Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Empréstimo de políticas curriculares em Portugal: 2011-2014

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Filipa Seabra.pdf359.1 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Nos últimos 3 anos (04/2011-05/2014), Portugal esteve sob um programa de resgate financeiro da ‘troika’ constituída pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Central Europeu (BCE) e a Comissão Europeia (CE). Como reconhece Steiner-Khamsi (2010), é em momentos como este que a influência direta dos organismos trans e supranacionais se faz sentir de forma mais direta sobre a educação, acentuando-se o carácter hegemónico e top-down dos efeitos da globalização. Partindo de uma contextualização definida pelas práticas de empréstimo de políticas educativas, analisamos a relação entre a presença da ‘troika’ em Portugal e algumas das mudanças que se têm registado no contexto educativo em geral, e curricular em particular. Para tal, procedeu-se a uma análise documental dos memorandos de entendimento através dos quais o programa de apoio financeiro foi firmado e reavaliado periodicamente, recolhendo-se as principais tendências preconizadas para a educação e o currículo. Paralelamente, procurou mapear-se a evolução das políticas educativas e curriculares portuguesas durante aquele período, refletindo sobre a sua convergência com as orientações supranacionais e mantendo presente a noção de que a tomada de empréstimo de políticas e conceitos educativos e curriculares é um processo ativo, que implica a recontextualização e reinterpretação por parte daqueles que os adotam.

Description

Comunicação Apresentada como oradora convidada, integrada na mesa Redonda «Currículo, Globalização e Cosmopolitismo», no XI Colóquio Sobre Questões Curriculares/ VI Colóquio Luso-Brasileiro e I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro Sobre Questões Curriculares, no dia 18 de setembro de 2014, na Universidade do Minho, Braga, Portugal.

Keywords

Globalização Currículo Empréstimo de políticas curriculares

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue