Browsing by Issue Date, starting with "2024-06-28"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Uma “educação de qualidade” para os migrantes e o desenvolvimento da pronúnciaPublication . Castelo, AdelinaA pronúncia constitui uma competência importante para todos os aprendentes de línguas não maternas, sobretudo para os que usam diariamente a linguagem oral com fins comunicativos e desejam ser integrados na comunidade de falantes da língua-alvo sem serem prejudicados profissional e socialmente pelo seu nível de proficiência linguística. Este é precisamente o caso dos migrantes num país de acolhimento. No entanto, para assegurar o desenvolvimento adequado da sua pronúncia, é necessário proporcionar-lhes oportunidades de aprendizagem ao longo da vida que sejam acessíveis (quanto a tempo e custos financeiros). Tal esforço enquadra-se no ODS da Agenda 2030 de garantir uma “educação de qualidade” para todos, que contribuirá igualmente para a concretização de ODSs como “erradicar a pobreza” e “reduzir as desigualdades” (Centro de Informação Regional das Nações Unidas para a Europa Ocidental, 2016). Assim, esta apresentação visa mostrar como se pode ajudar os migrantes a aceder a uma educação de qualidade no âmbito do desenvolvimento da pronúncia. Incluirá quatro partes: (1) motivar a abordagem explícita da pronúncia, segundo a literatura (e.g. Grant, 2014); (2) mostrar o que é necessário para desenvolver uma melhor pronúncia (e.g. Celce-Murcia et al., 2010; Castelo, 2022); (3) ilustrar indicações para os migrantes usarem vários recursos digitais gratuitos a fim de praticarem a sua pronúncia, nomeadamente vídeos do YouTube, aplicações móveis, tradutores online e cursos online (e.g. Liakin et al., 2015); (4) sugerir formas de fazer chegar estas indicações aos migrantes e de aumentar a sua consciência e autonomia na aprendizagem ao longo da vida.
- “Three white men walk into a bar” – TQM’s vanguard pluralistic intersectionality and Maine de Biran’s open-processPublication . Nobre, Ângela Lacerda; Duarte, Rogério; Gameiro, Amandine; Almeida, Fernando; Jacquinet, Marc; Lima, MiguelIn the rich, educated and industrialised world, with high levels of concentration of technology, Total Quality Management has successfully allowed industries, organizations and institutions to gradually adapt to the new circumstances of the past 20th century, including the gradual transition from industry-based societies to a focus on services. In the 21st century, facing the radical changes in contemporary societies, and the necessary responses to the double challenge of growing economic inequality and the rapid deterioration of environmental conditions, a test that is already being faced by avant-garde institutions, especially designed to promote exploratory, provisional, and heuristic, trial-and-error actions.
- O papel da supervisão colaborativa no contexto de implementação de um plano de inovação. Da teoria à prática: um estudo de casoPublication . Andrade, Maria Teresa Nogueira Lima de; Aires, LuísaNo quadro da atual política educativa, em Portugal, espera-se que as escolas e os professores assumam a inovação como forma de impulsionar a mudança, (re)pensando os modos de organização e desenvolvimento do currículo, baseados em processos de supervisão e colaboração. Várias escolas, no âmbito da sua autonomia, aderiram prontamente a este desafio, implementando planos de inovação. Assim, é no contexto da prática da implementação de cada plano que surge a pertinência de investigar o que pode comprometer a mudança, ou seja, a forma como os atores educativos interpretam e operacionalizam as medidas, adotando (ou não) posturas de colaboração. O objetivo do estudo foi, assim, compreender como lideranças e professores percecionam o papel da supervisão e da colaboração na implementação das medidas de inovação pedagógica da sua escola, partindo da seguinte questão inicial: De que forma professores e respetivas lideranças, do agrupamento de escolas X, desenvolvem e entendem os processos de supervisão e colaboração, como suporte à inovação que pretendem introduzir? O estudo desenvolveu-se num agrupamento de escolas da área metropolitana de Lisboa e envolveu oito participantes. No estudo de caso único, de natureza descritiva e interpretativa, enquadrado num paradigma qualitativo, utilizamos, como técnicas de recolha de dados, a análise documental, as entrevistas semiestruturadas e o focus group. Os resultados revelaram uma grande convergência entre os participantes, os quais reconhecem a importância do desenvolvimento dos processos de inovação numa lógica de liderança partilhada e de colaboração, que concretizam na interação, na reflexão conjunta e nas práticas de supervisão pedagógica horizontal. Identificam nestas práticas contributos para uma aprendizagem e melhoria contínua, apesar de ser possível entrever alguns entendimentos divergentes e resistências às práticas de supervisão e de colaboração.
- Métodos participativos e desafios aplicados à sustentabilidade e valorização de resíduos na União das Freguesias de SintraPublication . Dinis, Helena Sofia Inglês da Silva; Martinho, Ana PaulaA transição para uma economia circular é um dos principais desafios da atualidade, identificando-se a relevância de estratégias educativas e de sensibilização, como catalisadores de transformações positivas na sociedade, impulsionando a adoção de práticas mais sustentáveis. Este estudo desenvolveu uma investigação-ação com o objetivo de verificar qual o impacto da educação e sensibilização ambiental na promoção da gestão sustentável dos recursos naturais, destacando a importância da informação para boas práticas ambientais e aferindo a perceção dos munícipes sobre a hierarquia de resíduos. A metodologia compreendeu Questionários de Diagnóstico e de Aferição de conhecimentos, Workshops participativos e Eventos de proximidade, que numa perspetiva pedagógica, permitiram avaliar o desempenho ambiental e hábitos dos munícipes, no que respeita a uma gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais (ODS 12) e à redução do impacto ambiental, nas cidades tornando-as mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis (ODS 11). Este estudo revelou que, ao expor os indivíduos, a informações impactantes sobre questões cruciais, como a preservação ambiental, estes, tendem a reavaliar as suas perspetivas e a adotar um comportamento mais consciente e comprometido com a mudança. Destaca-se, portanto, a importância de um investimento mais significativo na conscientização ambiental por parte das entidades gestoras, abrangendo todas as faixas etárias e, em especial, as entidades e empresas.
- Conversas Abertas. Histórias de Vida de EstudantesPublication . Universidade Aberta; Branco, Mauro; Falé, PedroNa primeira parte do programa, damos a conhecer as histórias de vida de estudantes da UAb: Vanessa Rodrigues, estudante do Mestrado em Ciências do Consumo Alimentar, residente na Suíça e de Márcio Santos, estudante da Licenciatura em Engenharia Informática, a residir em São João da Madeira, distrito de Aveiro. Depoimento de Cátia Lemos, coordenadora do CLA de São João da Madeira. Para a segunda parte, a jornalista Teresa Botelheiro entrevista o Bastonário da Ordem dos Psicólogos, Dr. Francisco Miranda Rodrigues.