Browsing by Issue Date, starting with "2025-05"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- De manchetes e leituras: as polêmicas e a recepção d'O Evangelho segundo Jesus CristoPublication . Grünhagen, SaraO estudo "De manchetes e leituras: as polêmicas e a recepção d'O Evangelho segundo Jesus Cristo", de Sara Grünhagen, investiga as reações públicas e mediáticas que acompanharam o lançamento do romance de José Saramago em 1991, destacando como uma "narrativa das polêmicas" se sobrepôs, em muitos momentos, à leitura efetiva da obra. Reconstituindo o percurso de uma recepção que foi e, até certo ponto, continua sendo atravessada por tensões ideológicas, religiosas e políticas, a análise centra-se não apenas nas críticas imediatas de setores conservadores e católicos — frequentemente baseadas em entrevistas e declarações do autor, mais do que no próprio texto —, mas também na controvérsia política desencadeada pela exclusão do romance do Prêmio Literário Europeu, em 1992, protagonizada pelo então subsecretário de Estado da Cultura, Sousa Lara. O objetivo é demonstrar como esse contexto condicionou, em parte, a recepção do livro e relegou a análise literária do romance para segundo plano. Em contraponto, o estudo propõe uma revalorização crítica da obra, sublinhando a necessidade de a revisitar com o rigor que merece.
- Liderança escolar e inclusão: rumo a uma escola mais diversificadaPublication . Reis, Sónia da Conceição Afonso dos; Abrantes, PedroPartindo da massificação e democratização da educação, questiona-se o suporte que as lideranças poderão proporcionar perante a diversidade encontrada nos contextos educativos, analisando as perspetivas dos professores relativamente aos conceitos de inclusão e aplicação do decreto-lei nº. 54 de 2018, assim como o suporte por parte da equipa multidisciplinar de apoio e da direção da respetiva unidade orgânica relativamente ao processo de inclusão. Apresenta-se uma breve revisão de estudos internacionais sobre a equidade e inclusão, realçando a emergência de ajuste de práticas educativas que contemplem respostas diferenciadas e personalizadas. Para atender a essa diversidade, permitindo a todos realizar aprendizagens, a diferenciação curricular no seio da criação de uma real comunidade de aprendizagem afigura-se como um recurso a priorizar. Analisam-se alguns indicadores portugueses que apontam no sentido da necessidade de monitorizar a implementação do regime jurídico de apoio à educação inclusivo e delineiam-se perspetivas de ação orientadas para responder à heterogeneidade presentes nas salas de aula, concretamente focando a formação de professores e as práticas em equipa educativa como elementos essenciais para uma resposta educativa de sucesso assente numa comunidade inclusiva.
- Species identification of osseousmuseum artefacts through peptide mass fingerprinting illustrated by a study on objects from Neolithic to Iron Age ArmeniaPublication . Antonosyan, Mariya; Mkrtchyan, Satenik; Amano, Noel; Davtyan, Ruben; Yeranyan, Nzhdeh; Badalyan, Mikayel; Poghosyan, Svetlana; Telunts, Anahit; Stepanyan, Karine; Amiryan, Mariam; Zakyan, Tigran; Eloshvili, Mariami; Zarikian, Noushig; Adigyozalyan, Ani; Gyonjyan, Andranik; Simonyan, Hasmik; Sargsyan, Vahe; Saribekyan, Mariam; Hovhannisyan, Anahit; Simonyan, Hakob; Martirosyan-Olshansky, Kristine; Piliposyan, Ashot; Khachatryan, Zaruhi; Évora, Marina; Paladugu, Roshan; Bobokhyan, Arsen; Roberts, Patrick; Yepiskoposyan, LevonIdentifying animal species used in osseous industry production is crucial for reconstructing humananimal interactions in ancient societies. However, bone artefact manufacture often involves intensive modifications to raw materials that hamper taxonomic identifications. Here, for the first time in central Eurasia, we taxonomically assess bone objects stored in museum collections, recovered from Late Neolithic to Iron Age contexts in Armenia, using a minimally invasive peptide mass fingerprinting technique, also known as Zooarchaeology by Mass Spectrometry (ZooMS). Our pilot study shows remarkable collagen preservation in the bone artefacts, demonstrating the rich potential of ZooMS for examining legacy collections. The successful ZooMS screening provided taxonomic identification for 86% of the artefacts, offering insights into species selection for bone manufacturing, as well as broader socioeconomic developments and interregional links. Our study underscores the utility of minimally invasive proteomic techniques, enabling the preservation of cultural and historical artefacts while addressing limitations of studying museum collections.
- A representação da geografia brasileira em obras regionais e seu impacto no Enriquecimento cultural e linguístico de estudantes do ensino médio em escolas brasileiras no JapãoPublication . Fukuchima, Lania Aparecida Garcia; Marques, Isabelle SimõesEsta dissertação investiga a representação da geografia brasileira na literatura e seu impacto no enriquecimento cultural e linguístico de estudantes do Ensino Médio em escolas brasileiras no Japão. A pesquisa analisa cinco obras literárias que abrangem as cinco regiões do Brasil e suas particularidades socioculturais e ambientais: Dois Irmãos, de Milton Hatoum (2000); Vidas Secas, de Graciliano Ramos (1938); Livro Sobre Nada, de Manoel de Barros (1996); A Casa das Sete Mulheres, de Letícia Wierzchowski (2002); e A Hora da Estrela, de Clarice Lispector (1977). A metodologia utilizada envolve análise textual e contextual das narrativas, destacando a interseção entre geografia e literatura como ferramenta pedagógica para o ensino da língua portuguesa. Além disso, propõe-se uma sequência didática que relaciona as paisagens descritas nos textos com a construção da identidade cultural dos estudantes no exterior, incentivando a reflexão sobre pertencimento, migração e adaptação. Os resultados evidenciam que a literatura pode atuar como um meio de compreensão dos espaços geográficos e das dinâmicas sociais brasileiras, promovendo a valorização da diversidade regional e do léxico característico de cada localidade. Dessa forma, a pesquisa contribui para o desenvolvimento de estratégias de ensino que favoreçam a aprendizagem significativa da língua e da cultura brasileiras em contextos migratórios.
- Digital skills in distance university students: a psychometric analysisPublication . Aires, Luísa; Amante, Lúcia; Fernández-Márquez, Esther; Nunes, Catarina; GonzalezIn recent years, research on the digital skills of higher education students has increased significantly. However, many of the existing studies have focused primarily on identifying these skills rather than exploring the factors that influence their development. This study investigates the digital skills of first-year undergraduate students enrolled at an online distance education university, as well as their key determining factors. Employing a quantitative methodology, the students completed a Likert-scale questionnaire as part of an online familiarization module. Based on the findings, the students' digital skills were grouped into the following categories: collaboration and creativity, networking, content sharing, information management, information evaluation, and critical thinking. Additionally, the key influencing factors were identified, including the perceived ease of using ICT for problem-solving, orientation towards learning goals, personal initiative, and self-regulation in the use of ICT and the Internet. The results suggest that both individual and social strategies related to Internet use play a crucial role on the acquisition of digital skills. Future research should explore theoretical frameworks and, especially, refine assessment tools, shifting the focus from simply describing digital competencies to examining the factors that influence and predict their development. Such theoretical and methodological adjustments are expected to significantly reshape training strategies in this field.
- Voices seeking to be heard: rethinking nature's role in deliberative processes for an ecological democracyPublication . Vidal, Diogo Guedes; Alves, Fátima