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- Reflexões sobre a avaliação digital a partir de uma análise SWOTPublication . Casanova, DiogoEste capítulo procura lançar um conjunto de reflexões sobre a avaliação na educação através de uma reflexão sobre a avaliação digital no ensino superior. Num momento de transformação e transição para o digital que vivemos, é apresentada uma análise SWOT sobre a avaliação digital identificando um conjunto de aspetos a ter em conta no desenvolvimento e implementação de uma estratégia de avaliação digital. Eficiência e transparência como forças, a falta de formação e suporte institucional como fraquezas, a diversificação e digitalização de todo o processo como oportunidades e os hábitos e tradições e a proteção de dados com possíveis ameaças/ constrangimentos são alguns dos aspetos analisados ao longo do capítulo.
- Desenvolvimento de um recurso pedagógico aberto para apoio à avaliação digital no ensino básico e secundárioPublication . Amante, Lúcia; Pereira, AldaDurante o primeiro confinamento vivido em Portugal, face ao consequente fecho abrupto das escolas e e à transição para formas de educação remotas, os professores enfrentaram diversas dificuldades e entre elas o confronto com a necessidade de alterar formas tradicionais de avaliação, recorrendo ao uso de ferramentas digitais em contexto não presencial. É nesse âmbito que uma equipa do Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D) da Universidade Aberta, que investiga na área da avaliação digital das aprendizagens, desenhou e desenvolveu um Recurso Pedagógico Aberto (ReP@) dirigido aos professores dos ensinos Básico e Secundário procurando deste modo contribuir para apoiar o desenho de soluções que lhes permitissem melhorar a sua prática pedagógica, recorrendo às tecnologias digitais para concretizar atividades de avaliação. Neste texto procuramos dar conta do Recurso desenvolvido, cuja atualidade se mantém para lá da pandemia, indo ao encontro das necessidades de transformação digital das escolas que importa continuar a desenvolver e consolidar. Enquadramos conceptualmente o seu desenvolvimento na perspetiva da cultura da avaliação que valoriza o desenvolvimento de atividades avaliativas integradas no processo de aprendizagem e sublinha a dimensão ética da avaliação. Apresentam-se os princípios que presidiram à conceção do recurso tendo em conta esta perspetiva, operacionalizada com base no conceito de competência, conceito chave nesta abordagem. Explicita-se a estrutura e organização adotada, dando conta do modelo para a seleção de tecnologias adequadas à avaliação digital, bem como da matriz usada para a elaboração dos diversos exemplos de atividades de avaliação que integram o Recurso.
- Como ler (e interpretar) uma base de dados de grandes dimensõesPublication . Cavique, LuísEste documento pretende complementar a bibliografia da UC sobre Sistemas de Gestão de Base de Dados oferecida no 1º semestre do 3º ano, na Licenciatura em Engenharia Informática. Apesar da simplicidade do SQL, ler grandes bases de dados com centenas de tabelas pode ser um grande desafio. Neste trabalho pretendemos detalhar os seguintes assuntos em bases de dados relacionais: • identificar diferentes tipos de tabelas numa base de dados (inter-tabelas), • classificar as tabelas de acordo com sua capacidade de agregação de dados (intra-tabelas), • apresentar um procedimento para extrair o significado de uma grande base de dados. Um estudo de caso é incluído para exemplificar o procedimento proposta na leitura e interpretação de uma base de dados.
- Jovens meninas capacitadas, uma questão de igualdade: educação, saúde e sexualidadePublication . Vieira, Cristina Pereira; Henriques, SusanaSerá para nós um verdadeiro desafio problematizar e ponderar sobre os temas que dão título a este capítulo, uma vez que temos a plena consciência que cada um destes temas é, por si só, alvo de grande complexidade reflexiva. Contudo, e dada a sua interligação, iremos neste ensaio procurar dar ênfase à importância da capacitação das e dos jovens (com particular enfoque sobre as jovens meninas mais pobres) para o sucesso de uma educação para a saúde, associada a uma consciencialização das opções, avaliando riscos e responsabilidades, para uma vida com saúde e para a obtenção dos direitos humanos, intrínseca à conquista da igualdade de género.
- (Ad)ministrar o currículo sob a égide da avaliação externaPublication . Marques, Eliane Moreira; Seabra, FilipaNo presente artigo objetiva-se a compreensão do impacto de mecanismos de avaliação como a avaliação externa, os exames nacionais ou, num plano transnacional, a participação de alunos portugueses em estudos internacionais como o PISA na gestão curricular no nível micro, representado pelos professores. Para tal, adotou-se a metodologia de pesquisa e de análise bibliográfica, versando temáticas como: (i) a evolução da noção de currículo; (ii) o currículo à luz do novo paradigma curricular e o seu reflexo nos normativos legais; (iii) o paradigma interpessoal de aprendizagem como possibilidade de desenvolvimento do currículo; (iv) o conceito de currículo enquanto projeto contextualizado e constructo coletivo; (v) o papel do professor enquanto gestor curricular; (vi) as repercussões da avaliação externa na deliberação dos professores e as consequências inerentes à gestão do currículo. Conclui-se pela presença de contradições em todas as fases do desenvolvimento curricular, desde a conceção do currículo até à sua avaliação, bem como pela forte hegemonia do Estado em matéria de decisão curricular, fatores que dificultam a implementação do disposto em matéria de autonomia, flexibilidade e articulação curriculares.
- Recensão crítica: Antero Q, de Ana RochaPublication . Sequeira, Rosa MariaO texto dramático de Ana Rocha centra-se na figura Antero de Quental, personalidade proeminente da Geração de 70, reforçando o lado pessoal e não público da sua biografia. A peça parte de uma inconfidência de Batalha Reis ao circulo de amigos mais chegado, referindo o romance malogrado do poeta com uma titular francesa durante o ano de 1877 quando Antero tinha 35 anos. O protagonista desdobra-se em diálogos com as restantes três personagens da peça: o médico Charcot, fundador da neurologia moderna, a Baronesa Nelly, mulher independente e lúcida por quem Antero se apaixona e Blanqui, o popular revolucionário antimonárquico e anticlerical. Estes diálogos permitem o confronto de ideários e posições perante a vida, resultando numa peça divertida que seduz o espectador atual.
- Mecânica: marcação de pares: ação-reaçãoPublication . Sousa, NunoVídeo exemplificativo da marcação de pares de forças ação-reação em casos simples.
- Juventudes ibero-americanas: dilemas contemporâneosPublication . Oliveira, Victor Hugo Nedel; Castilho, Rosane; Vieira, Cristina Pereira; Henriques, SusanaA condição juvenil envolve uma complexa teia de significados associados não apenas à situação etária. O ofício da pesquisa com e para as juventudes aponta para dimensões da vida social que estão para além da condição de classe, do gênero, da etnia e de tantos outros marcadores que classificam as populações demograficamente. Pensando as juventudes como essa categoria social multifacetada, a presente obra busca desvelar diferentes olhares ao discutir temas como gênero, proteção e violação de direitos, percepções acerca dos processos de escolarização, do pertencimento religioso, vivências integradas à ancestralidade, à novas sociabilidades e às formas singulares de ser e estar das juventudes ibero-americanas. A obra que aqui se apresenta reúne uma diversidade que a enriquece e que se manifesta a vários níveis: diversidade de autores, oriundos de campos científicos multidisciplinares (como a psicologia, a sociologia, a educação, entre outros); diversidade de problemáticas abordadas nas suas relações com as juventudes e que orientam a própria organização da obra (educação, contexto de pandemia, participação política, cultura e contextos recreativos e género, violências e saúde); diversidade de contextos, desde logo os Ibero-americanos e de igual forma contextos mais micro (como por exemplo: religiosos, recreativos, formativos, saúde e bem-estar). A leitura da presente obra abre, deste modo, um leque de novas perspetivas e possibilidades de investigação para pesquisadores, estudantes e todas as pessoas interessadas nestes objetos de pesquisa das juventudes.
- «E onde uma pessoa está, ser totalmente, cem por cento ser»: afecção e escrita em Maria Gabriela Llansol e Etty HillesumPublication . Rodrigues, Cristiana Vasconcelos
- Perfil do aluno e cidadania: leituras da avaliação externa das escolasPublication . Álvaro, Maria Helena; Seabra, FilipaA investigação apresentada tem como objetivo conhecer como se posiciona o 3.º ciclo de Avaliação Externa das Escolas (AEE) perante o Perfil do Aluno (PA) e a Área de Cidadania e Desenvolvimento no contexto do currículo do ensino secundário. O estudo é circunscrito a quatro escolas, selecionadas tendo como base os Relatórios do 3.º ciclo da AEE, do ano 2019/2020, pela relevância que têm na regulação do trabalho curricular e no desenvolvimento das Escolas. Partindo do seu quadro de referência e dos quatro domínios em que se estrutura é pertinente recorrer às apreciações dos respetivos Relatórios como critério para apurar os que apresentam referências explicitamente positivas ao trabalho que desenvolvem com vista à prossecução do PA, bem como à articulação curricular que estabelecem com a Cidadania em coerência com os seus documentos internos. A investigação tem uma natureza qualitativa com base na análise documental e de conteúdo, tendo como fontes os Relatórios do 3.º ciclo da AEE. A categorização que serviu de suporte à análise realizada assentou nos domínios da AEE (autoavaliação, liderança e gestão, prestação do serviço educativo e resultados) e nos conceitos de PA; Cidadania; Autonomia e Flexibilidade Curricular e Aprendizagens Essenciais. A análise considerou quatro tipos de resultados: pontos fortes, área de melhoria, avaliação favorável e desfavorável. Dos resultados apurados podemos concluir que nos documentos internos, apesar de existir referência a intencionalidade, ainda carece de desenvolvimento a operacionalização de práticas pedagógicas no que respeita ao PA.