Browsing by Issue Date, starting with "2002"
Now showing 1 - 10 of 367
Results Per Page
Sort Options
- Entre Nós: entrevista a João MotaPublication . Universidade Aberta; Guerreiro, Maria João; Piedade, GuilhermeEntrevista com o ator e encenador João Mota, fundador do Teatro da Comuna, em Lisboa, realizada em dezembro de 2001.
- Psicologia da famíliaPublication . Oliveira, José Henrique Barros de
- Mundos reais, mundos virtuais: as relações interpessoais em (na) redePublication . Silva, Adelina Maria Pereira da; Ribeiro, José da SilvaCom as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) vivemos tempos de mudança. Esta mudança reflecte-se no quotidiano do(s) indivíduo(s) – elementos que constituem, mantêm e reproduzem uma comunidade ou sociedade. Palavras como espaço, comunidade, mundo, passam a ser referidas no plural. Deixamos de vivenciar um só espaço, uma só comunidade e um só mundo, para passarmos a co-habitar espaços, comunidades, mundos. Paralelamente ao espaço físico, comunidade real e/ou mundo real, surge o ciberespaço, a comunidade virtual, o mundo virtual. No campo das relações interpessoais, a utilização da Internet, particularmente num ambiente de Comunicação Mediada por Computador (CMC), poderá provocar mudanças a nível organizacional e estrutural de um grupo de indivíduos. Este trabalho tem como principal objecto de estudo as relações interpessoais que se estabelecem numa comunidade virtual, particularmente as relações que se estabelecem entre jovens numa sala de chat. Partindo da ideia de comunidade real, isto é, num contexto físico e em presença dos interlocutores, pretende-se saber qual o paralelismo existente entre estas duas comunidades – real e virtual. Existem alguns estudos sobre as relações virtuais, sobre as motivações e identidade(s) dos utilizadores das salas de chat, sobre as estruturas antropológicas no ciberespaço. Contudo, quais as alterações que se operam, de facto, na formação de amizades, nas relações de proximidade, nas interacções com os pares, que ocorrem nesse processo de transição do real para o virtual? Será que este processo implicará alterações na organização final do grupo? Será que a forma como cada um se representa face ao outro e, consequentemente, o modo como é pensado pelos outros leva a alterações na estruturação final das comunidades? Assim, de um ponto de vista antropossocial, pretendemos explorar, através de questionários e de técnicas sociométricas, e de consequente elaboração de sociogramas, a estrutura de um grupo de indivíduos que se relacionam numa comunidade real, com o mesmo grupo de pessoas em contexto virtual, escondidas atrás das suas máscaras – nicknames. Será que a máxima de defendida por Lavoisier - “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma" – se aplica também a estes contextos
- Entre Nós: entrevista a José Carlos AlvarezPublication . Universidade Aberta; Antunes, Ana Paula; Cardoso, AbelEntrevista a José Carlos Alvarez, diretor do Museu Nacional do Teatro, por ocasião da exposição temporária "Um Rapaz chamado Mário Viegas”.
- Entre Nós: Fundação Arpad Szenes-Vieira da SilvaPublication . Universidade Aberta; Guerreiro, Maria João; Vaz, Luís ArmandoVisita à Fundação Arpad Szenes–Vieira da Silva, em Lisboa, guiada pela conservadora, Marina Ruivo, em abril de 2002.
- Diálogos informais e interculturais: a Internet no contexto escolarPublication . Justiça, Maria Paula Oliveira; Ribeiro, José da SilvaEste projecto de investigação, que se situa no domínio das Relações Interculturais, pretendeu responder a duas questões: 1) Será o aspecto lúdico o mais importante para os jovens que acedem à Internet? 2) O uso da Internet pode funcionar como um incentivo para a criação de personagens e corpos fictícios, fomentando uma dissociação entre o corpo real e o corpo virtual? Através da pesquisa bibliográfica aprofundaram-se as temáticas subjacentes às questões propostas, partindo-se da suposição de que, com a utilização da Internet, se diluem as barreiras entre espaços longínquos, fazendo com que cada indivíduo possa viajar, sem ter de se confinar aos condicionalismos físicos e económicos, contactando com culturas diferentes da sua e desfrutando desse diálogo intercultural. A pesquisa etnográfica numa Escola Secundária implicou a recolha de uma série de documentos complementares, agrupados em diferentes categorias: a) inquéritos por questionário; b) diário descritivo; c) transcrição de excertos de conversas e entrevistas; d) fotografias; e) respostas a questões colocadas em fóruns temáticos; f) respostas a e-mails enviados para listas de endereços e páginas pessoais. Sendo a comunicação lúdica a motivar os jovens para usufruírem das possibilidades facultadas pela Internet, e encarando-se o palco da comunicação interpessoal como um jogo, poderia concluir-se que não existe uma verdadeira dissociação entre o mundo real e o mundo virtual. Mas a adopção de uma metodologia qualitativa fez com que as conclusões obtidas não possam ser consideradas como estritamente objectivas, nem generalizáveis
- Entre Nós: Museu do ArPublication . Universidade Aberta; Almeida, Vítor; Vaz, Luís ArmandoVisita guiada pelo Coronel Albano Fernandes, ao Museu do Ar, em Alverca.
- Entre Nós: Damião de Góis: os caminhos de um humanistaPublication . Universidade Aberta; Guerreiro, Maria João; Mexia, JoséPrograma dedicado a Damião de Góis, a propósito das comemorações do 5º centenário do nascimento do humanista português do século XVI: Documentário “Damião de Goes 1502-1574”, produzido pela Universidade Aberta; Entrevista com a professora Ana Paula Avelar, da Universidade Aberta e o professor Luís Filipe Barreto, da Faculdade de Letras de Lisboa.
- Entre Nós: entrevista a Tomás MorenoPublication . Universidade Aberta; Vilas, Fernanda; Antunes, ElisaEntrevista a Tomás Moreno, realizada no atelier do artista plástico, em março de 2002.
- Entre Nós: Bedeteca Municipal de LisboaPublication . Universidade Aberta; Almeida, Vítor; Caixeiro, VandaPrograma realizado em 2002, sobre a Bedeteca Municipal de Lisboa, com entrevista a Rosa Barreto, diretora.