Browsing by Issue Date, starting with "2019"
Now showing 1 - 10 of 812
Results Per Page
Sort Options
- João Miguel dos Santos Simões e a Criação do Museu Nacional do Azulejo (1947-1971)Publication . Câmara, Maria Alexandra Gago daDesenvolvido gratuitamente. O Dicionário Quem é Quem na Museologia Portuguesa, acessível no site do Instituto de História de Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IHA-FCSH/NOVA), é um projeto em curso da linha de investigação Estudos de Museus. Como objetivo fundamental, propõe-se facultar uma visão abrangente, um conhecimento preciso e uma valorização atualizada das personalidades ligadas à museologia portuguesa, atuantes em diferentes tipologias científicas.
- Higher education and Web 2.0: barriers and best practices from the standpoint of practitionersPublication . Isaias, Pedro; Miranda, Paula; Pífano, SaraThe abundance of evidence of Web 2.0’s value in educational settings has provided both educators and researchers with prized information about the application of a panoply of technologies. The experience that this evidence portrays can be used to meaningfully direct teachers in their own ventures of Web 2.0 implementation. In online learning environments, any collaboration between the students must occur with the support of technology, so it is fundamental that technology functions as an enabler, maximizing the opportunities that online settings offer, and that students can tap into those technologies to enhance their learning experience. This chapter focuses on the implementation of Web 2.0 within higher education from the viewpoint of e-learning experts. It reports on the findings of on online questionnaire that examined both the barriers and the best practices of implementation and that was applied internationally among researchers and teachers in the higher education sector.
- O acolhimento de refugiados recolocados em Portugal: a intervenção das instituições locaisPublication . Costa, Paulo Manuel; Sousa, Lúcio; Bäckström, Bárbara; Magano, Olga; Albuquerque, RosanaO afluxo de refugiados à Europa e a implementação de um programa europeu de recolocação é um desafio para a União Europeia, mas também para Portugal, o qual se mostrou bastante recetivo para acolher um elevado número de refugiados, tendo, para o efeito, a Comissão Europeia estabelecido uma quota nacional de 1.642 refugiados. Face à ausência de uma tradição histórica de acolhimento de refugiados e à falta de estruturas estatais para o fazer, o programa de recolocação português está largamente fundado na sociedade civil, que independentemente da decisão política se mobilizou nesse sentido. Deste modo, o acolhimento dos refugiados recolocados em Portugal foi desenvolvido por um conjunto de organizações caracterizadas pela diversidade institucional e de objetivos e pela dispersão geográfica. Para compreender o modo como este processo está a decorrer, nomeadamente o papel e as práticas das instituições locais, estamos a realizar o projeto de investigação “Integração de refugiados em Portugal: papel e práticas das instituições de acolhimento”. Em termos metodológicos, é feita uma combinação de métodos qualitativos e quantitativos. Assim, numa primeira fase, foram realizadas entrevistas exploratórias a representantes de entidades públicas e instituições privadas com intervenção no processo de acolhimento, com o objetivo de nos permitir fazer uma primeira aproximação ao objeto de estudo e perceber os principais eixos do fenómeno social em análise. Numa segunda fase, foi aplicado um questionário online às instituições envolvidas com o objetivo de perceber quais as suas motivações, como decorreu o processo de acolhimento e que balanço fazem do mesmo. Neste texto apresenta-se uma síntese preliminar parcial dos dados recolhidos. Os resultados preliminares recolhidos mostram que ocorreu um movimento significativo de mobilização social e institucional em Portugal, por razões de caráter solidário e humanitário, com numerosas instituições locais a acolherem e a acompanharem o processo de integração dos refugiados recolocados, apesar da maioria delas não ter qualquer experiência prévia de trabalho com refugiados.
- Cross-curricular teaching: recommendations for cross-curricular teaching implementationPublication . Timmerman, Virginie; Caeiro, Sandra; Dalaaker, Dina; Hjort, Michael Fabrin; Gaussel, Marie; Greczylo, Tomasz; Harju, Vilhelmiina; Michelsen, Claus; Paz, João; Reverdy, Catherine; Rintakumpu, Annina; Rostworowski, Michal; Serrano, Ana; Teixeira, António; Tervaniemi, Antonio Mari; Viana, IsabelThis eBook is the fourth and last output of the CROSSCUT project. The main purpose of CROSSCUT is to support the professional development of secondary school teachers by training them to develop the competences necessary for the implementation of cross curricular teaching. The eBook contains key information and tools produced during three years by participating institutions. It aims at providing the project’s targeted audiences with key recommendations backed by research conducted during the three years of the project. This eBook is organised in a way that, depending on who you are, you are directly pointed to the results and messages that may be of interest for you. Nevertheless, the CROSSCUT team invites you to read the eBook in its entirety.
- Apresentação [do] Dossiê Temático: Dez Faces de Sena: pistas para uma travessia pela obra de Jorge de Sena, a assinalar o centenário do seu nascimentoPublication . Santos, GildaApresentação do Dossiê Temático Dez Faces de Sena: pistas para uma travessia pela obra de Jorge de Sena, a assinalar o centenário do seu nascimento.
- Ao som dos fluxos da informação: processos de sonificação nas artes sonorasPublication . Paquete, Hugo; Bastos, Paulo Bernardino; Marcos, AdéritoThis essay tries to analyse the impact of the sonification processes in the sound arts, analysing their first and second order modes proposed by Scot Lancaster. This is achieved exploring the definition of their new production methodologies, philosophical implications and conceptual significance taking as examples artistic practical artworks analysed as speculative critical systems I, II, and III. It also explores the artistic trends that have been observed since 1990 in the post-digital aesthetics outside the aesthetics of failure. These artistic practices consist of generating art works based in the data-flows from geology, electromagnetism, nature, economics or other disciplines and practices to convert them into sound events originated outside the physic of sound as non-vibration forces. That is associated in my argument as data-event-sound with a new ontology. This allows a secondary ontology outside the forces that animate the understanding of sound as vibration. The sound is presented as translation of the data-information-flows establishing a relationship with the concept of appearance and form explored by Susanne Langer, opening the understanding of the work of art as a system of interdependent relations in the meta-medium of the digital-art. It generates new ways of understanding sound as mutation in which digital, biology, culture and spiritual establish interconnections between the computer as a digital domain in a landscape of code, promoting complex regimes of laminar-perception. These connections of meaning must be discussed in sound studies because they represent asymptomatic effects of the digital in life, art and the post-digital aesthetic momentum.
- Validade dos alimentos e o desperdício alimentarPublication . Moura, Ana Pinto de; Matos, Alexandra
- Cartografia conceitual de competência e competência digital: uma compreensão ampliadaPublication . Sales, Mary; Moreira, J. AntónioA proposta da pesquisa em tela apresenta uma reflexão conceitual ampliada acerca do que se compreende teoricamente por competência e por competência digital no contexto da educação contemporânea. Procurando compreender as relações atuais existentes entre os campos investigativos da prática pedagógica dos professores e das tecnologias, mais especificamente a relação entre as práticas experienciadas e vivenciadas nas salas de aula e o “domínio” das tecnologias para formação desenvolvemos a presente pesquisa, procurando, por um lado, ampliar a noção de competência digital docente, e por outro, apresentar alguns referenciais existentes em língua portuguesa para os professores se autoavaliarem e identificarem as suas competências digitais, em áreas como o desenvolvimento profissional, cidadania digital e pedagógica. Para tal, realizámos uma pesquisa bibliográfica que possibilitou uma análise aprofundada das compreensões conceituais em torno de uma teorização de competência e de competência digital docente que pretende contribuir para uma visão mais abrangente e consentânea com a realidade educativa do século XXI.
- Escrita e Outro em Maurice Blanchot: disrupções na obra, na identidade e no pensamento (filosófico)Publication . Carvalho, HelenaSendo uma questão primacial do pensamento filosófico – de tal forma que, como nos adverte Maurice Blanchot, resistiu sempre nos limites do seu questionamento e dos seus sistemas, mesmo quando estes pretenderam desvalorizá-la, ultrapassá-la ou subsumi-la – a questão radical do Outro, pensado como (in)condição e limite de todo o pensamento e discurso, surge como uma das maiores tarefas e exigências da filosofia contemporânea. Assomando, na sua radicalidade, em pensadores como Kierkegaard e Nietzsche, tal questão permeará igualmente o estruturalismo, o existencialismo, a hermenêutica e, muito especialmente, o pensamento da “diferença” representado por filósofos como Levinas, Deleuze e Derrida. Maurice Blanchot (1907-2003) surge, neste contexto, tal como reconhecem os últimos filósofos que referimos, como um autor incontornável pelo papel crucial que teve na emergência e radicalização da questão do Outro, questão central na sua conceção da literatura.
- Literatura e vida pública: Eça e Mário de CarvalhoPublication . Sequeira, Rosa Maria; Vieira, Maria CecíliaEste artigo analisa a relação entre a literatura e a vida pública em Portugal em dois autores representativos da literatura portuguesa, Eça de Queirós e Mário de Carvalho. Eça de Queirós é provavelmente o escritor português do século XIX com mais projeção internacional. Mário de Carvalho possui atualmente uma vasta obra de mais de trinta anos que tem merecido a atribuição de vários prémios literários, nacionais e estrangeiros e é um leitor entusiástico de Eça que frequentemente menciona. Têm em comum a intenção formadora e reformadora através de uma ironia impiedosa e crítica acutilante das respetivas sociedades. Este artigo analisa algumas vertentes e instituições da sociedade portuguesa que merecem a sua crítica, nomeadamente o jornalismo, a política, as igrejas e a cultura dominante. A responsabilidade de trazer os cidadãos da apatia em que estão quanto à cultura e à política é evidente nestes dois autores que não apenas dão um testemunho da sociedade portuguesa, mas transmitem a indignação moral contra todas as formas de submissão aos poderes instituídos.