LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Capítulos livros / Papers in books
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- Formação de professores em zonas desfavorecidas: estão preparados para cuidar de crianças em situações de exclusão social?Publication . Serrano García, Jennifer; Aires, LuísaO poster apresenta dados de uma investigação em curso que pretende avaliar os conhecimentos e a experiência dos professores situados nos territórios ERACIS sobre o acolhimento de crianças em risco de exclusão social. São apresentados e discutidos os dados resultantes da aplicação de um questionário a professores, na Andaluzia, Espanha.
- O NOOC "Aprendizagem Ativa e Gamificada"Publication . Morgado, Lina; Afonso, Ana Paula; Mendes, António Quintas; Penicheiro, FilipeEste capítulo apresenta o NOOC Aprendizagem Ativa e Gamificada (AAG) desenvolvido o âmbito do projeto europeu ENID-Teach. O NOOC centra-se na metodologia da aprendizagem ativa, procurando realçar o contraste entre o ensino transmissivo e a aprendizagem ativa. Também discute conceitos fundamentais como interação e interatividade, tipos de interação (professor-aluno, aluno-aluno, aluno-conteúdo) que conduzem à aprendizagem ativa, bem como questões de distância transacional. A fim de aprofundar uma metodologia de aprendizagem ativa, é dada maior ênfase à gamificação da aprendizagem e à discussão do significado concetual da gamificação e das suas aplicações na aprendizagem. O NOOC AGL proporciona uma exploração guiada de ferramentas digitais para a aprendizagem gamificada e uma caixa de ferramentas de experiência para a conceção de atividades de aprendizagem ativas e gamificadas e um conjunto de 10 REAS descritivas e interativos.
- NOOC: active and gamified learningPublication . Morgado, Lina; Afonso, Ana Paula; Mendes, António Quintas; Penicheiro, FilipeThis chapter presents the NOOC "Active and Gamified Learning" (AGL) NOOC developed as part of the European ENID-Teach project. The NOOC focuses on the methodology of active learning, seeking to highlight the contrast between transmissive teaching and active learning. It also discusses fundamental concepts such as interaction and interactivity, types of interaction (teacher-student, student-student, student-content) that lead to active learning, as well as issues of transactional distance. In order to deepen an active learning methodology, greater emphasis is placed on the gamification of learning and the discussion of the conceptual meaning of gamification and its applications in learning. NOOC AGL provides a guided exploration of digital tools for gamified learning and an experience toolbox for designing active and gamified learning activities and a set of 10 descriptive and interactive OERs.
- Ensinar a distância em tempos de incerteza: o que dizem os docentes sobre o seu papelPublication . Martins, Dércio; Morgado, LinaO crescimento de cursos a distância nos últimos anos tem sido uma constante devido a expansão da Web e ao rápido desenvolvimento tecnológico, potenciando novos cenários de aprendizagem, pedagogi-as e tecnologias emergentes. O processo de docência a distância é diferente da docência presencial, já que existe uma separação geográfica entre o docente e estudante, e se distribui por vários atores específicos, como os professores, os tutores, os técnicos e os próprios materiais de ensino desenvolvidos. Neste artigo apresentam-se os resultados de um focus group realizado com docentes a distância da Universidade Aberta e resultados de um inquérito por questionário integrado no estudo para a tese de doutoramento financiado pela FCT.
- Prefácio. Encontros de vida, formação e pesquisa: notas para a internacionalização académicaPublication . Morgado, LinaEscrever um prefácio de uma obra de Edméa Santos (#Professora Santos) é um privilégio, mas também um ato de grande responsabilidade. O livro que nos apresenta, embora cumpra, como primeira missão, aquela função do nosso labor academicus, ultrapassa em muito esse estatuto e convoca-nos, de forma marcante e disruptiva, para uma reflexão estimulante sobre os desafios da docência pós-digital.
- FLeD learning design tool: scaffolding flexible scenarios through the use of flipped learning patternsPublication . Albó, Laia; Noguera, Ingrid; Hernández-Leo, Davinia; Afonso, Ana Paula; Agostini, Daniele; N. Alkhasawneh, ShathaThis demo paper presents a web-based learning design tool that aims to support university teachers in designing flexible learning scenarios. Its purpose is to pedagogically guide teachers in the design and decision-making process of flexible learning. The tool uses flipped learning patterns as the basis for their designs, and a scaffolding system to facilitate the adaptability of the learning designs to diverse components (digital, inclusiveness and learning regulation). The tool offers automatic recommendations during the design, based on the pattern the user selected at the beginning of the process. Specifically, three patterns are offered to guide teachers in addressing educational needs during flexible and flipped learning by providing strategies to: promote feedback exchange, enhance students' self-regulation during prior preparation, and regulate and manage student collaboration. Moreover, the system offers a playful path to guide and engage teachers throughout the learning design process and community features for teachers to see and reuse other teachers' designs shared within the platform. The tool has been designed and developed in the context of a European project and tested by 20 lecturers in five countries.
- TRACENET: a VR framework to support online collaborative training activitiesPublication . Rigon, Simone; Perda, Giulio; Farella, Elisa Mariarosaria; Battisti, Roberto; Remondino, Fabio; Reis, Vitor; Marchesi, Silvia; Vaccari, Paolo; Wran-Schumer, DavidThe article introduces the VR framework and the preliminary outcomes of the ongoing European TRACENET project, an interdisciplinary and collaborative initiative to support and enhance Civil Protection training activities through 3D geospatial data and VR solutions. The VR framework is a virtual and collaborative multi-player environment for manifold and diverse hazard simulations which allows remote users to see the outcomes of their intervention decisions. The VR framework is a complementary solution to traditional training activities, enabling cost reduction of full-scale on-site exercises - included in so-called EU MODEX activities. The framework is based on the Unreal rendering engine and is primarily dedicated to situation assessment, intervention planning and decision making.
- Formação continuada no Brasil: um olhar acerca do projeto Trilhas para o futuro educadorPublication . Silva, Jussara; Seabra, Filipa; Gonçalves, Maria Célia
- A observação enquanto procedimento metodológico na investigação em educaçãoPublication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, FilomenaA integração curricular da Wikipédia, entendida como Tecnologia Educacional em Rede e Ambiente Virtual Aberto de Aprendizagem, tem gerado um conjunto de investigações em educação, fundamentadas em diversas metodologias, entre as quais a metodologia de projeto, a meta-análise multimodal, inspirada no sistema metodológico de análise MAECC®, e o estudo de caso, sendo este o suporte do exemplo de que nos ocupamos neste texto, em que defendemos a observação enquanto uma das técnicas de recolha de dados. Nesta perspetiva, num primeiro momento, enquadramos as questões associadas ao papel que assumem os instrumentos de recolha de dados numa investigação para, num segundo momento, avançarmos quer para o exemplo prático, quer para os instrumentos específicos, a saber a grelha de observação focada, à luz dos conceitos enquadradores, sintetizando-se, especificamente, os aspetos inerentes à estrutura, forma, número de observadores e local de observação. Portanto, este capítulo de livro assume-se como um recorte de um estudo mais amplo e tem como principal finalidade identificar, descrever e sistematizar as grelhas de observação focada, ou seja, sistematizar as aceções consideradas na técnica de observação, a partir de um exemplo concreto. Neste exemplo, identificamos as questões e objetivos específicos norteadores do referido estudo, e damos conta do conjunto de ferramentas de recolha de dados utilizadas e a forma como se articulam entre si, designadamente como se estabelece a triangulação dos dados. Paralelamente, identificamos as respetivas abordagens consideradas relativamente ao tratamento dos dados, focalizando na observação enquanto procedimento metodológico, que poderá apoiar mais e futuras investigações em educação.
- Rompiendo estereotipos: una propuesta para el desarrollo de la conciencia intercultural a través de la interacción virtual entre estudiantes universitarios de Turquía y de PortugalPublication . Chenoll, Antonio; Junguito, Mónica; Coronado, DoloresResultado de la investigación a un intercambio linguistico entre alumno turcos y portugueses.