Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Do silêncio à polifonia : contributos da teoria sociocultural para a educação online

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Revista-Discursos23-35.pdf166.55 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

No presente artigo exploram-se as potencialidades da teoria sociocultural e a sua aplicação à análise dos processos educativos online. Parte-se da seguinte questão básica: qual é a relevância teórico-metodológica da teoria sociocultural para a interpretação da acção educativa, em geral, e da acção educativa online, em particular? A forte imbricação entre indivíduos, contextos e instrumentos mediadores ganha especial consistência nas investigações desenvolvidas no âmbito desta corrente. Neste sentido, conceitos bakhtinianos como polifonia, dialogismo e alteridade são integrados na proposta vygotskiana de construção social do conhecimento e de mediação, na senda do que tem vindo a ser desenvolvido por autores como Wertsch, Cole, Rogoff, Mercer, Ramirez e De Pablos.

Description

Keywords

Ensino a distância Teoria da educação Sistemas on-line

Citation

Aires, Luísa - Do silêncio à polifonia : contributos da teoria sociocultural para a educação online. "Discursos [Em linha] : perspectivas em educação". ISSN 0872-0738. Nº 1 (Dez. 2003), p. 23-35

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade Aberta

CC License