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- La colección anticuaria de la Academia das Ciências de LisboaPublication . Almagro‑Gorbea, Martín; Cardoso, João Luís; Antunes, Miguel TellesEstudo de doze objectos arqueológicos conservados no Museu da Academia das Ciências de Lisboa: um machado neolítico, dois machados do Bronze Final, duas estatuetas de cabras, de bronze, uma árula romana epigrafada, duas lucernas, uma delas falsa, dois selos de bronze falsos e dois ídolos pré‑romanos falsos. Estos objetos, na sua maioria inéditos, entre os quais se destacam as duas estatuetas de cabras e os dois ídolos pré‑romanos falsos, documentam o ambiente antiquário do coleccionismo científico em Portugal durante o Iluminismo e a criação de gabinetes de antiguidades vinculados às bibliotecas criadas no final do século XVIII por D. Manuel do Cenáculo. Por tal razão, ilustram a história da Academia das Ciências de Lisboa e o início da Arqueologia e da Museologia em Portugal.
- Criptomoeda: o BitcoinPublication . Brandão, PedroA síntese da moeda Bitcoin, a história da criptomoeda e do Bitcoin, o movimento Cyberpunk, as primitivas das tecnologias das criptomoedas, criptografia assimétrica, encriptação de chave pública, assinaturas digitais, Blockchain, endereços digitais, administração de consenso, prova de trabalho (PoW), mineração e impossibilidade de gastos duplicados.
- Recensão crítica: O Livro do Porquê, a nova ciência da causa e efeitoPublication . Cavique, LuísA mais recente obra de Judea Pearl e Dana Mackenzie, 'The Book of Why', no seu subtítulo promete desenvolver uma nova ciência para a causa e efeito. Judea Pearl é o autor das conhecidas redes bayesianas, ferramenta fundamental em Inteligência Artificial (IA), e galardoado com a maior distinção em ciências da computação, o Prémio Turing da 'Association for Computing Machinery' (ACM).
- Editorial 15Publication . Cavique, LuísOs artigos estão organizados por ordem de chegada. O primeiro artigo, trata o assunto das cripto-moedas e em particular do Bitcoin. O segundo artigo, de um doutorando desta universidade, apresenta um algoritmo de escalonamento de aplicações móveis sensíveis ao contexto. O terceiro artigo, de um doutorado por esta universidade apresenta modelo aplicado ao governo eletrónico. O quarto artigo, são apresentados modelos que relacionam a curiosidade científica, a teoria da informação e a utilidade do conhecimento. O quinto artigo, que apresenta um chatbot para apoio ao estudante nesta universidade. Finalmente para fechar este número, apresenta-se a recensão crítica de uma recente obra que trata da nova ciência da causa e efeito.
- Amianto em Portugal: a difícil aplicação da Lei 2/2011Publication . Janela, José; Pereira, PedroPara fazer face a problemas de saúde ambiental provocados pelo amianto, o Parlamento Português aprovou a Lei 2/2011, visando a remoção de materiais com amianto existentes em edifícios públicos. Após consulta de documentos oficiais e entrevistas a responsáveis de entidades públicas e outros atores chave, demonstra-se que a lei só muito parcialmente foi cumprida. A maior parte da Administração Pública não estava preparada cientificamente nem tinha recursos humanos e financeiros suficientes para aplicar a legislação. O resultado foi um levantamento muito incompleto de edifícios com amianto. Só dois anos após o prazo previsto, e após grande pressão pública, com ampla e determinante cobertura mediática, se publicou uma primeira lista dos edifícios públicos com amianto em Portugal continental, não existindo ainda previsão do prazo de remoção total desse material.
- Transição para o ensino remoto de emergência no ensino superior em Portugal: um estudo exploratórioPublication . Seabra, Filipa; Aires, Luísa; Teixeira, AntónioA pandemia de Covid-19 teve impactos profundos no ensino superior. Em Portugal, afetou cerca de 350000 estudantes, envolvidos num processo de transição de emergência para práticas de ensino remoto. Consideramos fundamental identificar práticas adotadas pelas instituições de ensino superior nesse contexto, assim como a forma como têm sido reajustadas ao longo do tempo, e como o processo foi percecionado, quer por professores, quer por estudantes. Paratal, foi aplicado um questionário online dirigido a professores e estudantes do ensino superior presencial entre os dias 22 de abril e 12 de maio de 2020. Os resultados apontam para a adoção de uma pluralidade de estratégias de ensino, com destaque para práticas síncronas, e revistas ao longo do processo. Apesar de aspetos sensíveis como a avaliação, o envolvimento dos estudantes, as atividades práticas ou a gestão do tempo, são reconhecidas potencialidades e limitações ao processo.
- Universidades seniores em Portugal e o uso das tecnologias digitais: inclusão digital e socialPublication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Nobre, Ana; Gil, Henrique; Chenoll, Antonio; Macedo, CarlaEste artigo baseia-se na investigação do uso das tecnologias digitais no contexto das principais Universidades de Seniores em Portugal, mais conhecidas no Brasil como Universidade para a Terceira Idade. O principal objetivo do trabalho realizado é analisar o uso de tecnologias digitais, na vida pessoal dos idosos, na qualidade de vida e na inclusão digital e social, identificando também as aplicações tecnológicas mais utilizadas em duas das principais universidades seniores na região de Lisboa. A metodologia de investigação foi de natureza quantitativa e qualitativa, com a recopilação de dados da aplicação de instrumentos de recolha aos alunos das universidades: Universidade Sênior de Almada e Universidade Don Sancho, ambas na região de Lisboa. Como resultado dessa investigação, verificamos que os seniores quando buscam conhecimento tecnológico sentem-se mais autônomos e confiantes na procura de informações, nas diversas formas de comunicação entre familiares e amigos e, em consequência, a diminuição da solidão e o aumento da qualidade de vida e da sustentabilidade socioeconômica.
- Curiosidade científicaPublication . Gomes, OrlandoIndependentemente do contexto geográfico ou histórico, a fonte primordial de pesquisa científica sempre foi a curiosidade. Antes de qualquer motivação económica, as pessoas envolvem-se em atividades de investigação devido ao seu impulso em conhecer e à sua determinação emdescobrir coisas novas. Ao longo do tempo, a curiosidade levou a que a atenção dos cientistas se dispersasse virtualmente por todos os assuntos imagináveis. Neste artigo, um modelo teórico é desenvolvido com o objetivo de investigar as implicações da dispersão da atenção guiada pela curiosidade. A principal implicação é que mesmo num cenário de atenção limitada, a sua disseminação através de um número progressivamente maior de objetos científicos é capaz de conduzir a um resultado de crescimento sustentado de longo prazo do número de atividades científicas prosseguidas com sucesso.
- Leadership characteristics and digital transformationPublication . Porfírio, José; Carrilho, Tiago; Felício, José Augusto; Jardim, JacintoDigital transformation (DT) is essential for all companies and industries, depending crucially on systems, IT, strategy, and people. In this research, we analyse how firms’ characteristics, associated with management characteristics, promote DT in Portuguese companies. The model considers the relationship between digital strategy and corporate and business strategy, according to firm and management characteristics. We use a multilevel analysis, applying fsQCA to data obtained from 47 Portuguese firms. The results represent an important step forward in the knowledge of the conditions to promote higher stages of DT, especially regarding leadership and management associated with certain firms’ characteristics. The conclusions support the crucial role of leadership and especially the importance of managers’ coherence towards companies’ mission to promote more advanced stages of DT. At the same time, it contributes to develop knowledge about the best possible combination of firms’ and management characteristics to promote DT.
- Orpheu e a renovação identitáriaPublication . Vila Maior, DionísioEste texto pretende refletir sobre os valores e as atitudes estético-literárias e ideológico-literárias que, em Portugal, demarcam vertebralmente este movimento. Nesse sentido se procurará refletir sobre a “aventura modernista” dos jovens modernistas (Fernando Pessoa, José de Almada Negreiros, Mário de Sá-Carneiro, Álvaro de Campos, Santa-Rita Pintor, entre outros), “aventura” essa corporizada quer na revista de 1915, como nos diversos manifestos literários que então foram aparecendo.