Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
166.55 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
No presente artigo exploram-se as potencialidades da teoria sociocultural e a sua aplicação à
análise dos processos educativos online. Parte-se da seguinte questão básica: qual é a relevância
teórico-metodológica da teoria sociocultural para a interpretação da acção educativa, em geral, e da
acção educativa online, em particular? A forte imbricação entre indivíduos, contextos e instrumentos
mediadores ganha especial consistência nas investigações desenvolvidas no âmbito desta corrente. Neste
sentido, conceitos bakhtinianos como polifonia, dialogismo e alteridade são integrados na proposta
vygotskiana de construção social do conhecimento e de mediação, na senda do que tem vindo a ser
desenvolvido por autores como Wertsch, Cole, Rogoff, Mercer, Ramirez e De Pablos.
Description
Keywords
Ensino a distância Teoria da educação Sistemas on-line
Citation
Aires, Luísa - Do silêncio à polifonia : contributos da teoria sociocultural para a educação online. "Discursos [Em linha] : perspectivas em educação". ISSN 0872-0738. Nº 1 (Dez. 2003), p. 23-35