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Advisor(s)
Abstract(s)
Uma escola artística acolheu, desde 2022, um conjunto alargado de alunos afegãos integrados
numa orquestra. Com estatuto de refugiados, estas crianças e jovens viajaram como Menores não
Acompanhados (MENA). O seu acolhimento e integração, que naturalmente confrontou a escola
com exigências acrescidas, é um caso de sucesso de acolhimento de alunos imigrantes. O estudo
deste caso integra-se no projeto AquiMeEncontro, financiado pela FCT através do programa Science4Policy (2023.10269.S4P23), que teve como objetivo identificar, analisar e sistematizar práticas educativas que favoreçam a integração bem-sucedida de estudantes migrantes no sistema público de ensino. Em particular, no caso em apreço, foi focado o papel das lideranças intermédias da escola (diretores de turma e coordenadora do projeto) mas também de outros profissionais envolvidos como a psicóloga da escola e a professora de Português Língua Não Materna (PLNM) no desenrolar e nos resultados do processo, bem como a forma como as dificuldades foram sendo solucionadas, resultando, três anos volvidos, num processo de integração sentido como bem-sucedido. O estudo de caso, de natureza qualitativa, assentou na realização de duas entrevistas em grupo, abarcando um total de 5 participantes – uma entrevista com a coordenadora do projeto e a psicóloga da escola, e outra com três professoras, duas das quais assumiram funções como diretoras de turmas que integravam alunos MENA e uma terceira atuou como professora de PLNM. Acrescem a essas entrevistas a análise de documentos da escola e recortes de imprensa relacionados com o tema e a resposta da escola ao questionário do projeto AquiMeEncontro. Os resultados do estudo salientam a articulação entre a escola e outras instituições envolvidas no acolhimento dos alunos, e o papel preponderante assumido pelos professores que diretamente coordenaram o processo. A música e as atividades extralectivas parecem também ter sido pontos de contacto e união aos colegas não MENA. Como recomendações resultantes do estudo, destaca-se a necessidade de apoio aos professores envolvidos em processos semelhantes a este.
Description
Keywords
Menores não acompanhados (MENA) Integração Professores Líderes Intermédios
Pedagogical Context
Citation
Seabra, F., Abelha, M. Borges, I. & Sousa, L. (2025). Inclusão de menores não acompanhados numa escola artística: o papel dos líderes intermédios. In: A. Mouraz, A., et al. (Org.). Aqui me Encontro – Estudos de caso (pp. 105-118). Universidade Aberta. ISBN: 978-972-674-988-2
Publisher
Universidade Aberta
