Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 10 of 77
  • Os portugueses no discurso mediático europeu: as notícias sobre a crise financeira
    Publication . Szeremeta, Irina Veríssimo; Aires, Luísa
    O discurso dos media tem uma grande importância na construção da imagem do Outro e, por consequência, influencia as relações interculturais. Neste estudo, procurou-se analisar o discurso de cinco jornais europeus para caraterizar Portugal na crise financeira de 2011. Para a consecução deste objetivo, foram analisados 25 artigos sobre a crise portuguesa, publicados em 5 jornais de diferentes países europeus. Nas notícias estudadas, os Portugueses são associados a atributos pouco valorizados na escala de valores europeia, como a pobreza, a desorganização, a corrupção ou a preguiça. Dominam, ainda, as referências a instituições e personalidades ligadas à União Europeia, em detrimento da alusão aos cidadãos portugueses. Portugal e outros países que enfrentam a crise financeira, como Espanha ou Grécia, são apresentados através de uma terminologia frequentemente pejorativa. As notícias analisadas adotam um estatuto moralizador, insistindo na identificação dos responsáveis pela crise e associando a austeridade a uma “pena” que conduzirá à reabilitação do país. Neste estudo, observa-se uma clara demarcação entre o Nós e os Outros, associando-se os Outros a um duplo estereótipo: diferentes e pobres.
  • Do silêncio à polifonia : contributos da teoria sociocultural para a educação online
    Publication . Aires, Luísa
    No presente artigo exploram-se as potencialidades da teoria sociocultural e a sua aplicação à análise dos processos educativos online. Parte-se da seguinte questão básica: qual é a relevância teórico-metodológica da teoria sociocultural para a interpretação da acção educativa, em geral, e da acção educativa online, em particular? A forte imbricação entre indivíduos, contextos e instrumentos mediadores ganha especial consistência nas investigações desenvolvidas no âmbito desta corrente. Neste sentido, conceitos bakhtinianos como polifonia, dialogismo e alteridade são integrados na proposta vygotskiana de construção social do conhecimento e de mediação, na senda do que tem vindo a ser desenvolvido por autores como Wertsch, Cole, Rogoff, Mercer, Ramirez e De Pablos.
  • Do ensino de emergência à transformação digital. Livro de comunicações e posters do eLIES2021
    Publication . Marques, Célio Gonçalo; Nata, Ana; Rodrigues, Ana; Aires, Luísa; Cravino, José
    O presente eBook - reúne os resumos, comunicações e os posters realizadas durante o IX Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior (eLIES2021), que se realizou pela primeira vez, em formato virtual e cujo lema foi “Do Ensino de Emergência à Transformação Digital”. O eL@IES é um Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior realizado anualmente, numa parceria de 3 IES das quais, o LE@D, Universidade Aberta é permanente. No âmbito da difusão e da transferência do conhecimento, visa promover a reflexão, o debate e a troca de experiências na implementação, na organização e na aplicação de eLearning nas Instituições de Ensino Superior portuguesas. Neste enquadramento, o eL@IES 2021 permitiu perceber, reforçar e desenvolver boas práticas de colaboração e de partilha entre as equipas e as unidades de eLearning e as Instituições de Ensino Superior portuguesas.
  • Educational challenges and visibility of vulnerable groups and unaccompanied migrant children and adolescents: tackling social exclusion
    Publication . Serrano-García, Jennifer; Olmedo Moreno, Eva M.; Aires, Luísa; Expósito López, Jorge
    The research study provides a reflection on individuals who find themselves at risk of social exclusion, with the aim of exposing the lived reality of this group, especially those in regions where ARSSCI (Andalusian strategy for social cohesion and inclusion) is being applied, highlighting highly vulnerable individuals such as UMCA (unaccompanied migrant children and adolescents). With regards to the latter, critical analysis is used to establish a set of potential measures for tackling the different educational challenges faced by teachers and educational institutions. This approach strives to give visibility to the ignored reality of a population that finds itself excluded from Spanish society, especially vulnerable minors and UMCA. Only through greater awareness and collective action will it be possible to implement educational policies and programs to promote social inclusion. This requires giving a voice and visibility to those who are marginalized by society and, from the educational setting, remove barriers to enable fair and equitable coexistence for the whole population.
  • Privilegiación y reintegración de programas culturales televisivos en educación de adultos
    Publication . Aires, Luísa
    En el artículo se analizan los procesos apropiación del documental "Senhora Aparecida", junto de agentes específicos y en el marco de la teoría sociocultural. El texto valora particularmente los constructos de privilegiación y reintegración en el ámbito de la aplicación de la metodología microgenética. A partir de los discursos producidos a lo largo de la resolución de problemas se identifican diferentes modos de narración y de resolución de las actividades y un alto nivel de privilegiación del documental. El artículo concluye con la reiteración del importante papel mediador del documental en el ámbito de la educación de adultos y la identificación de una gran diversidad de estrategias de resolución de problemas y de modos de oralidad que se articulan con las experiencias de vida de los agentes, en general, y el nivel de escolaridad, en particular.
  • Educação a distância e diversidade no ensino superior
    Publication . Aires, Luísa; Moura, Ana Pinto de; Seabra, Filipa; Moreira, J. António
    Os textos desta publicação refletem, de forma aprofundada, o pensamento dos autores sobre Educação a Distância e Inovação Pedagógica e, em particular, sobre o papel das metodologias, interações e dos recursos educacionais na inclusão e participação da população adulta no Ensino Superior. Estas reflexões foram, inicialmente, apresentadas no Seminário Educação a Distância e Diversidade no Ensino Superior, realizado no Porto, em julho de 2014 e, posteriormente, aprofundadas para publicação no presente eBook.
  • Colaboração online, formação contínua de professores e TIC na sala de aula : estudo de caso
    Publication . Montez, Risoleta; Aires, Luísa
    Las TIC han transformado la vida cotidiana de los individuos, sus mentes, objetivos de vida y también la organización de la sociedad. En este contexto de cambio, se supone la existencia de un tipo de escuela con trayectorias basadas en las especificidades de la actual sociedad red. Las investigaciones desarrolladas en el ámbito de la Red de Observatorios Municipales para a Alfabetización e Inclusión Digital están demostrando que, si bien los maestros de primaria reconocen la importancia de las tecnologías digitales e Internet, estos maestros apenas usan estas tecnologías justificando su postura en la ausencia de competencias pedagógicas. Por otra parte, las lógicas de mono docencia existentes en Primaria han desarrollado culturas de aislamiento profesional que no han beneficiado las dinámicas de trabajo en red, elementos fundamentales para la promoción de la alfabetización digital. A partir de esta realidad y de la revisión teórica que hemos realizado sobre esta problemática, hemos diseñado, ofrecido y analizado un cursillo online centrado en lógicas colaborativas, para la formación de profesores de primaria, en el distrito de Santarém, Portugal.
  • Transição para o ensino remoto de emergência no ensino superior em Portugal: um estudo exploratório
    Publication . Seabra, Filipa; Aires, Luísa; Teixeira, António
    A pandemia de Covid-19 teve impactos profundos no ensino superior. Em Portugal, afetou cerca de 350000 estudantes, envolvidos num processo de transição de emergência para práticas de ensino remoto. Consideramos fundamental identificar práticas adotadas pelas instituições de ensino superior nesse contexto, assim como a forma como têm sido reajustadas ao longo do tempo, e como o processo foi percecionado, quer por professores, quer por estudantes. Paratal, foi aplicado um questionário online dirigido a professores e estudantes do ensino superior presencial entre os dias 22 de abril e 12 de maio de 2020. Os resultados apontam para a adoção de uma pluralidade de estratégias de ensino, com destaque para práticas síncronas, e revistas ao longo do processo. Apesar de aspetos sensíveis como a avaliação, o envolvimento dos estudantes, as atividades práticas ou a gestão do tempo, são reconhecidas potencialidades e limitações ao processo.
  • Livro de resumos do 1º MeetUP22: encontro de investigadores do LE@D – Inovação e Ciência
    Publication . Morgado, Lina; Aires, Luísa; Seabra, Filipa; Paz, João; Rocha, Maria Antonieta
    O presente eBook – “Livro de Resumos MeetUP22 Encontro de Investigadores do LE@D - Inovação e Ciência” - reúne os resumos das comunicações realizadas pelos investigadores durante este encontro. Integrado na coleção LE@D Talks, pretende constituir uma memória do encontro e da dinâmica participatória desta comunidade de investigadores, que agrega os investigadores integrados e os colaboradores. bem como os mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos envolvidos na investigação deste centro. O ebook está organizado de acordo com o alinhamento do programa e, portanto, na sequência realizada.
  • Educação a distância e elearning no ensino superior
    Publication . Dias, Paulo; Caeiro, Domingos; Aires, Luísa; Moreira, Darlinda; Goulão, Fátima; Henriques, Susana; Moreira, J. António; Nunes, Catarina S.
    O presente relatório documenta a trajetória inicial do estudo para um “Diagnóstico sobre o Ensino a Distância e eLearning no Ensino Superior em Portugal”, desenvolvido no âmbito do Observatório da Qualidade do Ensino a Distância e eLearning, sediado na UAb (Despacho, extrato n.º 10823/2012). A crescente mobilização das Instituições de Ensino Superior (IES) para o desenvolvimento de oferta educativa suportada por modelos de eLearning, bem como a ausência de informação sistematizada sobre as conceções pedagógicas dos atores vinculados aos processos de gestão, desenvolvimento e coordenação de cursos em EaD e eLearning, justificaram a primeira etapa do estudo que apresentamos neste documento. A necessidade de realizar um diagnóstico sobre o EaD e eLearning nas instituições públicas de ES surge da constatação de uma grande diversidade de conceções e de práticas abrangidas por um conceito com significados e sentidos tão diversos, como é o caso do “eLearning”. Alguns registos esporádicos sobre os contextos de prática pedagógica no Ensino Superior permitem-nos observar que, atualmente, o eLearning abrange um amplo leque de variantes que vão, desde práticas ocasionais de ensino e aprendizagem mediadas por tecnologias digitais, até ao desenvolvimento e oferta de cursos exclusivamente online. Estas práticas não se dissociam das marcas históricas do conceito e do universo teórico que o sustenta e enraízam-se nos modelos pedagógicos e culturais das instituições de ES que as promovem, sejam presenciais ou a distância. Na primeira fase da investigação, pretendeu-se “explorar conceções pedagógicas, organizativas e tecnológicas de membros de órgãos de gestão e coordenação envolvidos no desenvolvimento e oferta de cursos em eLearning, no Ensino Superior Público”. O contexto da investigação foram as Instituições de Ensino Superior Público que, representadas pelos seus membros com funções de direção e coordenação, voluntariamente aderiam ao estudo. A informação foi obtida através de um questionário online desenvolvido para o estudo, sendo maioritariamente constituído por itens de resposta de tipo Likert. Importa salientar que a presente pesquisa constitui, tão-só, a primeira etapa de um percurso investigativo que se pretende mais amplo e aprofundado. O estudo empírico decorreu entre 28/03/2014 e 25/05/2014, tendo respondido ao questionário 26 indivíduos. De entre os 26 respondentes, é possível identificar 3 grupos: um subgrupo (maioritário) que apresenta conceções organizativas próximas do que é proposto na revisão da literatura sobre eLearning, um subgrupo com conceções próximas do Blended Learning e um terceiro subgrupo (minoritário) que parece afastar-se destas conceções, perspetivando o eLearning na sua dimensão tecnológica e reduzindo-o à mera disponibilização online de conteúdos. Há, ainda, dados que revelam contradições nas respostas a alguns itens (como conteúdos/ recursos; orientação/diretividade). Considera-se, portanto, fundamental o aprofundamento de algumas dimensões deste estudo. No que diz respeito à formação de professores, importa salientar que, de acordo com as respostas de grande parte dos respondentes, a responsabilidade do processo de formação, nesta área, recai sobre o indivíduo, aparentando a ausência da valorização institucional deste tipo de docência. Há, no entanto, IES que já incorporaram a formação de professores para a educação online na sua missão. Este aspeto salienta a necessidade de intensificar o investimento na formação pedagógica dos professores para a docência online e a urgência em ser adotada uma discriminação positiva dentro das IES no que diz respeito à formação e prática deste tipo de ensino, em instituições de ES com culturas pedagógicas presenciais. Dada a natureza exploratória deste estudo, a reduzida dimensão da sua amostra e a especificidade do instrumento de recolha de informação adotado, reitera-se a necessidade de, em futuro próximo, se perspetivar o seu aprofundamento, seja através da aplicação do questionário construído no âmbito deste estudo a uma amostra mais ampla, seja através da aplicação de metodologias compreensivas de investigação.