Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
comunicação | 8.1 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta investigação incide no estudo da ação, no que concerne a práticas de supervisão pedagógica,
das lideranças intermédias personificadas nas pessoas dos coordenadores de departamento e na
forma como afetam o desenvolvimento da escola e dos seus profissionais. O enquadramento teó rico centra-se em torno de três temas: lideranças intermédias, supervisão pedagógica e inovação
na escola. O estudo encontra-se a ser realizado num agrupamento de escolas pertencente a um
concelho da área metropolitana do Porto.
A investigação desenvolve-se a partir da seguinte questão de partida: Que práticas de supervisão
pedagógica são implementadas no agrupamento em estudo pelas lideranças intermédias? Desta
questão emergem as questões de investigação que norteiam esta pesquisa e formulam-se os ob jetivos do estudo que giram à volta das práticas inovadoras de supervisão implementadas no
agrupamento de escolas em estudo. A metodologia de investigação situa-se no paradigma inter pretativo, tendo como design o estudo de caso, e como técnicas de recolha de dados a entrevista
semiestruturada que foi aplicada à diretora do agrupamento e a todos os coordenadores de de partamento curricular e a narrativa escrita destinada a docentes. Para além disso, procedeu-se
à pesquisa de documentos orientadores de políticas educativas nacionais e próprios do agrupa mento e à sua análise.
A análise preliminar às entrevistas realizadas identifica a importância atribuída, pela maioria
dos entrevistados, a uma práxis sistemática de supervisão pedagógica realizada pelos pares que
pode contribuir para uma melhoria das práticas pedagógicas. Esta perceção positiva acaba por
ser refreada pelos constrangimentos encontrados e sentidos nessa implementação, destacando se alguma resistência por parte de numerosos docentes que continuam a encarar a supervisão
unicamente numa perspetiva de controlo e avaliação.
Description
Keywords
Supervisão pedagógica Liderança Lideranças intermédias
Citation
Santos, M.G, & Oliveira, I. (2016).Práticas de supervisão pedagógica num agrupamento de escolas. In Cristina Mesquita, Manuel Vara Pires & Rui Pedro Lopes (Orgs), Atas da 1st International Conference on Teacher Education (INCTE 2016) (pp. 600-609). Bragança: Instituto Politécnico de Bragança
Publisher
Instituto Politécnico Bragança