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Práticas de supervisão pedagógica num agrupamento de escolas

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorSantos, Maria da Glória
dc.contributor.authorOliveira, Isolina
dc.date.accessioned2023-09-11T12:42:41Z
dc.date.available2023-09-11T12:42:41Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractEsta investigação incide no estudo da ação, no que concerne a práticas de supervisão pedagógica, das lideranças intermédias personificadas nas pessoas dos coordenadores de departamento e na forma como afetam o desenvolvimento da escola e dos seus profissionais. O enquadramento teó rico centra-se em torno de três temas: lideranças intermédias, supervisão pedagógica e inovação na escola. O estudo encontra-se a ser realizado num agrupamento de escolas pertencente a um concelho da área metropolitana do Porto. A investigação desenvolve-se a partir da seguinte questão de partida: Que práticas de supervisão pedagógica são implementadas no agrupamento em estudo pelas lideranças intermédias? Desta questão emergem as questões de investigação que norteiam esta pesquisa e formulam-se os ob jetivos do estudo que giram à volta das práticas inovadoras de supervisão implementadas no agrupamento de escolas em estudo. A metodologia de investigação situa-se no paradigma inter pretativo, tendo como design o estudo de caso, e como técnicas de recolha de dados a entrevista semiestruturada que foi aplicada à diretora do agrupamento e a todos os coordenadores de de partamento curricular e a narrativa escrita destinada a docentes. Para além disso, procedeu-se à pesquisa de documentos orientadores de políticas educativas nacionais e próprios do agrupa mento e à sua análise. A análise preliminar às entrevistas realizadas identifica a importância atribuída, pela maioria dos entrevistados, a uma práxis sistemática de supervisão pedagógica realizada pelos pares que pode contribuir para uma melhoria das práticas pedagógicas. Esta perceção positiva acaba por ser refreada pelos constrangimentos encontrados e sentidos nessa implementação, destacando se alguma resistência por parte de numerosos docentes que continuam a encarar a supervisão unicamente numa perspetiva de controlo e avaliação.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSantos, M.G, & Oliveira, I. (2016).Práticas de supervisão pedagógica num agrupamento de escolas. In Cristina Mesquita, Manuel Vara Pires & Rui Pedro Lopes (Orgs), Atas da 1st International Conference on Teacher Education (INCTE 2016) (pp. 600-609). Bragança: Instituto Politécnico de Bragançapt_PT
dc.identifier.isbn978-972-745-206-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/14860
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico Bragançapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/11435pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectSupervisão pedagógicapt_PT
dc.subjectLiderançapt_PT
dc.subjectLideranças intermédiaspt_PT
dc.titlePráticas de supervisão pedagógica num agrupamento de escolaspt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragançapt_PT
oaire.citation.endPage609pt_PT
oaire.citation.startPage600pt_PT
oaire.citation.title1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de ataspt_PT
person.familyNameOliveira
person.givenNameIsolina
person.identifier.ciencia-id8D1A-DA51-38BA
person.identifier.orcid0000-0002-7214-3655
person.identifier.scopus-author-id8296254000
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationa7b4bd56-c6a6-4232-bb28-5f7255b4941c
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