Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
164.12 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Nos últimos anos tem-se assistido a um boom na oferta de cursos de formação suportados na
web, em parte consequência do rápido desenvolvimento das TIC, o qual nem sempre tem sido
acompanhado por uma exigência de qualidade adequada. Este facto conduziu a alguma desvalorização
desta metodologia de ensino que importa ultrapassar. Neste artigo pretende-se discutir o quadro
teórico que fundamenta o desenvolvimento de um sistema de avaliação da qualidade adaptado a cursos
ministrados online. Assim, partindo-se da identificação dos princípios que nortearam historicamente
o funcionamento dos sistemas de qualidade implementados nas instituições de ensino presencial, na
dupla vertente dos produtos e dos processos, analisam-se os critérios de avaliação da qualidade no
ensino online estabelecidos por diferentes organizações internacionais e aponta-se um referencial passível de ser adoptado pelas instituições de ensino a distância portuguesas.
Description
Keywords
Avaliação da educação Ensino a distância Qualidade da educação Sistemas on-line
Pedagogical Context
Citation
Teixeira, António; Miranda, Rosa - Em torno da distintividade : alguns princípios fundamentais no âmbito da avaliação da qualidade de cursos online. "Discursos [Em linha] : perspectivas em educação". ISSN 0872-0738. Nº 1 (Dez. 2003), p. 113-127
Publisher
Universidade Aberta