Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Sobral, Maria Neide

Search Results

Now showing 1 - 5 of 5
  • Integração das tecnologias da informação e comunicação na formação docente em Portugal (2005-2010)
    Publication . Ramos, Natália; Sobral, Maria Neide
    Esse estudo teve como objetivo analisar, a partir das narrativas orais, os discursos de professores pesquisadores vinculados à Universidade Aberta de Portugal e à Universidade de Aveiro sobre a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação à Educação no período de 2005 a 2010. O recorte temporal se deu em razão das mudanças provocadas pelo Processo de Bolonha no ensino superior, notadamente na formação docente inicial e continuada nas modalidades de ensino a distância e presencial – o e-learning e o b-learning. A motivação desse trabalho foi a de entender, no jogo de enunciações desses discursos, possíveis interconexões de imposição, trocas, negociações e consenso sobre o fazer/pensar pedagógico com a integração das Tecnologias da Comunicação e Informação (TIC) à educação. Com a compreensão do conceito de discurso de Michel Foucault, considerado como prática que efetivamente forma o objeto de que fala, analisou-se os enunciados em narrativas orais de professores pesquisadores das instituições referidas, destacando elementos significativos do discurso pedagógico em Portugal e da emergência de uma possível pedagogia online de natureza intercultural.
  • Pedagogia online: abordagem intercultural sobre os discursos de integração das tecnologias da informação e comunicação à educação em Portugal (2005-2010)
    Publication . Sobral, Maria Neide; Ramos, Natália
    Análise e discussão das características e mudanças comunicacionais e educacionais nos processos formativos no ensino superior a distância e presencial em Portugal, através da integração das Tecnologias de Informação e Comunicação/TIC e da pedagogia online e dos discursos e narrativas dos docentes, numa perspetiva intercultural, de globalização e de internacionalização do ensino superior.
  • Processo de Bolonha e internalização do ensino superior
    Publication . Sobral, Maria Neide; Ramos, Natália
    A Declaração de Bolonha (1999) foi um marco no âmbito das políticas de Educação Superior da União Europeia na construção de um modelo educativo que tem assumido características internacionais. Os programas de intercâmbios, mobilidade de estudantes, professores e pessoal administrativo e a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação à Educação têm fomentado novos desafios para as universidades. Um deles é incorporar a interculturalidade enquanto princípio educativo e comunicacional para dar conta da diversidade cultural de estudantes oriundos de diferentes países. Trata-se de um estudo de natureza bibliográfica e documental com o objetivo de mapear políticas e programas sobre o ensino superior e seu caráter transnacional. Além disso, evidenciam-se enunciados sobre o papel da União Europeia na difusão de uma cultura educativa intercultural, com tendência a constituir-se em uma nova ordem educativa mundial.
  • Narrativas orais sobre modelo pedagógico inovador na educação a distância da Universidade Aberta/Portugal
    Publication . Sobral, Maria Neide; Ramos, Natália
    Nesse texto, analisamos elementos discursivos em narrativas orais de professores investigados ao Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta de Portugal, trazendo elementos enunciativos importantes a respeito da mudança do modelo pedagógico, incorporando as Tecnologias da Informação e Comunicação, em 2006. Mediante uma abordagem do discurso, pautada em ideias de Michel de Foucault, procuramos indicativos significativos de formação de um campo pedagógico de uma possível Pedagogia online, de natureza intercultural.