Repository logo
 
Publication

Gestão e liderança da EMAEI na consecução e desenvolvimento de uma escola inclusiva

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg10:Reduzir as Desigualdadespt_PT
dc.contributor.authorOliveira, Susana
dc.contributor.authorHenriques, Susana
dc.contributor.authorAlmeida, Ana Patrícia
dc.date.accessioned2025-01-09T15:43:41Z
dc.date.available2025-01-09T15:43:41Z
dc.date.issued2024-11
dc.description.abstractCom o intuito de investigar as dificuldades advindas dos reduzidos ou falta de meios e recursos humanos e organizacionais específicos que poderão obstaculizar a operacionalização da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI), afetando o desenvolvimento de uma escola efetivamente inclusiva pretende-se compreender como a sua gestão e liderança promove uma cultura de escola que visa o desenvolvimento de uma Educação Inclusiva. Concretamente entender o processo de gestão e liderança da EMAEI e a sua influência na cultura e estrutura organizacional de uma escola promotora da inclusão e equidade, atendendo à diversidade discente. Mais especificamente perceber práticas, principais dificuldades, perceções dos atores educativos, influência na cultura de escola e desempenho organizacional adaptativo da escola com a incorporação da referida equipa multidisciplinar. Este órgão de gestão escolar constata-se crucial e interrelacionado com outros diferenciados órgãos e estruturas organizacionais da instituição escolar, similarmente e em consonância, promotoras de uma Educação Inclusiva, de acordo com o Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho. Relativamente à abordagem metodológica optar-se-á pelo método qualitativo, recorrendo à observação direta, inquérito por entrevista semiestruturada, entrevista Focus Groups e análise documental com o objetivo de analisar, não só do ponto de vista estrutural, como é o caso da criação da EMAEI, mas também organizacional, como as escolas se adaptaram no sentido de conceder resposta educativa ao atual enquadramento legal.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationOliveira, S., Henriques, S., Almeida, A. P. (2024). Gestão e liderança da EMAEI na consecução e desenvolvimento de uma escola inclusiva. In Ana Luísa Costa et al. (Orgs.). XVII Congresso da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, ‘Educação, Liberdade e Democracia’. Livro de Resumos. (p. 63). SPCEpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-95390-8-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/17153
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publishereventQualiapt_PT
dc.subjectEducação inclusivapt_PT
dc.subjectEquipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusivapt_PT
dc.subjectGestão e organização escolarpt_PT
dc.subjectLiderança intermédiapt_PT
dc.titleGestão e liderança da EMAEI na consecução e desenvolvimento de uma escola inclusivapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFaculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Portopt_PT
oaire.citation.endPage63pt_PT
oaire.citation.startPage63pt_PT
oaire.citation.titleXVII Congresso da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, ‘Educação, Liberdade e Democracia’. Livro de Resumospt_PT
person.familyNameHenriques
person.familyNameAlmeida
person.givenNameSusana
person.givenNameAna Patrícia
person.identifier1730761
person.identifier.ciencia-id6411-F538-EA4A
person.identifier.ciencia-id8A16-E8FD-FBB0
person.identifier.orcid0000-0002-7506-1401
person.identifier.orcid0000-0001-5242-8285
person.identifier.scopus-author-id54420026300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9
relation.isAuthorOfPublication6648fc04-9ea5-4cc9-8f13-cd2ccb9e9119
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2024_Gestão e liderança da EMAEI-SPCELivrodeResumos.pdf
Size:
3.06 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: