Browsing by Issue Date, starting with "2003-12"
Now showing 1 - 10 of 28
Results Per Page
Sort Options
- Do silêncio à polifonia : contributos da teoria sociocultural para a educação onlinePublication . Aires, LuísaNo presente artigo exploram-se as potencialidades da teoria sociocultural e a sua aplicação à análise dos processos educativos online. Parte-se da seguinte questão básica: qual é a relevância teórico-metodológica da teoria sociocultural para a interpretação da acção educativa, em geral, e da acção educativa online, em particular? A forte imbricação entre indivíduos, contextos e instrumentos mediadores ganha especial consistência nas investigações desenvolvidas no âmbito desta corrente. Neste sentido, conceitos bakhtinianos como polifonia, dialogismo e alteridade são integrados na proposta vygotskiana de construção social do conhecimento e de mediação, na senda do que tem vindo a ser desenvolvido por autores como Wertsch, Cole, Rogoff, Mercer, Ramirez e De Pablos.
- A cidade e a escrita nas origens da históriaPublication . Tavares, António Augusto
- Em torno da distintividade : alguns princípios fundamentais no âmbito da avaliação da qualidade de cursos onlinePublication . Teixeira, António; Miranda, RosaNos últimos anos tem-se assistido a um boom na oferta de cursos de formação suportados na web, em parte consequência do rápido desenvolvimento das TIC, o qual nem sempre tem sido acompanhado por uma exigência de qualidade adequada. Este facto conduziu a alguma desvalorização desta metodologia de ensino que importa ultrapassar. Neste artigo pretende-se discutir o quadro teórico que fundamenta o desenvolvimento de um sistema de avaliação da qualidade adaptado a cursos ministrados online. Assim, partindo-se da identificação dos princípios que nortearam historicamente o funcionamento dos sistemas de qualidade implementados nas instituições de ensino presencial, na dupla vertente dos produtos e dos processos, analisam-se os critérios de avaliação da qualidade no ensino online estabelecidos por diferentes organizações internacionais e aponta-se um referencial passível de ser adoptado pelas instituições de ensino a distância portuguesas.
- Duas metodologias de ensino em educação a distância onlinePublication . Gaspar, IvoneNo princípio subjacente da indispensabilidade de identificar e aplicar modelos pedagógicos para o ensino e no questionamento do ensino-aprendizagem na modalidade de educação a distância – regime online, procura-se, com este artigo, mostrar a relevância de duas metodologias ao serviço deste regime. Após uma introdução que pretende justificar o artigo dentro da temática da revista, desenvolve-se o conteúdo seguindo três pontos. O primeiro ponto tem por função contextualizar o tema de modo a evidenciar condições que dêem visibilidade às Metodologias seleccionadas. O segundo ponto identifica, caracterizando, as Metodologias em estudo e que se designam por “resolução de problemas” e “foco organizador”. Nele se clarificam, quanto à aplicação de uma ou outra metodologia, alguns dos objectivos de aprendizagem pretendidos, na relação com a tipologia das estratégias a implementar e a natureza das actividades a desenvolver. No terceiro ponto, procura-se traçar uma linha condutora entre as Metodologias analisadas e a educação em regime online.
- Recensão: Bell, Judth, Como realizar um projecto de investigaçãoPublication . Silva, Ana Isabel Mateus da
- Ensino a distância e desenvolvimento profissional dos professoresPublication . Pereira, Alda; Miranda, Branca; Oliveira, Isolina; Bastos, Glória; Mota, JoséA tendência mais generalizada na modalidade de ensino a distância tem-se pautado por abordagens estruturadas, com base em materiais que são disponibilizados aos estudantes. A estes é pedido que aprofundem os conteúdos predefinidos, sob a forma de auto-aprendizagem. Nesta comunicação pretende-se dar a conhecer uma abordagem em regime de seminário aberto, a distância, não centrada nos conteúdos e que visa o desenvolvimento reflexivo de profissionais. Descreve-se de forma sucinta o objectivo desta abordagem e são apresentados resultados no que respeita à percepção dos estudantes quanto à sua evolução e quanto ao seu grau de satisfação quando é feita a comparação com abordagens mais tradicionais.
- Cosmópolis e cosmopolitismoPublication . João, Maria Isabel
- A alma da república : da cidade tensional aos princípios da ideia de CidadePublication . Noronha, Maria Teresa de
- Contributos para uma pedagogia do ensino online pós-graduado : proposta de um modeloPublication . Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Mota, José; Aires, Luísa; Morgado, LinaO presente artigo resulta de uma reflexão colectiva que os autores têm vindo a desenvolver tendo em vista a implementação de cursos online ao nível da Pós-Graduação na Universidade Aberta. Partindo quer da análise teórica quer da experiência prática individual, são expostas as grandes linhas orientadoras de um possível modelo pedagógico que por um lado necessariamente se deverá confrontar com o “teste da realidade” mas que, por outro lado, tem já vindo a funcionar, para diversos docentes, como elemento orientador da concepção, desenvolvimento e implementação de diversos módulos, disciplinas e cursos online ao nível pós-graduado.
- Solvable groups definable in o-minimal structuresPublication . Edmundo, Mário JorgeIn this paper we develop group extension theory over an o-minimal structure N and use it to describe N-definable solvable groups. We prove an o-minimal analogue of the Lie-Kolchin-Mal'cev theorem and we describe N-definable G-modules and N-definable rings.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »