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- Seminário Educação InclusivaPublication . Anguita Acero, Juana María; González Olivares, Ángel Luis; Navarro Martínez, Óscar; Torres Carrero, María del Carmen; Amo Chicharro, María del Carmen del; Ponce Blázquez, Esther; Barros, Daniela Melaré Vieira; Dias, Isabel de Barros; Gronita, JoaquimO Seminário de Educação Inclusiva, promovido pelo Projeto Acessibilidades da Universidade Aberta (UAb), realizou-se a 3 de junho de 2025, em formato híbrido. O evento reuniu investigadores, docentes e especialistas da Universidade de Castilla-La Mancha (Espanha) e da Universidade Aberta (Portugal) para refletir sobre os desafios e caminhos da inclusão no contexto educativo, com ênfase nas práticas pedagógicas e nas condições de acessibilidade no ensino superior. A sessão de abertura foi conduzida pela Profª Dr.ª Isabel Barros Dias, da coordenação do Projeto Acessibilidades da UAb. A intervenção inicial destacou a importância de consolidar uma cultura institucional voltada para a inclusão, articulando políticas, formação docente e infraestruturas acessíveis. Enfatizou-se ainda a necessidade de cooperação internacional como via de enriquecimento das práticas educativas. A Mesa-redonda I, moderada por Isabel Barros Dias, esta mesa abordou a conceitualização da inclusão e apresentou a perspetiva espanhola sobre o tema. Juana María Anguita Acero, Ángel Luis González Olivares e Óscar Navarro Martínez (Universidad de Castilla-La Mancha) analisaram os avanços legislativos e pedagógicos em Espanha no domínio da inclusão. Realçaram que a inclusão não se limita à integração física de estudantes com deficiência, mas implica transformar a cultura escolar, garantindo uma participação plena e equitativa. María del Carmen Torres Carrero, María del Carmen del Amo Chicharro e Óscar Navarro Martínez (Universidad de Castilla-La Mancha) apresentaram experiências de aplicação de metodologias ativas em contextos universitários, sublinhando os benefícios da aprendizagem cooperativa como instrumento de inclusão e valorização da diversidade. A Mesa-redonda II moderada pelo Prof. Dr. Joaquim Gronita, esta mesa focalizou os desafios relacionados à inclusão de estudantes com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) no ensino superior. Ángel Luis González Olivares e Esther Ponce Blázquez (Universidad de Castilla-La Mancha) partilharam abordagens e adaptações que têm sido eficazes para promover a permanência e o sucesso académico de estudantes autistas. Enfatizaram a importância do acompanhamento personalizado, do respeito à singularidade e da formação continuada de docentes. María del Carmen Torres Carrero (Universidad de Castilla-La Mancha) apresentou estratégias de organização do espaço físico, adaptações curriculares e comunicação acessível, sublinhando que a inclusão exige intencionalidade e planejamento colaborativo. O encerramento do seminário contou com uma síntese dos principais pontos abordados ao longo do dia, destacando: • A relevância das metodologias ativas como facilitadoras da inclusão. • A necessidade de um compromisso institucional com a formação docente e com a criação de ambientes acessíveis. • A contribuição significativa do intercâmbio entre instituições portuguesas e espanholas para o avanço de práticas educativas inclusivas. O Projeto Acessibilidades da Universidade Aberta reafirmou o seu compromisso em continuar a promover a formação, o debate e a investigação sobre acessibilidade e inclusão no ensino superior.
- Projeto AcessibilidadesPublication . Universidade AbertaO Seminário de Educação Inclusiva, promovido pelo Projeto Acessibilidades da Universidade Aberta (UAb), realizou-se a 3 de junho de 2025, em formato híbrido. O evento reuniu investigadores, docentes e especialistas da Universidade de Castilla-La Mancha (Espanha) e da Universidade Aberta (Portugal) para refletir sobre os desafios e caminhos da inclusão no contexto educativo, com ênfase nas práticas pedagógicas e nas condições de acessibilidade no ensino superior. A sessão de abertura foi conduzida pela Profª Dr.ª Isabel Barros Dias, da coordenação do Projeto Acessibilidades da UAb. A intervenção inicial destacou a importância de consolidar uma cultura institucional voltada para a inclusão, articulando políticas, formação docente e infraestruturas acessíveis. Enfatizou-se ainda a necessidade de cooperação internacional como via de enriquecimento das práticas educativas.