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| capítulo_livro | 7.3 MB | Adobe PDF | 
Authors
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Abstract(s)
Este capítulo apresenta uma resenha sobre o paradigma comunitário da aprendizagem, à luz de três perspetivas complementares: abordagem desconstrutivista, abordagem [socio]construtivista e, a abordagem contextual. Em seguida enunciamos os pressupostos teóricos que traduzem a nossa leitura sobre a geração de comunidades virtuais (de aprendizagem). Concluimos com algumas orientações gerais para a geração e gestão de CVA contemplando, não apenas o contexto tecnológico, mas também os contextos pedagógico e
relacional, resultantes da observação do fenómeno de gestão de comunidade de aprendizagem online.
Description
Keywords
 Aprendizagem contextual   Geração de comunidades virtuais de aprendizagem   Comunidades virtuais de aprendizagem   Princípio da construção coletiva   Princípio da transação coletiva   Antecipação coletiva   Gestão do contexto do não-lugar 
Pedagogical Context
Citation
Afonso, A. P. (2016). A Gestão Contextual do "Não-Lugar": geração e gestão de comunidades virtuais (de aprendizagem), C. Maciel, K.M. Alonso, M. C. Paniago (Orgs). Educação a Distância: Interação entre Sujeitos, Plataformas e Recursos, pp. 111-140. Ed. Universidade Federal de Mato Grosso: Cuiabá.
Publisher
Editora da Universidade Federal de Mato Grosso
