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Abstract(s)
Este capítulo apresenta uma resenha sobre o paradigma comunitário da aprendizagem, à luz de três perspetivas complementares: abordagem desconstrutivista, abordagem [socio]construtivista e, a abordagem contextual. Em seguida enunciamos os pressupostos teóricos que traduzem a nossa leitura sobre a geração de comunidades virtuais (de aprendizagem). Concluimos com algumas orientações gerais para a geração e gestão de CVA contemplando, não apenas o contexto tecnológico, mas também os contextos pedagógico e
relacional, resultantes da observação do fenómeno de gestão de comunidade de aprendizagem online.
Description
Keywords
Aprendizagem contextual Geração de comunidades virtuais de aprendizagem Comunidades virtuais de aprendizagem Princípio da construção coletiva Princípio da transação coletiva Antecipação coletiva Gestão do contexto do não-lugar
Pedagogical Context
Citation
Afonso, A. P. (2016). A Gestão Contextual do "Não-Lugar": geração e gestão de comunidades virtuais (de aprendizagem), C. Maciel, K.M. Alonso, M. C. Paniago (Orgs). Educação a Distância: Interação entre Sujeitos, Plataformas e Recursos, pp. 111-140. Ed. Universidade Federal de Mato Grosso: Cuiabá.
Publisher
Editora da Universidade Federal de Mato Grosso