Publication
O Currículo Europeu de Prevenção (EUPC) na formação de profissionais como estratégia de inovação em CAD
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | |
datacite.subject.sdg | 03:Saúde de Qualidade | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
datacite.subject.sdg | 10:Reduzir as Desigualdades | |
dc.contributor.author | Anjos, Purificação | |
dc.contributor.author | Bettencourt, Carmen | |
dc.contributor.author | Silva, Natacha Torres da | |
dc.contributor.author | Prata, Isabel | |
dc.contributor.author | Henriques, Susana | |
dc.date.accessioned | 2025-06-20T15:38:09Z | |
dc.date.available | 2025-06-20T15:38:09Z | |
dc.date.issued | 2025-06 | |
dc.description.abstract | OBJETIVOS: Caracterizar o EUPC e discutir o processo formativo dos profissionais em prevenção, perspetivando o potencial de qualidade e inovação na intervenção preventiva METODOLOGIA: Partindo da análise do EUPC e da formação dos profissionais, discutimos os resultados do pré e pós teste realizados pelos formandos que frequentaram a microcredencial ‘EUPC-Frontline’. DESENVOLVIMENTO: O Currículo Europeu de Prevenção (EUPC) (EMCDDA 2019), surge num contexto de crescente interesse e atenção, a nível mundial, de desenvolvimento de padrões de qualidade dos profissionais em prevenção, promovendo também a capacitação dos decisores, líderes de opinião e responsáveis políticos. O EUPC é baseado em referenciais, normas e evidências internacionais, com uma filosofia de intervenção europeia, de respeito pelos direitos humanos, reconhecimento do valor complementar da redução de riscos e do equilíbrio entre os programas de prevenção e políticas públicas. O EUPC-Frontline, que dota os profissionais da linha da frente dos conhecimentos e ferramentas necessários para dar prioridade a intervenções baseadas em dados concretos evidências, eliminando gradualmente práticas obsoletas e iatrogénicas. Os resultados do pré- e pós-teste mostram o perfil dos formandos da primeira edição da microcredencial e revelam tendências no que se refere aos seus conhecimentos e atitudes face à prevenção. CONCLUSÃO: A formação dos profissionais reforça a ciência da prevenção ao capacitar os profissionais para a sua aplicação e desenvolvimento. | por |
dc.identifier.citation | Anjos, P., Bettencourt, C., Torres, N. S., Prata, I., Henriques, S. (2025). O Currículo Europeu de Prevenção (EUPC) na formação de profissionais como estratégia de inovação em CAD. Poster apresentado no 1º Congresso do ICAD 'Inovação em Comportamentos Aditivos e Dependências', Castelo Branco | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/19959 | |
dc.language.iso | por | |
dc.peerreviewed | yes | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | |
dc.subject | EUPC - Curriculo Europeu de Prevenção | |
dc.subject | Formação de profissionais de prevenção | |
dc.subject | Profissionais que atuam na linha da frente de intervenções preventivas | |
dc.subject | EUPC-Frontline | |
dc.subject | Microcredencial | |
dc.subject | Prevenção de Comportamentos Aditivos e Dependências | |
dc.title | O Currículo Europeu de Prevenção (EUPC) na formação de profissionais como estratégia de inovação em CAD | por |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferenceDate | 2025-06 | |
oaire.citation.conferencePlace | Castelo Branco | |
oaire.citation.title | 1º Congresso do ICAD 'Inovação em Comportamentos Aditivos e Dependências' | |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 | |
person.familyName | Henriques | |
person.givenName | Susana | |
person.identifier | 1730761 | |
person.identifier.ciencia-id | 6411-F538-EA4A | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7506-1401 | |
person.identifier.scopus-author-id | 54420026300 | |
relation.isAuthorOfPublication | 7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9 |