Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
489.34 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A presente investigação tem como foco de estudo a comunidade de aprendizagem constituída pela equipa docente (docente e tutores), de uma unidade curricular integrada num curso de profissionalização em serviço de professores, promovido pela Universidade Aberta de Portugal. Os objectivos do estudo são analisar e refletir acerca dos processos conducentes a uma e-liderança distribuída e compreender os processos de articulação desenvolvidos pela equipa docente, no que respeita à avaliação digital dos formandos. Este estudo consiste num estudo de caso intrínseco, centrado sobretudo nas interações entre docente e tutores e entre tutores nos fóruns da referida unidade curricular. Os dados foram recolhidos através da análise dessas interações e dos vários documentos que foram objeto de debate nos fóruns de discussão. Os resultados evidenciam uma prática de e-liderança distribuída, tornando a tutoria on line num empreendimento conjunto, que se reflete numa docência de proximidade aos formandos e no desenvolvimento pessoal e profissional da própria equipa.
Description
Keywords
e-liderança Tutoria Comunidade de aprendizagem Rede de prática Liderança distribuída
Citation
Oliveira, I. & Courela, C. (2016). Práticas de liderança em contextos online: Um estudo de caso. RENOTE, 14(1), 1-10.