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Authors
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Abstract(s)
Com o intuito de auxiliar com uma educação inclusiva, realizou-se um trabalho de investigação orientado à obtenção do doutorado que teve como objetivo geral, caracterizar o uso de tecnologias com vista à inclusão, considerando a socialização, a aprendizagem, bem como, o respeito pelos direitos dos alunos com deficiências nas Escolas Municipais de Ensino Regular do Município de Taquara. A metodologia empregue
foi de cunho quanti qualitativo , com o objetivo de obter-se uma maior compreensão dos fenômenos a serem investigados, tendo como técnicas de recolha de dados, inquérito por questionário e entrevista semiestruturada, instrumentos dirigidos, primeiramente à diretora
da Secretaria de Educação Especial e, posteriormente, aos professores titulares e os de apoio. Nas análises dos resultados e durante o processo conclusivo, fez se uma correlação com os objetivos específicos desta investigação, sendo estes: caracterizar os recursos tecnológicos e humanos disponíveis nas escolas para o atendimento aos
estudantes com deficiência; conhecer as percepções dos professores titulares e os de
apoio relativamente ao seu nível de competência na utilização destes recursos
tecnológicos; analisar as perspectivas dos vários intervenientes sobre os impactos da
utilização das TIC durante o processo de ensino e aprendizagem nos alunos especiais, incluindo ao nível pedagógico, curricular e extracurricular; e, por último, analisar as
perspectivas dos vários intervenientes sobre as limitações dos recursos existentes e
entraves à sua efetiva utilização. Em particular, na presente comunicação, propomo-nos
responder preliminarmente ao primeiro e último desses objetivos específicos.
Description
Keywords
Inclusão Tecnologias de informação e comunicação Formação
Citation
Costa, Suzy de Abreu; Seabra, Filipa - As tecnologias de informação e comunicação como recurso pedagógico nas escolas municipais do ensino regular de Taquara: recursos disponíveis e dificuldades identificadas. In SEIA 2019. Simpósio de Educação Inclusiva e Adatações, 7, São Paulo, 2019 / SIEaD 2019. Simpósio Internacional de Educação a Distância, 5, São Paulo, 2019 – “Práticas inclusivas e inovações: os desafios da educação no séc. XXI / Caderno de artigos. Linha: Tecnologia educacional e educação a distância. Coordenação de Elisa T. M. Schlünzen; et al. São Paulo: UNESP. ISSN 2237-0749. 12 p.