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Ciências da Educação | Capítulos/artigos em livros internacionais / Book chapters/papers in international books

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  • Perceção metacognitiva em estudantes do ensino superior online
    Publication . Goulão, Fátima; Martín, Ana Belén; Márquez, Maria del Mar; Casanova, Elena; Gea, Silvia; Fuentes, María del Carmen
    A perceção metacognitiva refere-se à capacidade de um indivíduo de refletir sobre e controlar seus próprios processos cognitivos. Em estudantes do ensino superior, especialmente em contextos online, essa competência pode ter um impacto significativo no sucesso académico e na aprendizagem autodirigida. O nosso estudo teve como objetivo obter um diagnóstico da perceção metacognitiva de um conjunto de estudantes online. Para tal utilizou-se o questionário Metacognitive Awareness Inventory (MAI) para recolher informações sobre o seu conhecimento metacognitivo e a sua capacidade de regulação cognitiva. A nossa amostra é composta por 184 estudantes em ensino a online, sendo 82,6% do sexo feminino e 17,4% do sexo masculino. Com a média de idades de 42 anos (SD 9,96), sendo a idade máxima de 75 anos e a idade mínima de 21 anos. Encontram-se a frequentar o 1º ano da licenciatura X. Observou-se 77% do conhecimento cognitivo e 86% de capacidade de regulação cognitiva. O diagnóstico da perceção metacognitiva destes estudantes revelou um bom resultado tanto para o conhecimento do seu próprio conhecimento (conhecimento metacognitivo, quanto para a competência de monitorizar e controlar o seu conhecimento (regulação da cognição). Estudantes em cursos online enfrentam desafios específicos que podem impactar negativamente a sua aprendizagem se não desenvolverem habilidades metacognitivas adequadas. Para ajudar os alunos a desenvolverem competências metacognitivas os professores devem incorporar várias estratégias nos seus cursos online.
  • Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para plataformas colaborativas
    Publication . Dias, Paulo
    Comunicar e aprender em rede específica dois aspectos de uma das mais profundas mudanças em curso resultantes dos processos de inovação com as tecnologias de informação na Educação e Formação. Mais do que permitir revisitar as concepções e as práticas da Educação a Distância a partir das tecnologias, as redes de comunicação transformaram-se num meio para construir comunidades de aprendizagemon-line só possíveis nas práticas e formas dee-learning, apresentando novas abordagens para a contextualização e interação no desenvolvimento dos objetos de aprendizagem orientados para as plataformas colaborativas. Neste sentido, as plataformas são uma interface cognitiva e social para o desenvolvimento das redes de relações entre as representações de conhecimento e os processos colaborativos de aprendizagem.
  • Debates transversais da saúde e educação digital em contexto prisional
    Publication . Henriques, Susana
    No final de 2023 tive a oportunidade de participar do júri de doutoramento de Janaína Luana Rodrigues da Silva Valentim e de Janaína Luana Rodrigues da Silva Valentim e de com ela discutir algumas questões em torno da investigação que deu origem à tese, Um olhar além do concreto: formação humana mediada por tecnologia para a saúde no sistema prisional, que gora se apresenta em livro. É sempre um privilégio podermos discutir um processo de investigação e os seus resultados com o próprio investigador. Neste caso, tive esse privilégio! Em resposta a um amável convite, proponho revisitar algumas das questões relevantes que surgiram nesse momento de discussão pública da tese, contribuindo para os debates sobre o livro. Num estudo centrado na promoção de um processo de formação massiva em saúde no sistema prisional do Brasil, o primeiro aspeto a merecer estaque é a relevância do tema, que é, simultaneamente, científica e social. A relevância científica decorre do interesse suscitado pela problemática em estudo e expressa nas várias publicações realizadas durante o processo de investigação. A relevância social resulta da relação desta problemática com os Diretos Humanos e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável definidos no âmbito da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. Trata-se de um objeto de estudo complexo que transcende a população privada de liberdade, na medida em que procura atender também às necessidades dos que com estes interagem, nomeadamente, os profissionais de saúde, os guardas prisionais (ou policiais penais), os familiares, a comunidade em geral. A complexidade do projeto desenvolvido beneficiou, do ponto de vista operacional do apoio de uma equipa multidisciplinar composta por especialistas de diversas áreas, tais como educação, ciências sociais, educação em saúde, estatística, computação, tecnologia e saúde. Aqui se revela a capacidade da investigadora em mobilizar todos os recursos essenciais à concretização do trabalho desenvolvido e que se apresenta neste livro. A par desta capacidade de trabalho, há ainda a destacar a sensibilidade e a criatividade revelada na seleção de apontamentos de poesia para introduzir as várias temáticas. O diálogo estabelecido a um nível mais teórico entre os três temas centrais que enformam e sustentam o objeto de estudo – o sistema prisional brasileiro, a saúde prisional no Brasil e a educação mediada por tecnologia na saúde – e ao nível empírico com o desenho da trilha formativa, traduziu-se no processo de construção de conhecimento enformado pela prática e vice-versa. Ou seja, à medida que o desenho da trilha formativa evoluía assente em fundamentos teóricos estabelecidos, contribuía também para o aumento do conhecimento nos três temas centrais e basilares. Do trabalho desenvolvido, destaco três questões que proponho trazer para o debate. A saber, desigualdades sociais, aprendizagem ao longo da vida e em todo o ciclo de vida e ensino-aprendizagem e mediação tecnológica.
  • A observação enquanto procedimento metodológico na investigação em educação
    Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena
    A integração curricular da Wikipédia, entendida como Tecnologia Educacional em Rede e Ambiente Virtual Aberto de Aprendizagem, tem gerado um conjunto de investigações em educação, fundamentadas em diversas metodologias, entre as quais a metodologia de projeto, a meta-análise multimodal, inspirada no sistema metodológico de análise MAECC®, e o estudo de caso, sendo este o suporte do exemplo de que nos ocupamos neste texto, em que defendemos a observação enquanto uma das técnicas de recolha de dados. Nesta perspetiva, num primeiro momento, enquadramos as questões associadas ao papel que assumem os instrumentos de recolha de dados numa investigação para, num segundo momento, avançarmos quer para o exemplo prático, quer para os instrumentos específicos, a saber a grelha de observação focada, à luz dos conceitos enquadradores, sintetizando-se, especificamente, os aspetos inerentes à estrutura, forma, número de observadores e local de observação. Portanto, este capítulo de livro assume-se como um recorte de um estudo mais amplo e tem como principal finalidade identificar, descrever e sistematizar as grelhas de observação focada, ou seja, sistematizar as aceções consideradas na técnica de observação, a partir de um exemplo concreto. Neste exemplo, identificamos as questões e objetivos específicos norteadores do referido estudo, e damos conta do conjunto de ferramentas de recolha de dados utilizadas e a forma como se articulam entre si, designadamente como se estabelece a triangulação dos dados. Paralelamente, identificamos as respetivas abordagens consideradas relativamente ao tratamento dos dados, focalizando na observação enquanto procedimento metodológico, que poderá apoiar mais e futuras investigações em educação.
  • Lazer, juventude e comportamentos aditivos e dependências: perspetivas da prevenção em Portugal
    Publication . Henriques, Susana; Vieira, Cristina Pereira
    A ciência da prevenção é um campo interdisciplinar e relativamente recente, pelo que se encontra numa fase de afirmação, em especial em Portugal. Decorre da necessidade de desenvolver intervenções preventivas suportadas por evidências científicas mais sustentáveis em contextos diversificados – família, escolas, locais de trabalho, contextos recreativos, contextos comunitários e comunicação social e em rede. No âmbito do quadro conceptual da ciência da prevenção, cruzam-se diversos eixos de análise, neste capítulo vamos deter-nos sobre os comportamentos aditivos e dependências, sobre as juventudes e sobre as práticas de lazer. Mais concretamente, vamos seguir as seguintes interrogações: Quais as principais características das juventudes atuais? Que relações estabelecem com os comportamentos aditivos e as dependências? Que evidências têm resultado das intervenções preventivas baseadas em práticas de lazer direcionadas para jovens? A nossa proposta é, seguindo estas interrogações, fornecer pistas de compreensão. Para tal, começamos por clarificar e aprofundar os diversos conceitos envolvidos. Seguidamente, recorremos a dados estatísticos capazes de ilustrar um retrato de Portugal a partir das orientações sugeridas. Finalmente, apresentamos pistas para aprofundar a investigação e a intervenção.
  • Participação feminina em ciências, tecnologias, engenharias e matemáticas, no Ensino Superior em Moçambique
    Publication . Parbato, Danilo; Henriques, Susana; Caeiro, Sandra
    O tema sobre a participação feminina no ensino superior (ES) em Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemáticas (STEM) já conta com alguma revisão sistemática da literatura e mapeamento em resposta a algumas perguntas, destacando-se as duas seguintes: (i) Que estudos existem sobre a diferença de género em relação à escolha do ES na área STEM e (ii) Como os papéis e estereótipos de género influenciam a tomada de decisões relacionadas ao ES. O ES em Moçambique, com 60 anos de história celebrados em 2022, tem sido desenvolvido numa distribuição regional histórica (i) de desigualdade na oferta de vagas e (ii) de benefício de instalação de mais instituições de boa reputação nacional apenas na região sul do país. Orientado ainda por um Plano Estratégico não renovado, de 2012 – 2020, contava com 237.777 estudantes, segundo dados de 2020 da Direcção Nacional de Ensino Superior (DNES) e é constituído por 56 instituições de ensino superior (IES), 22 públicas e 34 privadas, distinguindo-se em universidades, academias e institutos superiores e politécnicos. Dada a sua dimensão e por se tratar de um pais em desenvolvimento, torna--se importante estudá-lo, buscando colaborar para a produção de possíveis respostas para a primeira pergunta “sobre a diferença de género em relação à escolha do ES na área STEM”, orientado pelo objectivo geral de analisar o acesso ao ES em Moçambique quanto à equidade de género e à participação feminina em STEM e tendo como objectivos específicos os de (i) distinguir de entre os desafios do acesso ao ES em Moçambique o da equidade de género e (ii) caracterizar o desafio da participação feminina em STEM no ES em Moçambique.