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- Criptomoeda: o BitcoinPublication . Brandão, PedroA síntese da moeda Bitcoin, a história da criptomoeda e do Bitcoin, o movimento Cyberpunk, as primitivas das tecnologias das criptomoedas, criptografia assimétrica, encriptação de chave pública, assinaturas digitais, Blockchain, endereços digitais, administração de consenso, prova de trabalho (PoW), mineração e impossibilidade de gastos duplicados.
- Uma proposta de algoritmo de escalonamento de aplicações móveis sensíveis ao contexto para o paradigma fog computingPublication . Barros, Celestino Lopes de; Rocio, Vitor; Sousa, André; Paredes, HugoEscalonamento na arquitetura cloud e no paradigma fog continuam a apresentar alguns desafios aliciantes. Na cloud, segundo o conhecimento dos autores, ela é amplamente estudada e em muitas pesquisas é abordada na perspetiva de provedores de serviço. Na fog, é muito complexo e, existem poucos estudos. Procurando trazer contributos inovadores nas áreas de escalonamento de tarefas, neste artigo, propomos uma solução para o problema de escalonamento de aplicações móveis sensíveis ao contexto para o paradigma fog computing onde diferentes parâmetros de contexto são normalizados através da normalização Min-Max, as prioridades são definidas através da aplicação da técnica da Regressão Linear Múltipla (RLM) e o escalonamento é feito recorrendo a técnica de Otimização de Programação Não Linear Multi-objetivo (MONLP).
- Amianto em Portugal: a difícil aplicação da Lei 2/2011Publication . Janela, José; Pereira, PedroPara fazer face a problemas de saúde ambiental provocados pelo amianto, o Parlamento Português aprovou a Lei 2/2011, visando a remoção de materiais com amianto existentes em edifícios públicos. Após consulta de documentos oficiais e entrevistas a responsáveis de entidades públicas e outros atores chave, demonstra-se que a lei só muito parcialmente foi cumprida. A maior parte da Administração Pública não estava preparada cientificamente nem tinha recursos humanos e financeiros suficientes para aplicar a legislação. O resultado foi um levantamento muito incompleto de edifícios com amianto. Só dois anos após o prazo previsto, e após grande pressão pública, com ampla e determinante cobertura mediática, se publicou uma primeira lista dos edifícios públicos com amianto em Portugal continental, não existindo ainda previsão do prazo de remoção total desse material.
- La colección anticuaria de la Academia das Ciências de LisboaPublication . Almagro‑Gorbea, Martín; Cardoso, João Luís; Antunes, Miguel TellesEstudo de doze objectos arqueológicos conservados no Museu da Academia das Ciências de Lisboa: um machado neolítico, dois machados do Bronze Final, duas estatuetas de cabras, de bronze, uma árula romana epigrafada, duas lucernas, uma delas falsa, dois selos de bronze falsos e dois ídolos pré‑romanos falsos. Estos objetos, na sua maioria inéditos, entre os quais se destacam as duas estatuetas de cabras e os dois ídolos pré‑romanos falsos, documentam o ambiente antiquário do coleccionismo científico em Portugal durante o Iluminismo e a criação de gabinetes de antiguidades vinculados às bibliotecas criadas no final do século XVIII por D. Manuel do Cenáculo. Por tal razão, ilustram a história da Academia das Ciências de Lisboa e o início da Arqueologia e da Museologia em Portugal.
- Construção de um chatbot para apoio ao estudantePublication . Rocio, Vitor; Wesley, AnilaA educação a distância online tem recebido muita atenção ultimamente, devido à pandemia de Covid-19. No entanto, a maioria dos alunos desconhece as suas abordagens pedagógicas, a necessidade de estudo autónomo, os modos de avaliação e também os serviços administrativos, que funcionam principalmente online. Neste contexto, os alunos geralmente precisam de um suporte inicial que algumas instituições fornecem na forma de um curso / módulo de bootcamp. Como a maioria das dúvidas dos novos alunos são as mesmas, neste artigo propomos apresentar um chatbot automatizado que responda diretamente às dúvidas comuns que os alunos têm quando começam a frequentar uma universidade online. O bot foi fornecido aos alunos no módulo bootcamp, complementando a função do monitor do módulo (humano). Após avaliar o feedback dos alunos, obtemos resultados encorajadores, que apontam para a conveniência de usar um chatbot automatizado para responder diretamente às perguntas mais frequentes e para fornecer suporte inicial.
- O Cortejo das Rainhas: performance transdisciplinar de invocação do feminino e da águaPublication . Pereira, Selma; Pérez, Pilar; Marcos, AdéritoO Cortejo das Rainhas constituiu uma performance artística com expressão transdisciplinar e uma forte ligação à cultura, ao ancestral, ao simbólico e ao espiritual. A performance, integrada na linha de reflexão e crítica denominada Reina Posbolonia, envolveu mais de 20 participantes, teve lugar na cidade de Silves, Portugal, e resultou num fator catalisador individual, do grupo e da interpelação da comunidade no seu lugar (nas ruas, vielas, castelo e teatro da cidade). Neste artigo, analisamos os arquétipos, símbolos e dualidades presentes na performance, focando-nos no processo criativo da performance-ritual e nos seus aspetos comuns com o carnaval, de modo a contribuir para a discussão da dimensão transdisciplinar da invocação simbólica a elementos da espiritualidade, da ancestralidade e do sagrado.
- Equidade e inclusão nas políticas de educação: perspetivas a partir dos relatórios de avaliação externa de escolasPublication . Seabra, Filipa; Mouraz, Ana; Abelha, Marta; Henriques, SusanaRegista-se uma centralidade crescente dos temas da equidade e inclusão em educação, e parece consolidar-se a viragem de perspetivas mais restritas sobre estes conceitos, para uma visão que entende a necessidade de os estender a todos os alunos, dando resposta à diversidade das suas características, necessidades e potencialidades. Em Portugal, o Decreto-lei 54/2018 veio plasmar essa viragem, acompanhando o que tem vindo a ser preconizado a nível internacional. Também a avaliação externa de escolas (AEE) salienta, no seu terceiro ciclo, temas relacionados com a equidade e a inclusão, incluindo no seu Quadro de Referência, referentes como a “Promoção da equidade e inclusão de todas as crianças e todos os alunos” e “Resultados para a equidade, inclusão e excelência” (IGEC, 2019). Assinalando esta convergência, e reconhecendo o papel que a AEE tem assumido em termos de indução de práticas e transformação dos discursos, apresentamos uma análise dos relatórios do terceiro ciclo de avaliação externa de escolas, salientando questões relacionadas com a equidade e inclusão. Concretamente, questionámos em que domínios do referencial se destacam as referências a estes conceitos, quais as perspetivas de equidade e inclusão presentes nestes documentos, quem são os alvos preferenciais desta preocupação com a equidade e inclusão, e que medidas adotadas pelas escolas são salientadas nos relatórios. Enriquecemos ainda a análise com uma perspetiva diacrónica, com base nos relatórios anteriores das mesmas escolas agora consideradas. Os resultados apontam para uma preocupação com estes conceitos desde o arranque da AEE e uma interpretação crescentemente aberta dos mesmos.
- As tecnologias de informação e comunicação como recurso pedagógico nas escolas municipais do ensino regular de Taquara: recursos disponíveis e dificuldades identificadasPublication . Costa, Suzy de Abreu; Seabra, FilipaCom o intuito de auxiliar com uma educação inclusiva, realizou-se um trabalho de investigação orientado à obtenção do doutorado que teve como objetivo geral, caracterizar o uso de tecnologias com vistas à inclusão, considerando a socialização, a aprendizagem, bem como, o respeito pelos direitos dos alunos com deficiências nas Escolas Municipais de Ensino Regular do Município de Taquara. A metodologia utilizada foi de cunho quanti-qualitativo, com o objetivo de obter-se uma maior compreensão dos fenômenos a serem investigados, tendo como técnicas de recolha de dados, inquérito por questionário e entrevista semiestruturada, instrumentos dirigidos, primeiramente à diretora da Secretaria de Educação Especial e, posteriormente, aos professores titulares e os de apoio. Nas análises dos resultados e durante o processo conclusivo, fez-se uma correlação com os objetivos específicos desta investigação, sendo estes: caracterizar os recursos tecnológicos e humanos disponíveis nas escolas para o atendimento aos estudantes com deficiência; conhecer as percepções dos professores titulares e os de apoio relativamente ao seu nível de competência na utilização destes recursos tecnológicos; analisar as perspectivas dos vários intervenientes sobre os impactos da utilização das TIC durante o processo de ensino e aprendizagem nos alunos especiais incluindo ao nível pedagógico, curricular e extracurricular; e, por último, analisar as perspectivas dos vários intervenientes sobre as limitações dos recursos existentes e entraves à sua efetiva utilização. Em particular, no presente texto, propomo-nos responder preliminarmente ao primeiro e último desses objetivos específicos.
- Universidade Aberta: Aprendizagem ao Longo da Vida e formação a distânciaPublication . Caetano, Fernando J. P.
- Editorial 15Publication . Cavique, LuísOs artigos estão organizados por ordem de chegada. O primeiro artigo, trata o assunto das cripto-moedas e em particular do Bitcoin. O segundo artigo, de um doutorando desta universidade, apresenta um algoritmo de escalonamento de aplicações móveis sensíveis ao contexto. O terceiro artigo, de um doutorado por esta universidade apresenta modelo aplicado ao governo eletrónico. O quarto artigo, são apresentados modelos que relacionam a curiosidade científica, a teoria da informação e a utilidade do conhecimento. O quinto artigo, que apresenta um chatbot para apoio ao estudante nesta universidade. Finalmente para fechar este número, apresenta-se a recensão crítica de uma recente obra que trata da nova ciência da causa e efeito.