Browsing by Issue Date, starting with "2008-10"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Administração pública, empreendedorismo, inovação e gestão do conhecimento: uma perspectiva sobre o capital humanoPublication . Jacquinet, Marc; Caetano, João Relvão“Administração pública, Empreendedorismo, Inovação e gestão do conhecimento: Uma Perspectiva sobre o capital humano”; 6º Congresso do INA (Instituto Nacional de Administração), 29–30 Outubro de 2008.
- O ‘envolvimento conversacional’ no momento de desenvolvimento de interacções verbais na rádio: sequências de actos ilocutórios e ‘estratégias de alinhamento’ em programas de rádio específicos”Publication . Almeida, Carla Aurélia deTendo por base um corpus constituído por interacções verbais presentes em cinco programas de rádio portugueses (Almeida, 2005), procederemos ao levantamento dos padrões de organização sequencial no momento estrutural de desenvolvimento da interacção: a nível local, analisaremos a selecção, operada pelos participantes, das estratégias comunicativas específicas do discurso institucional de rádio e, a nível global ou macroestrutural, estudaremos a coerência pragmático-funcional do discurso que diz respeito fundamentalmente às dimensões sequenciais dos actos ilocutórios A descrição da construção do sentido empreendida no desenvolvimento permitir-nos-á o levantamento das estratégias discursivas mais relevantes no discurso radiofónico interactivo: o par pergunta-resposta, as “estratégias de alinhamento” e os dispositivos conversacionais que denotam um forte “envolvimento conversacional” (Gumperz, 1982: 2-3; Tannen, 2001: 157) e que revelam a emoção nas interacções.
- A prototype for cartographic human body analysisPublication . Carvalho, Elizabeth; Marcos, Adérito; Santos, Maribel Yasmina; Espregueira-Mendes, JoãoIt is proposed a cartographic-oriented model to visualize and analyze medical data relative to the human body. A prototype implementation has proved the viability and long-term promise of this approach in two case studies.
- A ressurgência dos sentidosPublication . Vila Maior, DionísioEspaço intersubjetivo da linguagem e do pensamento. Sebastianismo e Quinto Império. Reflexão com o suporte teórico de Mikhail Bakhtine.
- A miragem do e-governo e a questão da cidadania: uma perspectiva sociológicaPublication . Jacquinet, Marc; Curado, Henrique; Caetano, João RelvãoNeste trabalho, analisamos um dos elementos da chamada e-democracia: o e-governo que desempenha um peso crescente nos discursos e nas justificações de modernização do governo e na reformulação da noção de cidadania. O e-governo é geralmente considerado como uma extensão da e-democracia, outro conceito ambíguo, e ambos merecem uma análise sociológica apurada, é o nosso intuito dar um contributo ainda que modesto neste sentido. Depois de uma breve discussão das noções de democracia, e-democracia, Estado e cidadania e das opções metodológicas, na primeira parte, passaremos, na secção seguinte a uma primeira análise crítica da noção de e-governo, sobretudo no que toca a um elemento central: a distinção entre cidadania e serviço público transferível pura e simplesmente para o mercado ou, ainda, em moldes flexíveis e híbridos mas essencialmente através do mercado. Baseamos esta distinção numa investigação sobre dois projectos que tratam da questão da e-democracia e dos serviços públicos (e do e-governo) em que se destacam os problemas da cidadania e da crise do sistema político representativo. O problema do e-governo, tal como do e-learning, é de negligenciar aspectos cruciais do funcionamento das democracias. Facilitar ou agilizar a prestação de serviços online, não basta para resolver os problemas da participação nas nossas democracias. O e-governo não pode ser confundido com uma mera prestação de serviço, seja ele público ou privado. Ele se insere num contexto sociopolítico mais vasto e que engloba os cidadãos. Esta é uma das nossas principais conclusões. O e-governo aparece cada vez mais como um mito e se assemelha a uma miragem que promete "montes e maravilhas" enquanto os problemas fundamentais não são tocados senão à margem.
- Do e-governo à questão da e-democracia: do cliente ao cidadão?Publication . Jacquinet, Marc; Caetano, João Relvão; Curado, HenriqueNeste trabalho, partimos da noção de e-governo que desempenha um peso crescente nos discursos e nas justificações de modernização do Estado e na reformulação da noção de cidadania para discutir a noção de e-democracia. Ambos conceitos (e-governo e edemocracia) merecem uma análise sociopolítica apurada, e é o nosso intuito dar um contributo neste sentido.