprendizagem Comunidades virtuais de aprendizagem Princípio da construção coletiva Princípio da transação coletiva Antecipação coletiva Gestão do contexto do não-lugar

Pedagogical Context

Citation

Afonso, A. P. (2016). A Gestão Contextual do "Não-Lugar": geração e gestão de comunidades virtuais (de aprendizagem), C. Maciel, K.M. Alonso, M. C. Paniago (Orgs). Educação a Distância: Interação entre Sujeitos, Plataformas e Recursos, pp. 111-140. Ed. Universidade Federal de Mato Grosso: Cuiabá.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Editora da Universidade Federal de Mato Grosso

CC License