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- Os portugueses no discurso mediático europeu: as notícias sobre a crise financeiraPublication . Szeremeta, Irina Veríssimo; Aires, LuísaO discurso dos media tem uma grande importância na construção da imagem do Outro e, por consequência, influencia as relações interculturais. Neste estudo, procurou-se analisar o discurso de cinco jornais europeus para caraterizar Portugal na crise financeira de 2011. Para a consecução deste objetivo, foram analisados 25 artigos sobre a crise portuguesa, publicados em 5 jornais de diferentes países europeus. Nas notícias estudadas, os Portugueses são associados a atributos pouco valorizados na escala de valores europeia, como a pobreza, a desorganização, a corrupção ou a preguiça. Dominam, ainda, as referências a instituições e personalidades ligadas à União Europeia, em detrimento da alusão aos cidadãos portugueses. Portugal e outros países que enfrentam a crise financeira, como Espanha ou Grécia, são apresentados através de uma terminologia frequentemente pejorativa. As notícias analisadas adotam um estatuto moralizador, insistindo na identificação dos responsáveis pela crise e associando a austeridade a uma “pena” que conduzirá à reabilitação do país. Neste estudo, observa-se uma clara demarcação entre o Nós e os Outros, associando-se os Outros a um duplo estereótipo: diferentes e pobres.
- Comunicação e globalizaçãoPublication . Sequeira, Rosa MariaAs contribuições deste e-book refletem parte do trabalho do Grupo de Investigação em Comunicação Intercultural no âmbito do CEMRI. Na sua perspetiva interdisciplinar, contempla questões como a globalização, o diálogo intercultural, em particular nas relações Oriente / Ocidente, a conciliação do conhecimento tradicional com a tecnologia moderna (Intercultural New Media Studies), o papel das línguas na comunicação intercultural e a relação da educação com a mobilidade e a competência intercultural numa perspetiva da educação para a paz e para os valores.
- A comparative analysis of the creative ecology of cultural and creative Industries in UK and the Southern European countries: lace market versus Portugal, Spain and GreecePublication . Totterdill, Peter; Porfírio, José; Exton, Rosemary; Carrilho, Tiago; LLadósmasllorens, Joseph; Rodriguez-Ardura, Inma; Schulze, Juliane; Christopoulou, Popi; Gkiontsi, Dimitra; French, Anna; Meloni, AlessandraThe unique ecology of Nottingham’s creative industry sector was the inspiration for CINET, the creative industries network funded by the EU’s Leonardo programme. CINET is a Leonardo da Vinci Transfer of Innovation Project funded by the European Union which brings together creative industry clusters in Nottingham, Greece, Portugal and Spain. Its aim is to facilitate shared learning amongst entrepreneurs and to promote entrepreneurship in the Cultural and Creative Industries (CCIs) by developing the conditions for learning and collaborative advantage within small firm clusters. CINET started with an analysis of Nottingham’s creative ecology, not to provide a blueprint for other countries but as a generative resource to stimulate new thinking and innovative ways of supporting entrepreneurs in one of Europe’s increasingly important sectors. Geographical clusters of creative enterprises such as that found in Nottingham’s Lace Market can become learning networks where entrepreneurs share knowledge and experience with each other and build “collaborative advantage” by working together. Nottingham’s experience also demonstrates the important role that institutional actors such as local authorities, universities and colleges, social entrepreneurs and places of cultural consumption can play in sustaining and growing a dynamic creative economy. In addition to its account of Nottingham’s creative ecology, this eBook includes analyses of the sector in Greece, Portugal and Spain as well as reflections from experiences gained during the CINET project. These provide valuable insights into the emergence of the creative sector in Southern Europe and the types of learning interventions that will both enhance the success of individual entrepreneurs and maximise their contribution to the wider economy. CINET partners are: Universidade Aberta, Lisbon (Portugal); UK WON (UK Work Organisation Network) ;Universitat Oberta de Catalunya, Barcelona (Spain); Kentro Erevnon Panepistimiou Pireos - University of Piraeus Research Centre, Athens (Greece); Association for Education and Sustainable Development (Romania); DNA, Cascais (Portugal); Media Deals Association (France)
- Creative Industries’ Network of Entrepreneurs Lessons learned from the offering of an Acceleration Program in Portugal, Spain and Greece, to foster entrepreneurship in CCIsPublication . Hassid, Joseph; Porfírio, José; Carrilho, Tiago; Polemis, Michael; Gilabert, Eva; Rodriguez-Ardura, InmaThe Creative Industries Network of Entrepreneurs (CINet) is a research project in innovation and creative entrepreneurship being implemented, within the Lifelong Learning Programme, Leonardo da Vinci, of the European Commission. The CINet project aims at improving business skills for creative entrepreneurs and enhancing the potential for business creation in the creative industries in three Southern European countries (Greece, Portugal, and Spain). To achieve its objectives, CINet brings together six partners (Universidade Aberta, the University of Piraeus, the Open University of Catalonia, UKWON, MediaDeals, and DNA Cascais), with expertise in entrepreneurship research and education provision for potential entrepreneurs. The course was offered in a pilot fashion, during the April – June 2015 period, and aimed to help and provide support to would-be entrepreneurs who desire to start-up in the creative sector (including arts and crafts, architecture, gastronomy, leisure, videogames, advertising, press and media, film and audiovisual activities, public relations and publishing industry, among others). After a period of conception, development and testing, this acceleration program was offered in Portugal, Spain and Greece in three different modalities: face-to-face in Greece; bLearning in Portugal; and eLearning in Spain.
- MOOC : competências digitais para professoresPublication . Morgado, LinaPoster integrado no tema MOOCs do Encontro EL@IES2015, sobre o MOOC Competências Digitais para Professores desenvolvido no âmbito do Projeto Europeu Elearning Communication Open-Data (ECO).
- The Portuguese Mathematical Society (SPM) at 75Publication . Costa, Fernando Pestana daA short note about the history of the Portuguese Mathematical Society and its present activities, on the ocassion of its 75th aniversary.
- A APEM e os estudos sobre as mulheres e de género em Portugal: contextos e percursosPublication . Pinto, TeresaO percurso da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM) acompanha o desenvolvimento dos Estudos sobre as Mulheres, Feministas e do Género em Portugal, o que torna indissociáveis muitos dos seus trajetos. Não pretende este texto traçar, exaustivamente, um quadro evolutivo desses percursos, mas tão-só sublinhar alguns aspetos significativos da existência da APEM e da progressiva presença institucional destas áreas de estudo
- EaD e reflexos na qualidade da educação básica: análise de intervenções realizadas por cursistas do Programa Escola de GestoresPublication . Vieira, Márcia de Freitas; Coelho, Jianne Ines FialhoA melhoria na qualidade da Educação Básica pública está intrinsecamente associada à eficácia/eficiência da gestão nas unidades escolares, capaz de identificar problemas, propor e promover ações conjuntas, de forma a influenciar positivamente na aprendizagem. Partindo dessa premissa, este artigo apresenta uma análise das intervenções realizadas em escolas de Educação Básica pública pelos cursistas da 2ª turma do curso de Especialização em Gestão Escolar do Polo de Ipatinga/MG, ofertado pela Universidade Federal de Ouro Preto no âmbito do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, na modalidade da Educação a distância. A análise se fundamenta em documentos oficiais e nos trabalhos de conclusão de curso apresentados em março/2015 e evidencia a possibilidade de implementação de programas de formação continuada de professores na modalidade de Educação a Distância, pedagogicamente comprometidos com a melhoria da qualidade da Educação Básica.
- Emissão Nº 105Publication . Universidade Aberta; Guerreiro, Maria JoãoVox Pop: sabe o que é uma Web TV? A Web TV da Universidade Aberta: Entrevista ao professor Vítor Rocio, Pró-reitor para o Campus Virtual, com destaque para a Web TV e o Campus Virtual da Universidade Aberta. Comemorações do 20º aniversário do Mestrado em Estudos sobre as Mulheres, da Universidade Aberta (UAb): Reportagem da sessão inaugural presidida pelo Reitor da Universidade Aberta, professor Paulo Dias; Depoimentos de Fátima Duarte, presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade do Género, de Teresa Joaquim, docente da UAb, de Clare Hemmings, London School of Economics and Political Science e de Rosana Albuquerque, docente da UAb. Academia Virtual: ARQUIVO.PT. O Arquivo.pt, por Daniel Barros, gestor do Arquivo da Web Portuguesa. UAb global: Dedicada aos estudantes da Universidade Aberta. Estudantes internacionais da UAb, no âmbito do programa Tempus: Depoimentos de Anastasia Olendskaya, Universidade Estatal Stroganov de Artes e Indústria, Moscovo, de Elena Logunova, e Ekaterina Shestakova, da Universidade Federal da Sibéria, Instituto de Arquitetura e Design, de Kseniia Lesovaia e de Eugeniia Ionova, da Universidade Técnica de Magnitogorskiy, de Ali Zulgarnain, Universidade Estatal da Mordóvia, de Anastaia Dementyeva, Academia de Artes e Indústria de Moscovo e de Adérito Marcos, professor catedrático da UAb. Estudantes angolanos do Mestrado em Gestão MBA da Universidade Aberta: Depoimentos de Julieta André, de Apolinário José António, de Adélia Silva e de Marcelino Mussanha, estudantes do Mestrado em Gestão MBA, da UAb e do professor José António Porfírio, docente da UAb e coordenador do Curso para Angola. 600 anos da Conquista de Ceuta (1415-2015): Conversa entre a professora Ana Paula Avelar, docente da UAb e João Paulo Oliveira e Costa, professor catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL). Fugas: pintura Sousa Lopes, no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado (MNAC). A obra de Adriano Sousa Lopes (1879-1944), por Maria Aires Silveira, curadora da Exposição e do MNAC. Notícias da UAb: Conferência sobre investigação na área de Gestão ("Perspectiva ética en el desarrollo de la investigación), proferida pela professora Dolores Gallardo Vázques, da Universidade da Extremadura, Espanha, no âmbito do Mestrado em Gestão da Universidade Aberta; brevemente um Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta, no Município de Rianxo na Galiza; A Licenciatura em Gestão da Universidade Aberta, foi reconhecida pela Ordem dos Contabilistas Certificados.
- Modelo de avaliação de desempenho do Serviço de Proteção da Natureza da Guarda Nacional Republicana : fiscalização da gestão de resíduos pelo Comando Territorial do PortoPublication . Santos, Cláudia Margarida dos; Martinho, Ana PaulaO presente trabalho tem como principais objetivos a conceção e validação de uma ferramenta metodológica de avaliação de desempenho do Serviço de Proteção da Natureza (SEPNA) da Guarda Nacional Republicana (GNR), na vertente da fiscalização de crimes e contraordenações de resíduos. Para o efeito foi concebido e testado um sistema de indicadores de desempenho (SID) versátil e consistente possível de ser aplicável a todas as unidades da GNR com vertente de SEPNA - nível local, regional e nacional – como ferramenta de avaliação de desempenho na fiscalização de resíduos. A aplicação do sistema de indicadores proposto viabiliza a avaliação de tendências na prática de infrações ambientais relacionadas com resíduos e a definição de estratégias de fiscalização, controle e prevenção ajustadas às necessidades operacionais. A exequibilidade do modelo proposto foi aferido através da sua aplicação ao Comando Territorial do Porto ao nível de uma Secção do SEPNA. O sucesso da sua aplicação poderá viabilizar a sua adoção e alargamento a toda a estrutura territorial da GNR.