LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Capítulos livros / Papers in books
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Capítulos livros / Papers in books by Title
Now showing 1 - 10 of 321
Results Per Page
Sort Options
- A/B/C-teach framework: the application of AI in blended learningPublication . Dias, Sofia Balula; Bidarra, José
- Acessibilidade digital na Wikipédia: análise de práticas da comunidade lusófonaPublication . Castrelas, Magda; Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroAs questões da acessibilidade, e em particular a acessibilidade na web, têm vindo a assumir ao longo do tempo uma cada vez maior relevância, por constituírem uma prerrogativa associada ao direito de todos, incluindo das pessoas portadoras de deficiência, nomeadamente no acesso à internet. Neste sentido, e considerando em particular a acessibilidade digital como um dos aspetos essenciais que importa assegurar, para garantir uma Educação de Qualidade, numa clara alusão ao 4.º Objetivo de Desenvolvimento Sustável da Agenda 2030 das Nações Unidas, pretendemos compreender este fenómeno num dos sites com um vasto número de acessos a nível mundial, a Wikipédia. Mais especificamente, definimos como finalidade identificar e analisar práticas de acessibilidade na Wikipédia Lusófona. Para o efeito, num primeiro momento, traçamos um breve estado da arte em torno do conceito de acessibilidade, e da sua componente digital; posteriormente, apresentamos sucintamente a referida enciclopédia online, no universo Wikimedia e a forma como interage com a Rede Académica Internacional WEIWER®, em que se inscreve a nossa análise, que depois apresentamos, a partir do teste que efetuamos a um dos seus artigos destacados, com recurso ao software accessMonitor (versão 2.1). Por último, são discutidos os resultados devolvidos no relatório de práticas de acessibilidade web testadas. Concluímos, a partir das evidências recolhidas, que embora a comunidade de wikipedistas, que voluntariamente desenvolve aquele projeto global, assuma a preocupação em garantir a respetiva acessibilidade digital, há ainda diversos aspetos a melhor, para que tal acessibilidade possa ser plena.
- Acolhimento e integração como valor estratégico: análise do sistema institucional de apoio ao estudante virtual da UAbPublication . Morgado, Lina; Neves, Ana Maria; Teixeira, AntónioO estudante online diferencia-se tipicamente no seu perfil do estudante do ensino presencial por geralmente ter já responsabilidades familiares e profissionais. Trata-se habitualmente de um adulto que retoma a sua atividade como estudante, na maior parte dos casos, após vários anos de interrupção. Ser estudante online implica muito mais do que o simples acesso a um computador e à internet. Implica, antes de mais, uma predisposição para aprender, comunicar e expressar-se de forma diferente daquela que acontece nos contextos presenciais. Implica utilizar e manipular tecnologias num contexto em que o papel do estudante e do professor são diferentes daqueles assumidos no ensino presencial. As universidades abertas possuem sofisticadas estruturas de acolhimento do estudante e de apoio à sua integração na instituição, de modo a combater o abandono precoce. Neste capítulo, descrevem-se as características do perfil do estudante online, analisam-se algumas das variáveis a considerar pela instituições para o seu envolvimento na aprendizagem e discute-se porque os sistemas de apoio devem ser desenhados enquanto instrumentos estratégicos. Por fim, apresenta-se o sistema de acolhi mento e integração do estudante desenvolvido na Universidade Aberta portuguesa, mostrando como este radica numa visão estratégica e se articula em torno de uma compreensão holística e dinâmica da cultura institucional.
- Adaptação/Reinserção de adultos pouco escolarizados: boas práticas em PortugalPublication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, FilomenaA problemática da adaptação/reinserção profissional dos adultos pouco escolarizados, numa sociedade cada vez mais sedenta de competências a nível profissional, como a sociedade portuguesa, requer uma abordagem também ela exigente, uma vez que as populações mais vulneráveis obrigam a intervenções que permitam a sua adaptação/reinserção por via do seu desenvolvimento pessoal e da sua qualificação, nomeadamente com vista a colmatar a desigualdade escolar geracional. Pretendemos, assim, neste capítulo, compreender a génese do problema e as boas práticas que ao longo do tempo têm sido identificadas e implementadas, designadamente em Portugal. É neste contexto que refletimos inicialmente sobre o conceito de adulto pouco escolarizado para depois considerarmos um conjunto de boas práticas a que não são alheias as Organizações Qualificantes, o Balanço de Competências no Processo de Reconhecimento e Validação e Certificação de Competências (RVCC), o Modelo Andragógico e a Educabilidade Cognitiva. Os dados, em Portugal, no âmbito deste público-alvo apontam para a necessidade de intervenção ao nível da aquisição de Competências, Qualificação, Empregabilidade. Assim, é a partir destes pressupostos que é evidenciado o potencial de um conjunto de iniciativas como o Rendimento Mínimo Garantido enquanto programa integrado que incorpora dinâmicas de parcerias, através de um acordo/contrato de inserção que agrega um conjunto de áreas de atuação das quais destacamos a formação profissional. Outro exemplo que destacamos, mais recente, e, por isso, num contexto ainda em debate, reporta-se aos Centros Comunitários de Aprendizagem ao Longo da Vida enquanto abordagem holística promovida por equipas multidisciplinares.
- Administrative support system: an integrated approach to open, distance, and digital education ecosystemsPublication . Teixeira, AntónioAdministrative support provided to teachers, learners, and staff is critical for ensuring the quality of the teaching and learning experience in open, distance, and digital education (ODDE). Having been seen for a long time as a peripheral function, administrative support is now recognized as playing a decisive role in suppressing student dropout, improving teaching effectiveness, and promoting learning success. This chapter examines in detail how administrative support systems are organized and should be redesigned to efficiently assist stakeholders. This analysis is conducted in the framework of the ongoing digital transformation process of higher education institutions (HEIs). Reference models for mplementing digital learning innovation are described and analyzed. The chapter proposes that administrative student support in ODDE should not be organized as a separate autonomous structure. It is argued that in such complex and unstable innovation-driven institutional environments, the learner, faculty, and staff administrative support system should be designed as a hub of resources and services operating within an open and flexible learning ecosystem. It is suggested that multidisciplinary teams are set across the HEIs to collaboratively design, deliver, and support ODDE provision. Administrative staff professional develop ment is also suggested to be reorganized in this innovative framework.
- Al transformation for learning in organizationsPublication . Bidarra, José; Neves, ClaudiaIn this chapter the authors examine how AI applications support specific learning and training strategies in organizations, empowering individuals to develop their skills, allowing organizations to make data-driven decisions, and ensuring that learning is an ongoing and engaging process. Research shows that AI is an excellent instrument for learning in organizations as it aids in the preparation of instructional materials and helps learners progress in many different ways. So, there seems to be a need for a specific approach to AI pedagogy, which focuses not only on what AI can do but also on which learning activities and learning objectives can be supported by AI applications. As AI technology continues to advance, it will play an even more significant role in shaping the future of learning and development in the organizations, but this should always follow a humanistic perspective and a critical approach.
- Ambientes pessoais de aprendizagem e Wikipédia: uma articulação (im)provável?Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, FilomenaNo pressuposto de que a rede se apresenta como interface educativa, posicionamento que temos vindo a defender, a par da revisão da literatura, por um lado, e, por outro, dos vários estudos que temos vindo a concretizar, concluímos que os alunos dos diversos níveis de ensino acedem à Wikipédia, com diversas finalidades, inclusive para realizar trabalho escolar e académico. Neste contexto, assumimos o propósito de refletir sobre o papel da Wikipédia à luz dos ambientes pessoais de aprendizagem, em inglês, Personal Learning Environments. Para tal, socorremo-nos do suporte teórico inerente a Recursos e Práticas Educacionais Abertos, direcionando-nos para o movimento Wikimedia, que integra, entre outros projetos, a Wikipédia, para a perspetivar em articulação com o conceito de Ambiente de Aprendizagem Pessoal. E, procurando aprofundar a forma como ambos os conceitos interagem, enquadramos estratégias que temos vindo a explorar neste âmbito, nomeadamente consubstanciando modos de integrar curricularmente a Wikipédia, com vista a potenciar um Ambiente de Aprendizagem Pessoal mais produtivo, promotor de níveis literácitos elevados. Assim, assume particular relevo a enciclopédia da atualidade, a Wikipédia, como elemento presente nas aprendizagens formais, não formais e informais, pelo que importa dotar, quer docentes, quer discentes, da capacidade de análise crítica daquele recurso de informação enquanto parte do Ambiente de Aprendizagem Pessoal de cada indivíduo, também sob o desígnio da Educação de Qualidade.
- Análise e avaliação de recursos educacionais abertosPublication . Henriques, João; Mallmann, Elena MariaAs Tecnologias da Comunicação e da Informação (TIC) estão em constante evolução e a web é um fenómeno que cresce exponencialmente. A Educação a Distância e, mais concretamente o E-Learning, a modalidade de ensino que provavelmente está mais vinculada às TIC também se encontra em constante transformação. O surgimento do "digital" permitiu que ensinantes e aprendentes tivessem acesso a um universo de recursos educativos impensáveis de alcançar de outra forma.
- Analysis of engaged online collaborative discourse: a methodological approachPublication . Malheiro, Sofia; Morgado, Lina; Mendes, António QuintasThe purpose of this chapter is to present a reflection on collaborative learning mediated by the computer, discussing some difficulties and methodological constraints that we encounter when we try to analyze the interactions that occurred in this collaboration in an online course and the level of involvement in ollaborative discourse produced by participants. For we apply the Speech Involvement Scale Collaborative Computer-mediated Conference.
- Aplicações multimédia e jogos para música: potencial e limitações em educação musicalPublication . Bidarra, José; Rolo, RuiO presente estudo faz a análise de uma nova conjuntura em que alguns jogos e aplicações multimédia comerciais podem ser usados no ensino, no sentido de compreender se podem ter um papel a desempenhar na aprendizagem musical em sala de aula. O objetivo deste estudo preliminar é analisar quais, e através de que meios, os jogos e as aplicações multimédia ditas “musicais” podem promover a aprendizagem da música no ensino secundário. A investigação procurou também analisar as expectativas inerentes ao contexto educacional, para verificar a aceitação da ideia de que os jogos podem contribuir para a prática musical, considerando que a integração desses recursos é hoje uma via para aumentar a eficácia de modelos pedagógicos que estejam em consonância com as necessidades da sociedade atual.