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- Data mining process models: a roadmap for knowledge discoveryPublication . Mendes, Armando B.; Cavique, Luís; Santos, Jorge M. A.Extracting knowledge from data is the major objective of any data analysis process, including the ones developed in several sciences as statistics and quantitative methods, data base \ data warehouse and data mining. From the latter disciplines the data mining is the most ambitious because intends to analyse and extract knowledge from massive often badly structured data with many specific objectives. It is also used for relational data base data, network data, text data, log file data, and data in many other forms. In this way, is no surprise that a myriad of applications and methodologies have been and are being developed and applied for data analysis functions, where CRISP-DM (cross industry standard process for data mining) and SEMMA (sample, explore, modify, model, assessment) are two examples. The need for a roadmap is, therefore, highly recognised in the field and almost every software company has established their own process model.
- The prehistoric settlement of Leceia (Oeiras) : results of the excavations of 1983-2002Publication . Cardoso, João Luís
- Liderança(s) : entre desafios e limitações : estudo em Centros de Inspeção Técnica de VeículosPublication . Caiado, Rui Silveira Santos; Silva, Victor Paulo Gomes daA liderança é uma das temáticas que mais atenção tem merecido por parte dos investigadores em Ciências Sociais. Desde o aparecimento dos termos líder e liderança, são inúmeros os trabalhos realizados, as perspetivas, os enfoques e os níveis de análise abordados, bem como as linhas de orientação teórica e metodológica seguidas. Neste contexto, o presente estudo procurou verificar quais as representações dos sujeitos da amostra sobre as práticas de liderança exercidas pelo seu responsável; identificar os estilos de liderança que prevalecem nos Centros de Inspeção Automóvel estudados; relacionar as variáveis independentes com as representações dos sujeitos da amostra sobre as práticas de liderança exercidas pelo seu Diretor, a fim de se identificarem quais as diferenças estatisticamente significativas existentes. Esta temática foi enquadrada nos estilos de liderança Transformacional, Transacional e Laissez-Faire. Seguiu-se uma metodologia quantitativa, cuja amostra é coincidente com a população (n=111), uma vez que se aplicaram os questionários a todos os colaboradores da Zona Sul (n=49): Évora, Castro Verde, Lisboa, Beja, Alcochete; da Zona Centro (n=20): Óbidos, Caldas da Rainha e Rio Maior; da Zona Norte (n=42): Tondela, Estarreja, Maia e Alfena. Concluímos, pelos dados coligidos, que o tipo de liderança seguido pelos Diretores/líderes, de acordo com os sujeitos da amostra, foi a Transformacional seguida da Transacional. Os resultados obtidos na análise inferencial foram corroborados com os que se reportam aos fatores de liderança dos diretores/líderes que contemplam as seguintes variáveis: a eficácia, o esforço extra e a satisfação e três estilos de motivações: o Sucesso, a Afiliação e o Poder.
- Papel das zonas de baixa tributação no planeamento fiscal das empresas : aplicação à Ilha da MadeiraPublication . Carvalho, Nádia; Lopes, Manuel MoutaO desenvolvimento da economia mundial ampliou a disputa e a concorrência entre as empresas, a uma escala global. Este acréscimo de competição amplifica os cuidados a ter com os fatores de produção. Quanto maior for a carga fiscal existente em qualquer país, maior será o interesse das pessoas singulares e das sociedades, em fazer investimentos no exterior. Na abordagem a esta problemática, elegemos para a presente dissertação, a seguinte questão de partida: “Quais as vantagens fiscais no Centro Internacional de Negócios da Madeira?” Torna-se fundamental clarificar que as zonas de baixa tributação, habitualmente vistas com reserva pela generalidade da opinião pública, assentam num conceito de funcionamento que visa promover o desenvolvimento das regiões onde estão implantadas e facilitar o planeamento tributário, financeiro e comercial, numa escala planetária. É intenção do presente trabalho demonstrar que, numa época de mudança, é de primordial importância planear o impacto da carga fiscal nas contas das empresas. Nesse sentido, espera-se que este trabalho possa contribuir para que cada empresa possa eleger o local mais favorável para a sua atividade, assim como, cooperar na aprendizagem e estudo de temas desta natureza e facultar dados, fontes e opiniões que auxiliem na continuação de trabalhos no âmbito das zonas de baixa tributação. Ao mesmo tempo, é necessário elucidar a sociedade em geral acerca do funcionamento e das oportunidades que representam as zonas de baixa tributação, desmistificando uma certa ideia de ilegalidade, associada a estes locais.
- The challenge of widening citizen participation in climate change education: developing open educational resources on the lived experiences of climate changePublication . Teixeira, António; Nicolau, Paula Bacelar; Caeiro, Sandra; Dams, Lieve; van Dorp, Kees-JanIf climate change education is to become more than self-serving and contribute to meeting the global challenge of sustainable development, it must broaden its scope to include a wider range of students in terms of age, social group and ethnicity than is usually the case. In this paper the authors discuss how open and flexible learning can apply its strengths in the area of widening participation, as it can lever years of experience with non-traditional target groups. They show how flexible learning universities, such as Open Universities, may offer their curriculum as open educational resource (OER) for these types of learning and can indeed contribute for achieving such a needed critical mass. Mass education of this type may have a key role to play in meeting any global challenge, and climate change is no exception. In this paper, the authors exemplify it through an exploration of a partnership project between eight European universities in developing the LECH-e materials for a Master’s curriculum on the lived experiences of climate change.
- Intelectuais africanos no espaço político português : desenvolvimento da sua intervenção nativista entre finais do século XIX e meados do século XX : o caso de Cabo VerdePublication . Guimarães, José António Nobre Marques; João, Maria IsabelNeste trabalho abordamos a intervenção nativista de alguns intelectuais africanos de Cabo Verde com o objectivo de clarificar o seu significado e alcance político. Apesar do seu empenho na defesa dos cabo-verdianos contra a opressão colonial portuguesa, aqueles intelectuais não conseguiriam gerar um movimento anti-colonial capaz de conduzir a colónia à independência, mas deixaram às novas gerações um legado político e cultural que lhes permitiu assegurar a luta pela preservação da sua identidade nacional e, finalmente, alcançar a emancipação de Cabo Verde da dominação colonial.
- Estudar o português como língua pluricêntrica no enquadramento da linguística cognitiva com foco nas variedades nacionais do PE e PBPublication . Batoréo, Hanna; Silva, Augusto Soares daNos últimos anos, tem-se vindo a observar, no âmbito da Linguística Cognitiva, a emergência do estudo da variação intralinguística, dando origem à especificidade de modelos e métodos da Sociolinguística Cognitiva (cf. Kristiansen & Dirven 2008). Seguindo os pressupostos teóricos deste enquadramento, centramos o nosso estudo sobre o Português perspectivado como uma língua pluricêntrica (Clyne 1992; Silva et al. 2011) e focando-o no estado de variáveis lexicais e gramaticais observadas no Português Europeu - PE e no Português do Brasil - PB. O presente texto apresenta as análises desenvolvidas por Batoréo (2011, 2012) (i) sobre o estudo da produtividade lexical no PE e PB, bem como os estudos de Silva (2005, 2006, 2010, 2011) (ii) que focam a convergência e divergência entre o PE e PB, com base na metodologia socioletométrica.
- A viagem em A Relíquia e O Mandarim : a dinâmica das pausas de uma caminhada literáriaPublication . Nunes, Graça; Cunha, Maria do RosárioTendo constatado que a viagem é um elemento recorrente tanto na vida como nas obras de Eça de Queirós, decidimos escolher duas obras do autor, O Mandarim e A Relíquia, onde a viagem é justamente o tema central e estruturante das narrativas. Por outro lado, ambas foram publicadas numa época crucial em termos de evolução da carreira literária do escritor. Por isso, entendemos ser pertinente estabelecer uma relação metafórica entre as viagens que fazem os protagonistas destas obras e o percurso literário do escritor, sublinhando a evolução nas suas conceções estéticas e nas suas convicções ideológicas.
- Guest editorialPublication . Azeiteiro, Ulisses; Alves, Fátima; Moura, Ana Pinto de; Pardal, Miguel Â.Editorial do volume especial: Azeiteiro, U. A., Alves, F., Moura, A. P., & Pardal, M. (2012), Special issue: Marine environment quality Guest editorial. Management of Environmental Quality: An International Journal, 23(4), 325-327. [Fator de Impacto SJR em 2012: 0.186; Quartil Q3 Miscellaneous]
- Emissão dia 20 de junho de 2012Publication . Universidade Aberta; Guerreiro, Maria João; Santo, Ricardo Espírito; Silva, VascoEDEN 2012: 12ª Conferência anual da European Distance and E-Learning Network (EDEN), sob o tema «Open Learning Generations – Closing the gap from “Generation Y” to the mature Lifelong Learners», realizada de 6 a 9 de junho de 2012, no Porto; Depoimentos de Morten F. Paulsen, Presidente da EDEN, de Paulo Dias, Reitor da Universidade Aberta, de António Teixeira, Vice-presidente da EDEN e de David White, Diretor-geral honorário da Comissão Europeia. Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV), na Universidade Aberta (UAb): Testemunhos de Maria da Luz Moreira (professora), de Carla Sofia Farinha (dirigente da Administração Pública), de Alexandra Assunção Correia (artista plástica), estudantes da UAb. Formações Modulares Certificadas para o ano letivo 2012-2013: Entrevista ao professor José Sales, Pró-reitor da UAb, para Aprendizagem ao Longo da Vida. Encontro semestral de Coordenadores dos Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta (UAb), na Universidade Aberta, em maio de 2012: Depoimentos de Domingos Caeiro, Vice-reitor da Universidade Aberta, de Ana Palma, coordenadora do Centro Local de Aprendizagem (CLA) de Coruche, de Luís Rodrigues, coordenador do CLA da Ribeira Grande, de Amália Fonseca, coordenadora do CLA de Sabugal, de Rogério Sousa, coordenador do CLA de Praia da Vitória, de Catarina Lima, coordenadora do CLA de Ponte de Lima e de Joana Correia, coordenadora do CLA de Grândola. “Tratado de Lisboa- anotado e comentado”, Edições Almedina, 2012: Entrevista ao professor João Caetano, Pró-reitor da Universidade Aberta para os Assuntos Jurídicos. A emissão inicia com “Destaques” e termina com “Cartaz”.