Browsing by Issue Date, starting with "2019-12"
Now showing 1 - 10 of 67
Results Per Page
Sort Options
- O plano de texto do artigo científico: caracterização e perspectivas didáticasPublication . Silva, Paulo Nunes da; Rosa, RuteEste artigo tem como objetivo explicitar as principais propriedades dos planos de texto de quatro artigos científicos produzidos em áreas disciplinares distintas (Ciências vs. Ciências Sociais e Humanas/ Humanidades), com vista a uma aplicação ao ensino de gêneros, no âmbito da promoção do letramento acadêmico e, mais especificamente, da didática dos gêneros. Privilegia-se o quadro teórico do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart [1997] 1999, 2010), as propostas da escola de língua francesa da Linguística Textual (Adam 2001) e os princípios da Didática dos Gêneros (Schneuwly e Dolz 2004; Dolz e Gagnon 2008; Dolz 2011). Para tal, foi adotada uma abordagem descendente, partindo do social para os textos e privilegiando uma metodologia de análise qualitativa de cunho descritivo, de acordo com a qual se procedeu à análise comparativa das propriedades de quatro exemplares do gênero artigo científico, inscritos em diferentes áreas de investigação. Os dados obtidos mostram a grande flexibilidade do gênero artigo científico a nível do plano de texto, sendo evidenciadas diversas adaptações em função da área de investigação em que cada texto é produzido.
- Letter to the editor: virtual community of researchers and prevention experts: approximating drug research and practice fieldsPublication . Henriques, Susana; Van Hout, Marie Claire; Teixeira, AntónioThis paper presents the key findings of a virtual community of addiction experts set up to share evidence- based programmes of prevention on novel psychoactive substance (NPS) use in Portugal. Using a theoretical framework that combines contributions from a virtual community of practice and learning in a virtual environment, with prevention science, this paper traces how members interact in order to improve their prevention intervention domains and approaches, and consider the political and practical implications.
- Estudos sobre as mulheres: conhecimentos itinerantes, percursos partilhadosPublication . Alvarez, Teresa; Joaquim, Teresa; Pinto, TeresaA primeira parte incide sobre a problemática Mulheres, Representações Iconográficas e Conhecimento tema do Seminário Internacional que teve lugar em Lisboa, em 2017. A segunda parte, Estudos sobre as Mulheres. Género, Sociedades e Culturas – percursos em debate, compreende um conjunto de textos provenientes das comunicações apresentadas no seminário internacional, com o mesmo nome, realizado em 2017, cujo propósito foi o de partilhar interesses, questionamentos e linhas de investigação entre os diferentes elementos do GIEMGSC e suscitar, a partir dos pontos comuns entre as investigações individuais, o desenho de projetos comuns, amplos e agregadores.
- Educação ao longo da vida para o local de trabalho global e interculturalPublication . Moreira, DarlindaOs contextos e as condições laborais estão em rápida mudança exigin- do aprendizagens permanentes. Entre as mudanças de maior visibilida- de e impacto encontra-se a tecnologia e a consequente automatização e digitalização do trabalho que, a par com a mobilidade e os processos de globalização da economia, conduzem à maior diversidade humana no local de trabalho. Este artigo começa por analisar, por um lado, as implicações formativas das mudanças introduzidas no local de trabalho que se encontram relacionadas com os desafios da multiculturalidade e respetiva emergência de práticas profissionais interculturais que reque- rem competências culturais e, por outro, através do exemplo do deno- minado teletrabalho, trabalho a distância ou trabalho móvel, a expansão da tecnologia digital e da automatização e respetivos efeitos nos em- pregos, colocando a problemática da sua expansão, limites e desafios. Por último, apresenta-se uma reflexão em torno das mudanças laborais referidas, em conjunção com as competências chave necessárias à constituição de propostas de formação que pretendem adultos mais ap- tos para integrar economias e postos de trabalho em redes móveis, glo- bais e virtuais, as quais se revelam associadas aos “6Cs” da educação e formação ao longo da vida, ou seja, pensamento Crítico/Conhecimento, comunicação, colaboração, cultura, criatividade e conectividade.
- Segundas gerações de cabo-verdianos na Europa: reforçando os laços com o país ancestralPublication . Graça, António A. da; Bäckström, BárbaraEste estudo tem como público-alvo as segundas gerações de Cabo-verdianos em Portugal, Holanda, Itália e França e visa analisar o reforço de seus laços com Cabo Verde. O estudo é de caráter exploratório, qualitativo e teoricamente ligado à integração, transnacionalismo, assimilação segmentada, identificação étnica e laços com o país ancestral. Os resultados obtidos quanto às relações com Cabo Verde permitem-nos identificar três grupos: o primeiro adota um sincretismo cultural; o segundo vai a Cabo Verde praticamente só para passar férias e se divertir; o terceiro demonstra um ‘sentimento de pertença’ para com o país ancestral e já conseguiu alcançar maiores níveis de formação e percurso profissional. Também demonstra muito maior interesse em contribuir para o desenvolvimento de Cabo Verde.
- EditorialPublication . Teodoro, António; Moreira, Darlinda; Brás, José Viegas; Gonçalves, Maria
- Itinerários da escrita académica no ensino superior: um projeto de investigação aplicada sobre textos e génerosPublication . Silva, Paulo Nunes da; Santos, Joana Vieira; Sitoe, Marta ZefaniasEmbora múltiplos géneros do discurso académico tenham sido investigados a partir dos textos (Swales 1990, 2004; Bazerman et al. 2005; Bennett 2011; Rose e Martin 2012), em Portugal, a pesquisa aplica-se sobretudo à literacia académica, entendida por vezes restritivamente como o conjunto de procedimentos inerentes à elaboração de trabalhos académicos (Madeira e Abreu 2004; Oliveira 2018; Correia e Mesquita, 2012). Estudos sobre como se comunica ciência em português são escassos (Bennett 2011, 2014; Carvalho 2008; Barbeiro, Pereira e Brandão 2015; Duarte e Pinto 2015), pelo que se justifica o mapeamento sistemático dos géneros académicos, bem como a elaboração de materiais que promovam a melhoria das competências exigidas a estudantes e investigadores. O presente artigo, que descreve um projeto de investigação sobre géneros académicos justificando as suas potenciais aplicações na formação terciária, explicita os géneros textuais estudados, os objetivos científicos e pedagógicos do seu mapeamento, o enquadramento teórico compósito, ancorado no Interacionismo Sociodiscursivo, as metodologias, os resultados a diferentes géneros, a recolha e disponibilização de corpora e as futuras linhas de pesquisa. Entre as principais conclusões avulta a hipótese de que estará em curso um processo de estandardização na escrita académica em Portugal, por influência de modelos internacionais, bem como a necessidade de elaboração de materiais específicos para o ensino-aprendizagem da comunicação em contexto académico.
- Conociendo las foicinhas líticas del poblado prehistórico de Leceia (Oeiras, Portugal)Publication . Cardoso, João Luís; Gibaja Bao, JuanUno de los elementos más representativos del Neolítico Final-Calcolítico en buen parte del oeste de la Península Ibérica son las piezas bifaciales elaboradas en sílex. En el territorio portugués, estas piezas, llamadas tradicionalmente foicinhas, son ahora conocidas como "láminas foliáceas". Muchos yacimientos de este periodo son poblados fortifica-dos, siendo el de Leceia uno de los ejemplos más conocidos. Este trabajo se centra en dichas piezas que carecen de un análisis profundo. Ello es sorprendente pues son muchos los instrumentos líticos, en general, y las láminas foliáceas, en particular, documentadas en los yacimientos de esta cronología. A lo largo del texto abordamos la información relativa a la materia prima, la tecnología, la morfología y la función de estos útiles. Ello nos ha permitido evaluar las zonas de aprovisionamiento de la población de Leceia, las posibles relaciones sociales que había establecido con otros grupos a partir del origen de ciertos tipos de sílex, su capacidad tecnológica y la función a la que se destinaron algunas de esas láminas.
- Argumentação ad hominem, formas de tratamento e protesto políticoPublication . Marques, Maria Aldina; Duarte, Isabel Margarida; Seara, IsabelA descortesia linguística é um fenómeno discursivo que deve ser analisado no contexto e no género discursivo em que surge. Decorre da inadequação do ato de fala do locutor, tendo em conta normas sociodiscursivas. Mas faz parte do protesto político, sendo socialmente tolerada nesse contexto. Pretende-se analisar a construção discursiva da descortesia no espaço público em Portugal, tendo em conta os protestos em manifestações políticas e nas redes sociais; relacionar a descortesia com os traços dos géneros discursivos em causa; identificar argumentos ad hominem com base nas formas de tratamento. O corpus é constituído por enunciados descorteses produzidos no espaço público, em cartazes e palavras de ordem de manifestações ou nas redes sociais.
- Caracterização da faturação em Portugal: sob a perspetiva da certificação de programas informáticos de faturaçãoPublication . Russo, Nelson; Reis, LeonildeRecentemente, a indústria de desenvolvimento de programas informáticos de faturação foi incentivada a incluir novas valências veiculadas por alterações legislativas fiscais. Neste sentido, foi efetuado o enquadramento fiscal, a caracterização das empresas e da faturação em Portugal, por meio de programa informático de faturação certificado. O valor acrescentado, centrou-se na análise das condicionantes implícitas ao processo de certificação, pela Autoridade Tributária e Aduaneira, no sentido de otimizar a perceção que as organizações têm deste processo. Considera-se assim, que estão criadas condições que potenciam a otimização do processo de certificação, no sentido de contribuir para o aumento do número de programas certificados.