Loading...
163 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 163
- Avaliação do Programa Boost 4 Career: programa a distância de promoção da empregabilidade de estudantes do ensino superiorPublication . Santos, Sandra; Monteiro, Sílvia; Seabra, Filipa; Sampaio, Célia; Almeida, Leandro
- Policies and practices of external evaluation of schools: spaces for teacher collaboration?Publication . Seabra, Filipa; Abelha, Marta; Henriques, Susana; Mouraz, AnaA profissão de docente foi tradicionalmente uma profissão solitária. Todavia, cada vez mais, quer pela consciência da complexidade da tarefa que é educar, quer pela emergência de uma ideia de currículo assente em competências transversais, o trabalho colaborativo dos professores tem sido objeto de maior atenção pela investigação. A colaboração docente tem uma existência paradoxal nas escolas, uma vez que tem sido desejada no âmbito das políticas educativas e nos discursos dos professores e das escolas, mas são parcas as práticas que refletem autêntico trabalho colaborativo docente. No presente artigo procura-se identificar de que formas se operacionaliza esta colaboração nas escolas. O olhar é estabelecido a partir do referencial e dos relatórios do 3º ciclo da Avaliação Externa das Escolas levada a cabo pela Inspeção Geral da Educação e Ciência em Portugal. O estudo usa a análise documental como técnica de recolha de dados e a análise de conteúdo como técnica de análise de dados. Os resultados salientam a valorização transversal do trabalho colaborativo como meta desejável a promover na melhoria das práticas pedagógicas, de modo relacionado com a supervisão.
- Empréstimo de políticas curriculares em Portugal: 2011-2014Publication . Seabra, FilipaNos últimos 3 anos (04/2011-05/2014), Portugal esteve sob um programa de resgate financeiro da ‘troika’ constituída pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Central Europeu (BCE) e a Comissão Europeia (CE). Como reconhece Steiner-Khamsi (2010), é em momentos como este que a influência direta dos organismos trans e supranacionais se faz sentir de forma mais direta sobre a educação, acentuando-se o carácter hegemónico e top-down dos efeitos da globalização. Partindo de uma contextualização definida pelas práticas de empréstimo de políticas educativas, analisamos a relação entre a presença da ‘troika’ em Portugal e algumas das mudanças que se têm registado no contexto educativo em geral, e curricular em particular. Para tal, procedeu-se a uma análise documental dos memorandos de entendimento através dos quais o programa de apoio financeiro foi firmado e reavaliado periodicamente, recolhendo-se as principais tendências preconizadas para a educação e o currículo. Paralelamente, procurou mapear-se a evolução das políticas educativas e curriculares portuguesas durante aquele período, refletindo sobre a sua convergência com as orientações supranacionais e mantendo presente a noção de que a tomada de empréstimo de políticas e conceitos educativos e curriculares é um processo ativo, que implica a recontextualização e reinterpretação por parte daqueles que os adotam.
- Gestão da inclusão das pessoas com deficiências: utilização das tecnologias de informação e comunicação como recurso pedagógicoPublication . Costa, Suzy de Abreu; Seabra, FilipaPropomo-nos apresentar uma pesquisa de doutoramento, ainda em curso, que tem como objetivos gerais, a caracterização do uso de tecnologia informação e comunicação pessoas com deficiências no ensino regular, nas Escolas Municipais de Ensino Regular do Município de Taquara- Brasil, bem como, caracterizar as competências dos educadores quanto ao uso destes recursos pedagógicos facilitadores em contextos curriculares e extracurriculares. Definiu-se por utilizar uma metodologia quanti-qualitativa por possibilitar uma abrangência mais aprofundada dos fenômenos que serão investigados, pois terá como técnicas de recolha de dadosa análise documental, inquérito por questionário e entrevistas semi-estruturadas. A população a ser investigada será de professores titulares, educadores de apoio e a diretora da Secretaria de Educação Especial do Município. As técnicas de análise de dados, incluem a análise estatística dos dados quantitativos recolhidos por análise documental e inquérito por questionário, e a análise de conteúdo dos dados qualitativos recolhidos por análise documental e entrevista, em concordância com os objetivos específicos correspondentes, sendo estes: o levantamento dos recursos tecnológicos disponíveis nas escolas; conhecimento das percepções dos professores em relação às suas competências e à utilização destes recursos tecnológicos, considerando o contexto do ensino-aprendizagem; e por fim, avaliar as perspectivas dos vários intervenientes sobre as limitações dos recursos existentes ou entraves à sua efetiva utilização. Por ser um projeto precursor, no que se refere à Educação neste Município, e por ser o processo investigativo um trabalho contínuo, acredita-se que esta pesquisa em muito irá colaborar a outros investigadores ao fazerem valer os direitos de uma educação digna a todos.
- Diretores de curso : perspetivas e caracterização de um perfil : práticas de liderança curricular e pedagógicaPublication . Carlos, Ana Paula; Seabra, FilipaA presente comunicação apresenta um estudo que pretendeu identificar o perfil dos diretores de curso (DC) enquanto detentores de cargos de liderança intermédia e as suas práticas de gestão curricular e pedagógica. Resulta, assim, de um estudo realizado no âmbito de uma tese de mestrado em Supervisão Pedagógica na Universidade Aberta.
- As tecnologias de informação e comunicação como recurso pedagógico nas escolas municipais do ensino regular de Taquara: recursos disponíveis e dificuldades identificadasPublication . Costa, Suzy de Abreu; Seabra, FilipaCom o intuito de auxiliar com uma educação inclusiva, realizou-se um trabalho de investigação orientado à obtenção do doutorado que teve como objetivo geral, caracterizar o uso de tecnologias com vista à inclusão, considerando a socialização, a aprendizagem, bem como, o respeito pelos direitos dos alunos com deficiências nas Escolas Municipais de Ensino Regular do Município de Taquara. A metodologia empregue foi de cunho quanti qualitativo , com o objetivo de obter-se uma maior compreensão dos fenômenos a serem investigados, tendo como técnicas de recolha de dados, inquérito por questionário e entrevista semiestruturada, instrumentos dirigidos, primeiramente à diretora da Secretaria de Educação Especial e, posteriormente, aos professores titulares e os de apoio. Nas análises dos resultados e durante o processo conclusivo, fez se uma correlação com os objetivos específicos desta investigação, sendo estes: caracterizar os recursos tecnológicos e humanos disponíveis nas escolas para o atendimento aos estudantes com deficiência; conhecer as percepções dos professores titulares e os de apoio relativamente ao seu nível de competência na utilização destes recursos tecnológicos; analisar as perspectivas dos vários intervenientes sobre os impactos da utilização das TIC durante o processo de ensino e aprendizagem nos alunos especiais, incluindo ao nível pedagógico, curricular e extracurricular; e, por último, analisar as perspectivas dos vários intervenientes sobre as limitações dos recursos existentes e entraves à sua efetiva utilização. Em particular, na presente comunicação, propomo-nos responder preliminarmente ao primeiro e último desses objetivos específicos.
- Currículo na contemporaneidade : internacionalização e contextos locais : atasPublication . Moreira, António Flávio; Pacheco, José A.; Morgado, José Carlos; Seabra, Filipa; Ferreira, Carlos; Viana, Isabel C.; Alves, Maria Pimenta; Silva, Ana Maria; Silva, Carlos; Carvalho, Maria de Lurdes; Mendes, Geovana Lunardi; Santos, Luciola Licínio C. P.O XI Colóquio sobre Questões Curriculares / VII Colóquio Luso-Brasileiro e I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares decorreu na Universidade do Minho, em Braga (Portugal), nos dias 18, 19 e 20 de setembro de 2014. Tratando-se de um colóquio com uma história já relevante, que desde 2002 se tem desenvolvido em parceria com o Brasil, teve nesta edição, a novidade de incluir entre os seus organizadores três instituições de ensino superior representantes de países africanos da lusofonia – Cabo-Verde, Moçambique e Angola. Este alargamento evidencia o crescimento que o campo do currículo tem conhecido nos últimos anos naqueles países, reconhecendo e procurando criar espaços para ampliar esse desenvolvimento. A riqueza e diversidade proporcionados pelo alargamento do Colóquio vieram ainda contribuir para o esforço de internacionalização do campo do currículo (Pinar, 2014), sem perder de vista a importância do conhecimento das particularidades, (re)contextualizações e apropriações, nem do plano mais amplo das políticas viajantes, tomadas de empréstimo de contextos globais (Steiner-Khamsi & Waldow, 2012). Esta preocupação serviu de pano de fundo ao tema do Colóquio deste ano. Sob a temática "Currículo na contemporaneidade: internacionalização e contextos locais" o colóquio procurou congregar docentes e investigadores da área dos Estudos Curriculares, sendo um espaço privilegiado para a reflexão, discussão e troca de experiências. As intervenções no colóquio reuniram-se em torno de diversos eixos temáticos, que procuraram representar a complexidade e diversidade de temas, consolidados e emergentes, dentro das políticas, teorias e práticas curriculares atuais: 1. Currículo, Globalização e Cosmopolitismo 2. Currículo e Avaliação 3. Currículo e Ensino Superior 4. Associações Curriculares: contributos para a configuração do campo 5. Currículo e Educação Formal e Não-Formal 6. Currículo e Tecnologias 7. Currículo e Desafios Africanos no Século XXI 8. Currículo e Políticas Educacionais 9. Currículo e Culturas 10. Currículo, Éticas e Estéticas 11. Currículo e Gestão 12. Currículo, Didática e Formação de Professores 13. Currículo, Transições e Territórios 14. Currículo, Conhecimento e Disciplinas Escolares Embora não estando ainda entre os objetos de estudo mais trabalhados pelos investigadores em geral, procurámos, com a criação de mesas redondas em torno de temas como as associações curriculares, os desafios africanos ao currículo no Século XXI, ou as transições e territórios curriculares, sensibilizar os participantes para potenciais desenvolvimentos futuros destas temáticas, que se perspetivam vir a influenciar o campo dos estudos curriculares nos anos vindouros. José Carlos Morgado Filipa Seabra Carlos Ferreira
- Shaping 21st Century skills: towards sustainable curriculum development through pedagogical supervisionPublication . Borges, Irina; Seabra, FilipaThis paper delves into the critical nexus between pedagogical supervision and curriculum development, focusing on cultivating essential skills for the 21st century in the Portuguese educational context. Embracing a constructivist interpretive framework, the study adopts a qualitative approach, accentuating the analysis and interpretation of qualitative data extracted from diverse national and international documents concerning 21st-century competencies. Employing a content analysis methodology, it explores the perspectives of major organizations such as the World Bank (WB), the Organization for Economic Co-operation and Development (OECD), the United Nations (UN) – (UNESCO and UNICEF), the European Union (EU), General Directorate of Education (Portuguese) (DGE) and the Portuguese National Council of Education (CNE) as well as scrutinizing the perspectives of other entities such as Global Partnership for Education (GPE), World Economic Forum (WEF), Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning (CASEL), The Partnership for 21st Century Learning 21 (P21) and Northwest Regional Educational Lab (NREL). The primary objectives are multifaceted. Firstly, the paper seeks to delineate the perspectives and proposals of global and local organizations concerning 21st-century competencies. Secondly, it proposes a synthesis framework derived from documentary analysis, offering practical guidance for curriculum restructuring. Thirdly, the research critically examines the roles of schools, educational actors, and pedagogical supervision in shaping curriculum paradigms for the 21st century, encapsulating diverse viewpoints from various sources. Drawing from a rich tapestry of national and international documents, including reports, policy papers, academic studies, and educational guidelines, the study unfolds layers of insight into the contemporary discourse surrounding essential skills for navigating the complexities of the modern era. Preliminary findings underscore a burgeoning acknowledgment of the imperative to recalibrate educational frameworks to meet the dynamic demands of society. Through thematic content analysis, the paper constructs a synthesis framework poised to steer curriculum development toward alignment with the demands of the 21st century. Central to the discourse is the pivotal role of pedagogical supervision in equipping educators to nurture indispensable 21st-century competencies among students. As the study illuminates, pedagogical supervision emerges as a linchpin in ensuring that educational practices resonate with the imperatives of sustainable development in the 21st century. Synthesizing frameworks and insights, the paper advocates for integrating pedagogical supervision into curriculum development strategies. The study's significance reverberates across educational policy and practice, not only in Portugal but also on a global scale. By elucidating the symbiotic relationship between pedagogical supervision and curriculum development, it offers cogent insights to inform policy decisions and educational reforms to foster inclusive and sustainable development. Moreover, the synthesis framework elaborated holds promise as a pragmatic tool for educators and curriculum developers striving to adapt pedagogical practices to meet the evolving exigencies of the 21st century. In essence, this paper embarks on a preliminary exploration of the confluence of pedagogical supervision and curriculum development, accentuating the imperative of nurturing 21st-century competencies. Through a qualitative inquiry into pertinent documents, the study endeavors to provide valuable insights into pedagogical supervision's transformative potential in shaping educational paradigms conducive to sustainable development in the 21st century.
- O lugar do perfil do aluno no contexto do ensino secundário: leituras da avaliação externa das escolas e dos documentos internosPublication . Álvaro, Maria Helena; Seabra, Filipa
- Equidade e inclusão: sentidos e aproximaçõesPublication . Seabra, FilipaNo presente capítulo, e partindo da massificação e democratização da educação, questiona-se a diversidade em contexto educativo, referindo as perspetivas de professores(as) a este respeito em diversos contextos, e os seus impactos ao nível das suas práticas pedagógicas. Apresenta-se uma breve panorâmica das perspetivas de organismos supranacionais e nacionais sobre a equidade e inclusão, sem pretensão de exaustividade, realçando a emergência de um conceito amplo de inclusão que contempla a atenção a múltiplas diferenças. Para atender a essa diversidade, permitindo a todos aceder ao sucesso, a diferenciação curricular afigura-se como um recurso fundamental não isento de riscos, mas com inegáveis potencialidades quando entendida numa lógica relacional da diferença. Analisam-se alguns indicadores portugueses que apontam no sentido da necessidade de aprofundar a equidade e delineiam-se perspetivas de ação orientada para esse desígnio, concretamente focando a formação de professores e a sua autonomia elementos essenciais para a prossecução efetiva e bem-sucedida da diferenciação curricular.