Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Potencial da educação OnLIFE e da aprendizagem imersiva para enfrentar os desafios do ensino-aprendizagem da engenharia

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
66fb4e4b55f26.pdf348.43 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este estudo tem como objetivo discutir o potencial das abordagens de Educação OnLIFE e de Ambientes Virtuais Imersivos na transformação do ensino-aprendizagem em engenharia, focando especialmente em superar os principais desafios contemporâneos da área, tais como a falta de experiência prática, a obsolescência das infraestruturas de laboratório e a inadequação dos métodos de ensino convencionais. Com base na fundamentação teórica, o estudo explorou como a Educação OnLIFE e a Aprendizagem Imersiva podem contribuir nos processos de ensino-aprendizagem da engenharia, proporcionando uma experiência educacional mais adaptativa e experiencial. A análise empírica do estudo apresentou exemplos específicos onde estas metodologias podem ser aplicadas para criar ambientes de aprendizado que simulam experiências industriais reais e projetos de engenharia, destacando o potencial desta abordagem para melhoria da interatividade e na personalização da aprendizagem. As conclusões reiteram que, ao enfrentar os problemas identificados, a adoção de Educação OnLIFE combinada com estratégias de aprendizagem imersiva tem potencial para enriquecer o currículo de ensino de engenharia, para desenvolver tanto a competência técnica quanto atitudinal dos graduandos para os desafios contemporâneos do mercado de trabalho.

Description

Keywords

Educação OnLIFE Aprendizagem imersiva Engenharia Competências

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue