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- Curriculum e novos media na educação em línguasPublication . Salema, Luís; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroO desenvolvimento tecnológico tem possibilitado o aparecimento de novos ‘media’ digitais que alteraram profundamente as formas de aprender e de ensinar. A sua integração, no ensino, constitui um desafio para os professores, enquanto agentes do desenvolvimento curricular. Este estudo apresenta uma meta-análise de alguns trabalhos realizados na área de interseção entre a aprendizagem de línguas e a utilização dos novos ‘media’. Os ambientes tecnologicamente ricos e promotores da construção do saber linguístico permitem o desenvolvimento da competência comunicativa dos estudantes, nas suas múltiplas dimensões. Os cenários emergentes, potenciados pela sociedade em rede, têm permitido novas maneiras de ensinar e de aprender, com impactos significativos na educação em línguas.
- Supervisão pedagógica: teoria e práticaPublication . Ricardo, Luís; Henriques, Susana; Seabra, FilipaPretende-se com esta reflexão contribuir, de algum modo, para a clarificação do conceito supervisão pedagógica procurando retirar-lhe a carga depreciativa que o termo comportava. A importância da sua implementação duma forma aceite pelos agentes envolvidos também será aqui exaltada onde tentaremos destacar as vantagens que tem na construção de uma escola sustentável. Revisitaremos a emergência do conceito bem como as suas características, onde abordaremos as suas principais ações e a sua indissociável relação com a liderança.
- A expressão dramática e o teatro como instrumentos de desenvolvimento pessoal, artístico e cultural : o projecto do Clube Teatreiros de Telheiras na E.B. 2+3 de TelheirasPublication . Ferreira, Ana Manuel Carvalho de Sousa; Martins, AmílcarPretendeu esta investigação averiguar os efeitos positivos que a prática de expressão dramática e teatro tiveram nos participantes do clube Teatreiros de Telheiras, promovendo o seu desenvolvimento pessoal, artístico e cultural. Desejamos também incentivar a integração desta disciplina, no ensino escolar e noutras instituições, como centros sociais. A investigação efectuada baseia-se nas experiências vividas ao longo das sessões do clube Teatreiros de Telheiras na escola E.B. 2+3 de Telheiras nº1, no qual participaram 13 alunos de idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos. Durante o período de realização das sessões, compararam-se as diferenças nas atitudes das crianças, procurando influências da prática de expressão dramática e teatro no seu desenvolvimento pessoal, artístico e cultural. Com o intuito de contextualizar a investigação, começamos por traçar uma panorâmica das tendências contemporâneas em arte e educação, avançando depois para o jogo dramático e suas características, nomeadamente os benefícios que traz a nível do desenvolvimento pessoal, da gestão de conflitos, do efeito de catártico da arte descrito por Aristóteles e posteriormente desenvolvido por autores como Carr. Seguidamente, abordamos a relação entre a expressão dramática e a aprendizagem, surgindo-nos a actividade dramática como meio privilegiado de transmissão de conhecimentos. Na Segunda Parte da dissertação, identificamos as opções tomadas na metodologia empírica da pesquisa, avançando para a Terceira Parte, onde descrevemos a experiência do clube Teatreiros de Telheiras em três fases: concepção, implementação e retroacção/avaliação do projecto. Por último, nas Conclusões Finais, apresentamos os resultados do projecto deixando algumas recomendações baseadas nos dados obtidos.
- Avaliação de sistemas Web 2.0 com os utilizadoresPublication . Ferreira, Marcel Henrique Xavier; Isaías, PedroOs consumidores virtuais quando procuram informações sobre um produto de seu interesse preferem confiar em recomendações feitas por outros consumidores do que em uma recomendação feita pela própria loja. No comércio electrónico, os consumidores podem estar em toda parte do planeta e para que eles possam trocar suas experiências de compra em determinada loja virtual, podem recorrer aos sistemas de recomendação de produtos. O que é consideravelmente importante para eles. Isto também encurta o tempo gasto na procura e facilita no seu processo de decisão de compra. Mas somente um sistema de recomendação “web 2.0” de produtos satisfaz esta necessidade. Isto é o que, primeiramente, o presente estudo fez constatar. E não só: recorrendo originalmente aos próprios utilizadores dos sistemas de recomendação de produtos através de um questionário disponibilizado na internet, também fez tomar conhecimento de que quando estas recomendações apresentam, para além de comentários em texto e notas de classificação, imagens e vídeos do produto adquirido pelos antigos consumidores torna a recomendação ainda mais confiável e melhora o processo de decisão de compra. Porém, o que esta investigação também veio constatar, é que este recurso ainda não é muito utilizado pela indústria de comércio electrónico. Mas o que os gestores de uma loja virtual precisarão interiorizar é que o conceito de recomendação “web 2.0”, aliado à exposição de imagens e vídeos, de forma a melhor elucidar o produto anunciado, acaba por influenciar substancialmente na tomada de decisão de compra, convertendo ainda mais os navegadores em consumidores.
- Representações sociais, saúde mental e imigração internacionalPublication . Franken, Ieda; Coutinho, Maria da Penha de Lima; Ramos, NatáliaO movimento de populações, de pessoas mais ou menos organizadas, é fenômenos tão antigos como a humanidade, mas a migração de milhões de pessoas, nos dias de hoje, está se convertendo em um processo com níveis de estresse tão intensos que superam a sua capacidade de adaptação. Este estudo objetiva avaliar a saúde mental e analisar as representações sociais sobre os construtos imigração, imigrante, saúde mental e futuro de imigrantes brasileiros residentes na cidade de Genebra/Suíça. O estudo é exploratório e trabalha com abordagem multimétodo, com uma amostra de 266 participantes submetidos ao questionário biosociodemográfico, ao instrumento de Scrining Self-Reporting Questionnaire e à entrevista semidirigida. Os dados dos questionários foram analisados através do pacote estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS.for Windows.16), utilizando-se a estatística descritiva e inferencial e os conteúdos das entrevistas pela análise de conteúdo de Bardin (1997/2002). Os resultados demonstraram que a variável tempo de imigração favoreceu o aparecimento de déficits na saúde mental dos participantes. O presente estudo permitiu concluir que, nesse contexto de imigrações internacionais, as representações sociais dos imigrantes e a sua saúde mental são influenciadas, proporcionalmente, pela duração ou pelo tempo da imigração.
- The marine malacological remains from the chalcolithic fortified settlement at Outeiro Redondo (Sesimbra): collection strategies used by a sedentary community from the 3rd millennium BC on the portuguese coastPublication . Cardoso, João Luís; Coelho, Manuela DiasThe malacological collection of Outeiro Redondo showed the predominance of rock substrate species and tidal levels between supralittoral zone and upper and middle levels of mediolittoral zone. The genus Patella have a overwhelming predomination, with 93,81% of the MNI, acquiring the remaining marine species a residual character. The distribution of faunal remains and the degree of fragmentation analysis along the diachrony of occupation make possible to identify an occupation floor, at the bottom of the stratigraphical sequence, which time will intensify the activity of gathering shellfish, resulting in an episode of anthropic pressure that decline the average sizes of adult individuals selected. With the viability of direct and daily rhythm access to these resources, the study of gathering techniques showed possible to identify the presence of marks (in borders of genus Patella shells) that indicate the use of tools like a sharp or puncturing instrument to extract molluscs from the substrate. In addition, taphonomic evidences analysis came to confirm the acquisition of shells in the beach in order to use them as scrapers or burnisher or as ornamental elements (beads).
- A comunicação intercultural é uma utopia?Publication . Sequeira, Rosa MariaAs competências culturais no ensino de línguas surgem frequentemente associadas a palavras atrativas como “tolerância” e “cidadania” que não só se relacionam com o domínio das competências de comunicação como também pressupõem a dimensão de comportamentos ligada à consciência social. A minha comunicação analisa numa primeira fase as opções curriculares e legislativas que intentam concretizar este programa, a que não é alheio a “socialização terciária”, isto é, a integração dos indivíduos no mundo social fora das fronteiras nacionais. Numa segunda fase, discute alguns pressupostos e contradições do discurso e dos documentos reguladores que definem e intentam aplicar a competência plurilingue e pluricultural (como o Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas do Conselho da Europa) num difícil equilíbrio entre conteúdos estritamente comunicativos por um lado e entre competências educacionais por outro.
- Arte, educação e natureza, que complementaridade? : uma prática educativa em jardim de infânciaPublication . Silva, Sofia Isabel da Luz Machado da; Martins, AmílcarEsta dissertação centra-se no estudo da minha prática profissional de educadora de infância, enquanto reveladora de especificidades relativas ao cruzamento da educação holística, pela arte e pela terra. Esta prática pedagógica tem vindo a ser construída no âmbito do funcionamento da Casa Verdes Anos, uma escola situada em Monsanto, Lisboa. A Casa é rodeada pela floresta, ambiente que propicia e constrói as bases educativas que a sustentam. Com o objectivo principal de compreender, reflectir, partilhar e melhorar a minha prática formulei a seguinte questão de partida: De que modo eu construo a minha prática pedagógica, articulando educação pela arte e natureza numa vivência plena e holística da educação? Foi então estabelecido um quadro teórico que procurou o cruzamento entre três conceitos: a educação pela arte, a educação pela natureza e a educação holística. Esta convergência e complementaridade transdisciplinar emergem de uma visão global e alargada do ser humano, bem como de uma perspectiva ecológica e sustentável da educação. A viagem investigativa que tracei parte de uma investigação-acção desenvolvida através do método qualitativo. A partir de uma acção reflexiva sobre a prática pedagógica, integrando o recurso a instrumentos que permitiram a recolha e a posterior análise de dados, construí uma narrativa pedagógica. Este processo decorreu durante um ano lectivo com um grupo de 14 crianças de idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos numa sala de jardim-de-infância da Casa Verdes Anos. Após o decorrer do estudo foi possível apontar uma série de especificidades que caracterizam a minha prática num cruzar necessário e possível com a fundamentação teórica apresentada. Foi também possível marcar uma posição e aprofundá-la no exercício reflectivo e activo que é educar.
- O sítio campaniforme de São Gregório (Caldas da Rainha)Publication . Cardoso, João LuísA estação campaniforme de São Gregório (Caldas da Rainha), uma das mais setentrionais da Estremadura, caracterizada pela ocorrência de produções campaniformes incisas, corresponde certamente a pequeno sítio de carácter familiar, que se integraria, como os seus homólogos da baixa Estremadura, em espaços económicos alargados, geridos por povoados mais importantes, situados em locais estratégicos. Na região imediata, sítios semelhantes aos de outeiro de São Mamede (Bombarral) e outeiro da assenta (Óbidos), ainda não cabalmente identificados, poderiam corresponder a essa realidade dual da ocupação humana do território no decurso da segunda metade do III milénio a.C.
- Divulgação de responsabilidade social na internet : estudo descritivo das páginas de Internet dos maiores bancos mundiaisPublication . Vilar, Vítor Hugo Duarte; Simão, JoãoA relação das empresas com o seu meio envolvente influencia hoje cada vez mais o lugar que estas ocupam ou lhes é permitido ocupar, nas sociedades. A responsabilidade social empresarial tornou-se assim num tema central na gestão e na operação das organizações. A sua divulgação, mais do que uma comunicação tem agora de ser uma discussão entre as empresas e quem com elas se relaciona. É neste cenário que a internet, um canal de comunicação bidirecional, permanente, atualizável e de acesso universal, pode vir a operar se não operou já, uma mudança na forma como as organizações reportam a sua responsabilidade social aos stakeholders. Importava assim saber em que medida as empresas fazem realmente uso da internet para a divulgação das preocupações e atividades de responsabilidade social e, em caso afirmativo se essa utilização depende de fatores económicos, geográficos ou sociais. Foi recolhida informação dos websites corporativos, dos cento e dez maiores bancos mundiais. Depois de uma análise qualitativa ao seu conteúdo, foram compilados estatisticamente os dados em busca de padrões e testada a sua correlação com indicadores universais de desenvolvimento. As conclusões apontam para a confirmação da utilização da internet na divulgação da responsabilidade social empresarial. Também se conclui que os bancos partilham, nos seus websites, informação maioritariamente acerca de gestão ambiental e programas económico-sociais. Outros temas recorrentes são a ética empresarial, os códigos de conduta internos, investimento no bem-estar dos colaboradores e na comunidade. Existem evidências fortes de padrões geográficos na quantidade e detalhe de informação prestada assim como nos temas abordados, ainda que em menor escala. Foram encontrados por fim, sinais de que a divulgação por parte dos bancos da sua responsabilidade social é maior e mais detalhada em função dos índices de desenvolvimento do país onde operam.