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- Desemprego, saúde mental e migração: revisão sistemáticaPublication . Gregoviski, Vanessa; Euzebio, Luiza; Monteiro, Janine; Areosa, João; Gronita, JoaquimRealizou-se uma revisão de estudos empíricos sobre a relação entre desemprego em migrantes e impactos na saúde mental. Selecionaram se 18 artigos para Análise Temática. Foram categorias: centralidade do trabalho/desemprego vs. vulnerabilidades múltiplas; enfoque psicopatológico vs. sociolaboral; tempo de migração; idioma; e interseccionalidades. Os artigos reafirmam danos à saúde como impacto do desemprego, dialogando majoritariamente com o enfoque psicopatológico. O desemprego necessita uma apropriada discussão relacionada à migração e à saúde mental. Os dados sumarizados indicam a complexidade do cenário, dos múltiplos causadores e agravantes.
- Potencial da educação OnLIFE e da aprendizagem imersiva para enfrentar os desafios do ensino-aprendizagem da engenhariaPublication . Exler, Rodolfo; Minho, Marcelle; Nonato, Emanuel do Rosário Santos; Morgado, Leonel; Winkler, IngridEste estudo tem como objetivo discutir o potencial das abordagens de Educação OnLIFE e de Ambientes Virtuais Imersivos na transformação do ensino-aprendizagem em engenharia, focando especialmente em superar os principais desafios contemporâneos da área, tais como a falta de experiência prática, a obsolescência das infraestruturas de laboratório e a inadequação dos métodos de ensino convencionais. Com base na fundamentação teórica, o estudo explorou como a Educação OnLIFE e a Aprendizagem Imersiva podem contribuir nos processos de ensino-aprendizagem da engenharia, proporcionando uma experiência educacional mais adaptativa e experiencial. A análise empírica do estudo apresentou exemplos específicos onde estas metodologias podem ser aplicadas para criar ambientes de aprendizado que simulam experiências industriais reais e projetos de engenharia, destacando o potencial desta abordagem para melhoria da interatividade e na personalização da aprendizagem. As conclusões reiteram que, ao enfrentar os problemas identificados, a adoção de Educação OnLIFE combinada com estratégias de aprendizagem imersiva tem potencial para enriquecer o currículo de ensino de engenharia, para desenvolver tanto a competência técnica quanto atitudinal dos graduandos para os desafios contemporâneos do mercado de trabalho.
- A boa educação na escola: perspetivas, práticas e desafios. Livro de atasPublication . Santos, Álvaro Almeida; Paulo, César Israel; Menezes, Isabel; Aires, Luísa; Figueiredo, Maria Pacheco; Abelha, Marta; Rocio, Vitor
- Introdução à arte generativa e programação criativa: conceitos básicosPublication . Veiga, Pedro Alves daEste recurso destina-se primordialmente aos estudantes do 1º ano do Doutoramento em Média-Arte Digital, em especial aos estudantes do ramos de Computação, Tecnologia e Arte. Incide sobre a área da arte generativa e aborda duas das ferramentas mais usadas na sua criação: as linguagens Processing e P5.js.
- Exploring immersive multimodal virtual reality training, affective states, and ecological validity in healthy firefighters: quasi-experimental studyPublication . Oliveira, Joana; Dias, Joana Aires; Correia, Rita; Pinheiro, Raquel; Reis, Vitor; Sousa, Daniela; Agostinho, Daniel; Simões, Marco; Castelo-Branco, MiguelBackground: Firefighters face stressful life-threatening events requiring fast decision-making. To better prepare for those situations, training is paramount, but errors in real-life training can be harmful. Virtual reality (VR) simulations provide the desired realism while enabling practice in a secure and controlled environment. Firefighters’ affective states are also crucial as they are a higher-risk group. Objective: To assess the impact on affective states of 2 simulated immersive experiences in a sample of healthy firefighters (before, during, and after the simulation), we pursued a multivariate approach comprising cognitive performance, situational awareness, depression, anxiety, stress, number of previous adverse events experienced, posttraumatic stress disorder (PTSD) severity, and emotions. The efficacy and ecological validity of an innovative VR haptic system were also tested, exploring its impact on performance. Methods: In collaboration with the Portuguese National Fire Service School, we exposed 22 healthy firefighters to 2 immersive scenarios using the FLAIM Trainer VR system (neutral and arousing scenarios) while recording physiological data in a quasi-experimental study. Baseline cognitive performance, depression, anxiety, stress, number of adverse events, and severity of PTSD symptoms were evaluated. Positive and negative affective states were measured before, between, and after each scenario. Situational awareness, sense of presence, ecological validity, engagement, and negative effects resulting from VR immersion were tested. Results: Baseline positive affect score was high (mean 32.4, SD 7.2) and increased after the VR tasks (partial η2=0.52; Greenhouse-Geisser F1.82,32.78=19.73; P<.001). Contrarily, mean negative affect score remained low (range 11.0-11.9) throughout the study (partial η2=0.02; Greenhouse-Geisser F2.13,38.4=0.39; P=.69). Participants’ feedback on the VR sense of presence was also positive, reporting a high sense of physical space (mean score 3.9, SD 0.8), ecological validity (mean score 3.8, SD 0.6), and engagement (mean score 3.8, SD 0.6). Engagement was related to the number of previously experienced adverse events (r=0.49; P=.02) and positive affect (after the last VR task; r=0.55; P=.02). Conversely, participants reported few negative effects (mean score 1.7, SD 0.6). The negative effects correlated positively with negative affect (after the last VR task; r=0.53; P=.03); and avoidance (r=0.73; P<.001), a PTSD symptom, controlling for relevant baseline variables. Performance related to situational awareness was positive (mean 46.4, SD 34.5), although no relation was found to metacognitively perceived situational awareness (r=–0.12; P=.59). Conclusions: We show that VR is an effective alternative to in-person training as it was considered ecologically valid and engaging while promoting positive emotions, with few negative repercussions. This corroborates the use of VR to test firefighters’ performance and situational awareness. Further research is needed to ascertain that firefighters with PTSD symptomatology are not negatively affected by VR. This study favors the use of VR training and provides new insights on its emotional and cognitive impact on the trainee.
- O poder simbólico da indelicadeza e a construção de identidades discursivas em interações virtuaisPublication . Antão, Marta; Almeida, Carla Aurélia deTendo por base as intervenções realizadas no fórum de comentários que ocorre em redes sociais, onde predomina o anonimato e uma linguagem sucinta e direta, procede-se a uma análise sociodiscursiva do modo como é coconstruído o discurso de ódio. Do ponto de vista da Sociopragmática, são analisadas as estratégias de indelicadeza linguística, reequacionando este uso linguístico com o género (masculino e feminino) e o modo como são construídas no discurso as estruturas de poder de uma comunidade de prática. Verifica-se que a criatividade verbal no corpus constituído está ao serviço da descredibilização do alocutário com o predomínio de atos diretivos e assertivos, da ironia e das perguntas retóricas.
- Digitally Competent Educators: presenting the short learning programme in 1 minutePublication . Bastos, Glória; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Cendon, Eva; Hiltunen, Leena; Firat, MehmetDigitally Competent Educators: presenting the short learning programme in 1 minute.
- Emoções e perceção da qualidade de vida de brasileiros(as) e portugueses(as) durante a pandemia covid-19Publication . Silva, Ana Isabel Mateus da; Reis, LyriaAs emoções e a qualidade de vida (QdV) das pessoas sofreram inevitáveis alterações durante a pandemia da Covid-19 a nível mundial. Esta nova realidade vivida motivou as pessoas a incrementarem diferentes adaptações tanto a nível individual e/ ou familiar, como da sociedade. A qualidade de vida pode sofrer alterações devido a vários fatores, tais como: a perda da liberdade pessoal, a falta de convívio com a família e amigos, o trabalho em casa e por vezes sem condições, dificuldade de adaptação à nova realidade, dificuldades financeiras, estresse e fadiga excessiva, dificuldade de lidar com a morte, além de eventuais problemas clínicos, psíquicos e/ou psicológicos. O presente estudo teve como objetivo analisar as emoções, estratégias e a perceção da qualidade de vida de brasileiros(as) e portugueses(as) durante a pandemia de Covid-19. Esta comunicação resulta de uma pesquisa mais ampla, realizada através de um questionário sociodemográfico com perguntas abertas e fechadas, efetuado no Google Forms, aplicado online de 18 a 30 de maio de 2020. Entre outros aspetos abordamos as emoções, estratégias e a perceção de qualidade de vida. A amostra foi de 438 participantes, 181 indivíduos portugueses(as) e 257 brasileiros(as). A análise de dados foi realizada através de estatística descritiva e análise de discurso. Verificou-se que nos dois países as emoções mais manifestadas foram o medo e a tristeza. A desesperança foi mais importante entre brasileiros(as) do que entre portugueses(as). A perceção de qualidade de vida foi notória nos dois países, tendo os participantes manifestado os mesmos níveis nas categorias saúde e equilíbrio mental. Este estudo contribuiu para conhecer as emoções mais manifestadas durante a pandemia, as estratégias desenvolvidas para lidar com a pandemia e a perceção de qualidade de vida entre a população inquirida num momento pandêmico.
- O Projeto Coopera Escola+ 21-23 como promotor da aprendizagem cooperativa: efeitos de uma oficina de formaçãoPublication . Mendes, Vanessa; Moreira, Sónia; Abelha, MartaNuma sociedade em constante transformação, as escolas enfrentam enormes desafios. Nesse sentido, emerge o Projeto COOPERA Escola+ 21|23 que pretende impulsionar a transformação de práticas pedagógicas diferenciadoras. Este projeto tem como modelo teórico e pedagógico a Aprendizagem Cooperativa (AC), desafiando professores e alunos a vivenciarem experiências pedagógicas, que trazem identidade às escolas, integrando a Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania, a Avaliação Pedagógica, a Educação Inclusiva, o Plano de Transição Digital, o Ensino Experimental das Ciências e o Bem-Estar Social e Emocional, indo ao encontro das competências inscritas no Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO). O projeto desenvolve diferentes ações, investindo na reconfiguração das práticas pedagógicas com incidência na formação docente. Neste contexto, encontra-se em fase de conclusão, uma dissertação de mestrado, que incide sobre o desenvolvimento do trabalho docente, numa ação de formação, dinamizada pelo Coopera Escola+ 21|23, designada por Comunidades Cooperativas de Aprendizagem Profissional (CCAP), nível 1. Este estudo é centrado, exclusivamente, nos 13 formandos que frequentaram a CCAP, pertencentes a um Agrupamento de Escolas da zona norte, de diferentes níveis de ensino (pré-escolar, 1.º e 3.º ciclos), tendo em conta as sessões presenciais, em que os professores, já em grupos cooperativos experienciam os métodos de AC. O trabalho autónomo implica a implementação desses métodos junto dos alunos. Desta forma, procura-se compreender em que medida os efeitos desta CCAP, no âmbito do trabalho presencial e do trabalho autónomo, se refletem na promoção e utilização da AC em contexto educativo. Os principais resultados obtidos permitem: caracterizar a perceção dos professores relativamente à AC (conceções, mais-valias, dificuldades e motivações); identificar práticas docentes, tendo como modelo a AC que os professores afirmam desenvolver; caracterizar o trabalho em equipa da CCAP e compreender, na perspetiva dos formandos, em que medida a CCAP contribuiu para o seu desenvolvimento profissional.
- Report of methodological framework. Deliverable 4.1Publication . Spahn, Lea; Weber, Susanne; Petzold, Julia; Neves, Claudia; Oganisjana, Karine; Ozols, Rolands; Pažur, Monika; Jääskeläinen, Pauliina