Loading...
188 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 188
- “Slam Sex”: sexualized injecting drug use (“SIDU”) amongst men who have sex with men (MSM): a scoping reviewPublication . Scheibein, Florian; Wells, John; Henriques, Susana; Van Hout, Marie ClaireSexualized injecting drug use (“SIDU”) is a phenomenon associated with a wide array of high-risk injecting and sex-related practices. This scoping review establishes what is known about MSM and SIDU to assess implications for health care and policy. Characteristics of MSM for “SIDU” may include being on anti-retroviral treatment and urban residency with drivers being challenging social taboos; a search for intimacy; convenience of administration; relationship breakdown and increased restrictions in clubs and saunas. Attraction for use appears to be enhancement or prolongation of sexual experiences/pleasure; intimacy and the facilitation of a range of potentially “unsafe” sexual activity. Traditional services are ill-equipped to address “SIDU” because of a lack of knowledge of practices, lack of associated vocabulary, and a failure to integrate sexual health with drug services. For effective responses, these issues need to be addressed.
- Alcohol consumption and night-time leisure among brasilian studentsPublication . Freitas, Heloisa; Henriques, Susana; Uvinha, Ricardo R.; Lusby, Carolin; Romera, LianaRecreational drug use is recognized by the World Health Organization as the consumption of alcoholic beverages, carried out by a portion of youth during leisure contexts. This research aimed at knowing the types of recreational drug use of a population of young Brazilian university students. This is an exploratory and quantitative research, developed through an anonymous and semi-structured questionnaire. The sample consisted of 217 university students, aged 18 to 24 from a public university in the city of Vitoria- Brazil. The results showed that the recreational uses of substances occur mostly during leisure time. Such scenarios represent, for these young people, the possibility of rupture with daily life and the adult universe, characterized by the imposition of rules. For a young group, night-time leisure represents an important context of sociability and alcohol consumption. Among those surveyed, 63.6% consumed alcoholic beverages at night outings and 45.1% almost every weekend. Regarding the pattern of use, 49% consume binge drinking, especially when drinking in informal spaces such as streets and squares due to the lower regulatory control. The results corroborate that alcohol consumption is related to leisure agendas and address issues such as autonomous expression of identities and lifestyles in contemporary society.
- Policies and practices of external evaluation of schools: spaces for teacher collaboration?Publication . Seabra, Filipa; Abelha, Marta; Henriques, Susana; Mouraz, AnaA profissão de docente foi tradicionalmente uma profissão solitária. Todavia, cada vez mais, quer pela consciência da complexidade da tarefa que é educar, quer pela emergência de uma ideia de currículo assente em competências transversais, o trabalho colaborativo dos professores tem sido objeto de maior atenção pela investigação. A colaboração docente tem uma existência paradoxal nas escolas, uma vez que tem sido desejada no âmbito das políticas educativas e nos discursos dos professores e das escolas, mas são parcas as práticas que refletem autêntico trabalho colaborativo docente. No presente artigo procura-se identificar de que formas se operacionaliza esta colaboração nas escolas. O olhar é estabelecido a partir do referencial e dos relatórios do 3º ciclo da Avaliação Externa das Escolas levada a cabo pela Inspeção Geral da Educação e Ciência em Portugal. O estudo usa a análise documental como técnica de recolha de dados e a análise de conteúdo como técnica de análise de dados. Os resultados salientam a valorização transversal do trabalho colaborativo como meta desejável a promover na melhoria das práticas pedagógicas, de modo relacionado com a supervisão.
- Rede de estilos de aprendizagem e EaD: uma experiência de coaprendizagemPublication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Okada, Alexandra; Henriques, SusanaA aprendizagem colaborativa é um dos eixos centrais para o desenvolvimento educativo na atualidade. As mudanças nos processos de comunicação ao longo dos anos facilitaram a prática dessa aprendizagem, orientadas para uma dinâmica de comunicação de muitos para muitos e não somente de um para um. Além disso, digitalizaram-se os espaços para qualquer tipo de comunicação criar seu próprio registro e história, facilitando condições para que o colaborativo fosse desenvolvido. Nesse contexto a colaboração surge como um movimento para a aprendizagem informal, partindo de processos de relacionamento com objetivos comuns. O presente artigo tem por objetivo apresentar a rede de estilos de aprendizagem e ead e a dinâmica que realiza para facilitar a coaprendizagem. A reflexão das autoras destaca uma investigação em desenvolvimento sobre coaprendizagem e coinvestigação na Comunidade de Aprendizagem – Colearn da Open University, UK. A metodologia utilizada no estudo apresentado é a descritiva suportada por referenciais bibliográficos que possibilitou resultados interessantes que concordam com as questões de pesquisa levantadas, em específico, quais os elementos que compõe a coaprendizagem nas redes.
- A experiência dos diplomados em educação da Universidade Aberta e o papel da educação a distância nas literacias digitais de aultosPublication . Neves, Claudia; Henriques, SusanaO presente artigo centra-se nos percursos e condições de vida dos estudantes da Licenciatura em Educação da Universidade Aberta (UAb), que realizam os seus estudos superiores a distância, na idade adulta, a trabalhar a tempo inteiro. O objetivo principal é procurar conhecer os seus projetos de futuro e o impacto desta licenciatura (realizada numa universidade a distância) nas várias dimensões das suas vidas, pessoais e profissionais. Os dados apresentados e analisados resultam da aplicação de um inquérito por questionário, no ano de 2015 e no ano de 2017, construído no âmbito do Observatório dos Percursos Profissionais e de Vida dos Diplomados da Universidade Aberta. As conclusões apontam para um elevado nível de satisfação, por parte dos estudantes, com a realização da licenciatura em eLearning destacando-se aspetos relacionados com a capacidade de autorregulação da sua aprendizagem, mas também aspetos que apelam a uma dimensão colaborativa.
- Projetos educativos de escolas complexas: como construir?Publication . Silva, Nuno Miranda e; Henriques, SusanaEm Portugal, os projetos educativos das escolas foram concebidos como instrumentos de mobilização das comunidades educativas, capazes de influenciar o ensino e aprendizagem, mas, atualmente, seguem lógicas empresariais que esperam que as escolas sejam previsíveis. Contudo, as escolas são ambientes complexos, dados a imprevistos, o que requer instrumentos organizativos diferentes. Então, é necessário resolver este vazio teórico-prático e responder à questão: Como se constroem projetos educativos em escolas complexas? Fazemo-lo, sob a lente da Teoria da Complexidade que, por contradizer as expectativas de certeza e causalidade da modernidade, transtorna instrumentos em uso e reclama por métodos diferentes. Aqui analisamos os seus impactos da complexidade na construção de projetos educativos e convocamos as diferenças entre os sistemas ordenados (como as empresas) e os sistemas complexos (como as escolas) para apresentar a estrutura que deve presidir à construção de projetos educativos em ambientes complexos: circunstâncias (em vez de diagnósticos), experiências (em vez de atividades), histórias (em vez de metas) e coerência (em vez de visão). Concluímos que, no contexto da complexidade, as escolas requerem que se construam compromissos em vez de projetos educativos.
- Investigação em Supervisão PedagógicaPublication . Henriques, SusanaNeste recurso começamos por apresentar as fases do processo de investigação, detalhando aquelas que se espera serem mais detalhadas num plano - Enquadramento teórico e Metodologia.
- Investigação-ação em práticas de liderança educacional [Projeto Acessibilidades]Publication . Oliveira, Isolina; Henriques, SusanaA presente obra aposta na análise e reflexão sobre as interações promovidas pelas lideranças pedagógicas, onde a investigação-ação emerge como paradigma de sustentabilidade da capacitação dos professores nas escolas. Neste quadro são também exploradas as inovações tecnológicas e suas implicações nas práticas de investigação-ação em rede em contextos escolares – organizacionais e pedagógicos.
- Processo de investigação : síntesePublication . Henriques, Susana
- Letter to the editor: virtual community of researchers and prevention experts: approximating drug research and practice fieldsPublication . Henriques, Susana; Van Hout, Marie Claire; Teixeira, AntónioThis paper presents the key findings of a virtual community of addiction experts set up to share evidence- based programmes of prevention on novel psychoactive substance (NPS) use in Portugal. Using a theoretical framework that combines contributions from a virtual community of practice and learning in a virtual environment, with prevention science, this paper traces how members interact in order to improve their prevention intervention domains and approaches, and consider the political and practical implications.