Browsing by Issue Date, starting with "2024-07-31"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- O cinema enquanto proposta pedagógica na biblioteca escolar e o seu impacto no autoconceito académico de alunos do ensino básicoPublication . Meireles, Mariana da Luz Guergosso; Moreira, J. AntónioEste trabalho de investigação, pretende analisar a importância da integração pedagógica do cinema em contexto da biblioteca escolar e o impacto que pode ter, a nível da promoção do autoconceito académico dos alunos do 1º ciclo, sobretudo, em relação às dimensões da motivação, da orientação para a tarefa, da confiança nas suas próprias capacidades e da relação com os colegas. A Biblioteca Escolar, com os seus recursos, em particular o PNC e atendendo às particularidades da filmografia, pretende desenvolver um trabalho colaborativo com os docentes enriquecendo o processo de ensino e privilegiando o desenvolvimento de competências base nos alunos, contribuindo desta forma para o sucesso e construção do seu projeto de vida. O presente estudo, que se debruça sobre o universo de 19 alunos de uma turma do 3º ano de escolaridade do ensino básico, é de natureza qualitativa e baseia-se numa metodologia de Design Based Research, utilizando como instrumento de recolha de dados o inquérito por questionário, inspirado e adaptado da Self Concept as a Learner Scale e respeitando as suas quatro dimensões originais: Motivação; Orientação para a Tarefa; Confiança nas Capacidades e Relações com os Colegas. O objetivo deste trabalho é pôr em evidência o cruzamento fértil entre o cinema, o currículo e o autoconceito académico, analisando os benefícios decorrentes da sua integração no contexto da biblioteca escolar, espaço privilegiado para o desenvolvimento das competências transversais definidas para escola do século XXI. Os resultados do estudo permitem-nos concluir que sugere que a estratégia pedagógica implementada através da incorporação do cinema em contexto da Biblioteca Escolar teve um impacto positivo no autoconceito dos alunos, nas dimensões consideradas.
- A observação enquanto procedimento metodológico na investigação em educaçãoPublication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, FilomenaA integração curricular da Wikipédia, entendida como Tecnologia Educacional em Rede e Ambiente Virtual Aberto de Aprendizagem, tem gerado um conjunto de investigações em educação, fundamentadas em diversas metodologias, entre as quais a metodologia de projeto, a meta-análise multimodal, inspirada no sistema metodológico de análise MAECC®, e o estudo de caso, sendo este o suporte do exemplo de que nos ocupamos neste texto, em que defendemos a observação enquanto uma das técnicas de recolha de dados. Nesta perspetiva, num primeiro momento, enquadramos as questões associadas ao papel que assumem os instrumentos de recolha de dados numa investigação para, num segundo momento, avançarmos quer para o exemplo prático, quer para os instrumentos específicos, a saber a grelha de observação focada, à luz dos conceitos enquadradores, sintetizando-se, especificamente, os aspetos inerentes à estrutura, forma, número de observadores e local de observação. Portanto, este capítulo de livro assume-se como um recorte de um estudo mais amplo e tem como principal finalidade identificar, descrever e sistematizar as grelhas de observação focada, ou seja, sistematizar as aceções consideradas na técnica de observação, a partir de um exemplo concreto. Neste exemplo, identificamos as questões e objetivos específicos norteadores do referido estudo, e damos conta do conjunto de ferramentas de recolha de dados utilizadas e a forma como se articulam entre si, designadamente como se estabelece a triangulação dos dados. Paralelamente, identificamos as respetivas abordagens consideradas relativamente ao tratamento dos dados, focalizando na observação enquanto procedimento metodológico, que poderá apoiar mais e futuras investigações em educação.