Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 81
  • A internet no laboratório de química : inovação com recurso às tecnologias
    Publication . Costa, Henriqueta Silva; Oliveira, Isolina
    Na Estratégia de Lisboa, a União Europeia definiu alguns objectivos, entre eles a redução do abandono escolar precoce e o aumento do número de jovens de concluem o ensino secundário. De entre os vários objectivos estratégicos definidos, salientamos alguns que exigem dos professores necessárias mudanças de abordagem do ensino. O objectivo 1.3. refere a necessidade de assegurar o acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação a todos promovendo, no objectivo 1.5. a optimização da utilização dos recursos. Também o 2º objectivo estratégico da Estratégia de Lisboa aborda a inovação pretendendo, no seu ponto 2.1. a promoção de um ambiente de aprendizagem aberto e salientando, no ponto 2.2., a necessidade de tornar a aprendizagem mais atractiva aos alunos. Num momento em que a vida dos jovens é dominada pelas tecnologias, estas são parte do seu quotidiano pelo que a sua utilização na sala de aula é também uma forma de explorar com os alunos a relação entre a sua vida fora da sala de aula e as suas aprendizagens escolares. Este trabalho é baseado em dados recolhidos no decurso da investigação para a tese de doutoramento em Educação, Especialidade de Liderança Educacional. Pretende-se, com o nosso trabalho, identificar inovações pedagógicas com recurso às tecnologias e caracterizar as práticas educativas. Ao longo do nosso trabalho de investigação trabalhámos com professores das disciplinas da área de ciências que lecionavam aos cursos de natureza profissionalizante com equivalência ao ensino secundário em três escolas da Região Autónoma da Madeira. Um dos instrumentos de recolha de dados utilizado na nossa investigação foi a observação de aulas em que os professores consideravam ter utilizado, de forma inovadora, as tecnologias. De entre as várias aulas assistidas, podemos destacar uma aula em que a internet foi utilizada de forma inovadora e proveitosa no desenvolvimento das tarefas. Foi uma aula de física e química em que os alunos desenvolveram uma atividade experimental com suporte na web. Esse suporte ocorreu antes da realização da atividade experimental, no decurso da atividade experimental e no final da atividade. O recurso à internet foi promovido pelo professor e o envolvimento dos alunos na tarefa mostrou-se elevado denotando-se o desenvolvimento de um trabalho colaborativo entre os alunos ao longo da realização da atividade proposta. Pretende-se, neste poster, apresentar esta atividade inovadora, com recurso à web, desenvolvida no âmbito de uma disciplina cujas aulas decorrem exclusivamente em regime presencial. Iremos salientar as vantagens e inconvenientes deste processo bem como a forma como professores e alunos conseguiram, da melhor forma, aproveitar esta experiência diferente.
  • As lideranças intermédias nos atuais contextos digitais: resultados de estudos realizados em agrupamentos de escolas
    Publication . Oliveira, Isolina; Bastos, Glória
    Os sistemas de gestão das escolas onde cada vez mais as tecnologias digitais estão presentes, têm provocado alterações na organização escolar e nos modos de comunicação entre os diversos atores educativos. Por sua vez, as tecnologias digitais incorporadas na vida diária das pessoas suscitam o desenvolvimento de estudos a vários níveis, sobretudo sobre o seu impacto nas formas de aprender e de comunicar. A investigação tem vindo a direcionar-se para o estudo destes fluxos de informação e das novas formas de comunicação nos diferentes tipos de redes que se constituem nos atuais contextos educativos. Assim, importa compreender as dinâmicas que se geram entre os professores e as diversas lideranças, em particular, os coordenadores de departamento e de projetos, bem como identificar funções e papéis que são reclamadas nestes contextos, ou seja, como é que os líderes pedagógicos interagem e se posicionam nas redes das escolas e destas com as comunidades locais. Este artigo pretende apresentar os resultados de estudos realizados em agrupamentos de escolas portuguesas que se encontram num processo de mudança, visando capacitar os coordenadores do ponto de vista da supervisão e liderança pedagógica nos atuais cenários digitais. Neste sentido, conceitos de literacia digital, supervisão e liderança pedagógica, colaboração e prática reflexiva constituem o suporte teórico na análise e interpretação dos dados. A recolha de dados envolveu a análise de documentos estruturantes, nacionais e locais e, também, a aplicação de questionários e entrevistas. Os resultados mostram diferentes dinâmicas a nível do desenvolvimento de comunidades de aprendizagem profissional nas escolas incluídas no estudo, ainda que os modos de comunicar e interagir se aproximem. Com efeito, embora se considere que as ações mais importantes da responsabilidade dos departamentos, que incluem a promoção do trabalho colaborativo e a reflexão sobre o projeto educativo bem como a articulação entre a direção, o conselho pedagógico e os professores, ações estas que seriam potenciadas pelas tecnologias digitais, o que se constata é que o seu uso não está naturalizado. Deste modo, parece claro que a sustentabilidade do processo de mudança requer um reforço da formação de professores que conecte as funções de liderança pedagógica com a literacia digital.
  • Investigação-ação em práticas de liderança educacional [Projeto Acessibilidades]
    Publication . Oliveira, Isolina; Henriques, Susana
    A presente obra aposta na análise e reflexão sobre as interações promovidas pelas lideranças pedagógicas, onde a investigação-ação emerge como paradigma de sustentabilidade da capacitação dos professores nas escolas. Neste quadro são também exploradas as inovações tecnológicas e suas implicações nas práticas de investigação-ação em rede em contextos escolares – organizacionais e pedagógicos.
  • Práticas de supervisão pedagógica num agrupamento de escolas
    Publication . Santos, Maria da Glória; Oliveira, Isolina
    Esta investigação incide no estudo da ação, no que concerne a práticas de supervisão pedagógica, das lideranças intermédias personificadas nas pessoas dos coordenadores de departamento e na forma como afetam o desenvolvimento da escola e dos seus profissionais. O enquadramento teó rico centra-se em torno de três temas: lideranças intermédias, supervisão pedagógica e inovação na escola. O estudo encontra-se a ser realizado num agrupamento de escolas pertencente a um concelho da área metropolitana do Porto. A investigação desenvolve-se a partir da seguinte questão de partida: Que práticas de supervisão pedagógica são implementadas no agrupamento em estudo pelas lideranças intermédias? Desta questão emergem as questões de investigação que norteiam esta pesquisa e formulam-se os ob jetivos do estudo que giram à volta das práticas inovadoras de supervisão implementadas no agrupamento de escolas em estudo. A metodologia de investigação situa-se no paradigma inter pretativo, tendo como design o estudo de caso, e como técnicas de recolha de dados a entrevista semiestruturada que foi aplicada à diretora do agrupamento e a todos os coordenadores de de partamento curricular e a narrativa escrita destinada a docentes. Para além disso, procedeu-se à pesquisa de documentos orientadores de políticas educativas nacionais e próprios do agrupa mento e à sua análise. A análise preliminar às entrevistas realizadas identifica a importância atribuída, pela maioria dos entrevistados, a uma práxis sistemática de supervisão pedagógica realizada pelos pares que pode contribuir para uma melhoria das práticas pedagógicas. Esta perceção positiva acaba por ser refreada pelos constrangimentos encontrados e sentidos nessa implementação, destacando se alguma resistência por parte de numerosos docentes que continuam a encarar a supervisão unicamente numa perspetiva de controlo e avaliação.
  • Livro de atas das I Jornadas Internacionais Online: educação, tecnologias e inovação
    Publication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Neves, Claudia; Courela, Conceição; Seabra, Filipa; Oliveira, Isolina; Henriques, Susana; Fombona, Javier; Moreira, J. António; Behar, Patricia Alejandra
    Ebook com os artigos completos das I jornadas Internacionais Online realizadas em 2014
  • Formative assessment of teachers in the context of an online learning environment
    Publication . Oliveira, Isolina; Tinoca, Luís
    This case study looked at how an assessment strategy designed for an online learning environment can support teachers’ professional development. More specifically, we intended to evaluate how a particular online assessment design can help the participating in-service teachers to recognize the added value of formative assessment, and promote their own use of formative assessment in their professional classroom practices. The presented assessment design consists of a combination of different, non-standard assessment methods in an online environment. We analysed data from 494 questionnaires, the participants’ critical reflections about their learning and the participants’ produced artefacts. The findings illustrate the participants’ recognition of the formative character of the proposed assessment design, reflected not only by the high scores reported in seven of the eight themes explored, but also from the qualitative analysis of the participants’ reflections and artefacts. Suggestions are offered for the improvement of the proposed assessment design, so as to better promote the formative character of assessment. In particular, implications for the development of formative assessment in online professional development are discussed taking into account its potential to promote the participants’ self-regulatory learning processes.
  • Ensino a distância e desenvolvimento profissional dos professores
    Publication . Pereira, Alda; Miranda, Branca; Oliveira, Isolina; Bastos, Glória; Mota, José
    A tendência mais generalizada na modalidade de ensino a distância tem-se pautado por abordagens estruturadas, com base em materiais que são disponibilizados aos estudantes. A estes é pedido que aprofundem os conteúdos predefinidos, sob a forma de auto-aprendizagem. Nesta comunicação pretende-se dar a conhecer uma abordagem em regime de seminário aberto, a distância, não centrada nos conteúdos e que visa o desenvolvimento reflexivo de profissionais. Descreve-se de forma sucinta o objectivo desta abordagem e são apresentados resultados no que respeita à percepção dos estudantes quanto à sua evolução e quanto ao seu grau de satisfação quando é feita a comparação com abordagens mais tradicionais.
  • A avaliação digital de competências: elementos para uma estratégia
    Publication . Pereira, Alda; Oliveira, Isolina
    Neste capítulo apresentam-se as ideias chave que fundamentam a implementação de estratégias de avaliação digital de competências, numa perspetiva de uma avaliação sustentável. Partindo do conceito de competência e dos requisitos gerais que permitem afirmar que se está a avaliar uma competência, aborda-se a problemática da avaliação através do desenho de atividades autênticas. Por se preconizar uma avaliação de natureza digital, é enfatizado o recurso às tecnologias, realçando a necessidade de proceder a uma escolha criteriosa para a sua utilização. Finalmente, abordam-se os aspetos essenciais sobre o conceito de rubrica e sobre a elaboração de rubricas, enquanto instrumentos de avaliação particularmente adequados à avaliação de competências.
  • Desenvolvimento profissional docente em comunidades virtuais de aprendizagem
    Publication . Oliveira, Isolina; Barreira, Carlos; Miranda, Branca
    A construção de comunidades de aprendizagem profissional constitui uma tentativa de colocar a prática dos professores no centro dos processos formativos. A formação dessas comunidades pode ser potenciada em ambientes de aprendizagem virtual quando orientadas pelo trabalho colaborativo entre os participantes e pela análise reflexiva das práticas educativas. Neste cenário o projeto Observatório Virtual de Supervisão Pedagógica e Autoavaliação de Escolas está a ser concretizado com o trabalho de professores e investigadores na promoção do desenvolvimento profissional. O projeto tem como objetivos desenvolver processos formativos, de acordo com as necessidades das escolas/agrupamentos de escolas e focados na supervisão pedagógica por pares, acompanhar o desenvolvimento de projetos em curso e colaborar nos processos de autoavaliação. A formação desenvolvida em contexto de trabalho entre diferentes profissionais de ensino teve como base intervenções orientadas pela elaboração e análise de instrumentos de observação e discussão em fóruns virtuais em torno das reflexões que daí resultaram. Num primeiro momento, foram envolvidos professores com funções de supervisão, coordenação e liderança pedagógica de duas escolas, uma da zona de Setúbal e outra da zona de Coimbra. A análise de narrativas dos professores, da interação nos fóruns e das reflexões finais elaboradas foca-se no modo como se processa a partilha de ideias e de materiais e nas transformações ocorridas ao nível de conceções sobre a inovação e a supervisão pedagógica. Argumenta-se que a metodologia adotada proporcionou o trabalho colaborativo assente na produção de artefactos, interações, intercâmbio de conhecimento e reflexão sobre práticas educativas, dando origem ao desenvolvimento de comunidades virtuais de aprendizagem. Neste percurso, os professores construíram novos conhecimentos e refizeram crenças e atitudes relativamente ao papel da supervisão pedagógica na inovação das escolas e no desenvolvimento profissional docente.
  • Práticas de liderança em contextos online: um estudo de caso
    Publication . Oliveira, Isolina; Courela, Conceição
    A presente investigação tem como foco de estudo a comunidade de aprendizagem constituída pela equipa docente (docente e tutores), de uma unidade curricular integrada num curso de profissionalização em serviço de professores, promovido pela Universidade Aberta de Portugal. Os objectivos do estudo são analisar e refletir acerca dos processos conducentes a uma e-liderança distribuída e compreender os processos de articulação desenvolvidos pela equipa docente, no que respeita à avaliação digital dos formandos. Este estudo consiste num estudo de caso intrínseco, centrado sobretudo nas interações entre docente e tutores e entre tutores nos fóruns da referida unidade curricular. Os dados foram recolhidos através da análise dessas interações e dos vários documentos que foram objeto de debate nos fóruns de discussão. Os resultados evidenciam uma prática de e-liderança distribuída, tornando a tutoria on line num empreendimento conjunto, que se reflete numa docência de proximidade aos formandos e no desenvolvimento pessoal e profissional da própria equipa.