Repository logo
 
Publication

Inclusão de menores não acompanhados numa escola artística: o papel dos líderes intermédios

datacite.subject.fosCiências Sociais
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.authorSeabra, Filipa
dc.contributor.authorAbelha, Marta
dc.contributor.authorBorges, Irina
dc.contributor.authorSousa, Lúcio
dc.date.accessioned2025-12-22T17:44:51Z
dc.date.available2025-12-22T17:44:51Z
dc.date.issued2025-12
dc.description.abstractUma escola artística acolheu, desde 2022, um conjunto alargado de alunos afegãos integrados numa orquestra. Com estatuto de refugiados, estas crianças e jovens viajaram como Menores não Acompanhados (MENA). O seu acolhimento e integração, que naturalmente confrontou a escola com exigências acrescidas, é um caso de sucesso de acolhimento de alunos imigrantes. O estudo deste caso integra-se no projeto AquiMeEncontro, financiado pela FCT através do programa Science4Policy (2023.10269.S4P23), que teve como objetivo identificar, analisar e sistematizar práticas educativas que favoreçam a integração bem-sucedida de estudantes migrantes no sistema público de ensino. Em particular, no caso em apreço, foi focado o papel das lideranças intermédias da escola (diretores de turma e coordenadora do projeto) mas também de outros profissionais envolvidos como a psicóloga da escola e a professora de Português Língua Não Materna (PLNM) no desenrolar e nos resultados do processo, bem como a forma como as dificuldades foram sendo solucionadas, resultando, três anos volvidos, num processo de integração sentido como bem-sucedido. O estudo de caso, de natureza qualitativa, assentou na realização de duas entrevistas em grupo, abarcando um total de 5 participantes – uma entrevista com a coordenadora do projeto e a psicóloga da escola, e outra com três professoras, duas das quais assumiram funções como diretoras de turmas que integravam alunos MENA e uma terceira atuou como professora de PLNM. Acrescem a essas entrevistas a análise de documentos da escola e recortes de imprensa relacionados com o tema e a resposta da escola ao questionário do projeto AquiMeEncontro. Os resultados do estudo salientam a articulação entre a escola e outras instituições envolvidas no acolhimento dos alunos, e o papel preponderante assumido pelos professores que diretamente coordenaram o processo. A música e as atividades extralectivas parecem também ter sido pontos de contacto e união aos colegas não MENA. Como recomendações resultantes do estudo, destaca-se a necessidade de apoio aos professores envolvidos em processos semelhantes a este.por
dc.identifier.citationSeabra, F., Abelha, M. Borges, I. & Sousa, L. (2025). Inclusão de menores não acompanhados numa escola artística: o papel dos líderes intermédios. In: A. Mouraz, A., et al. (Org.). Aqui me Encontro – Estudos de caso (pp. 105-118). Universidade Aberta. ISBN: 978-972-674-988-2
dc.identifier.isbn978-972-674-988-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/20563
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherUniversidade Aberta
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectMenores não acompanhados (MENA)
dc.subjectIntegração
dc.subjectProfessores
dc.subjectLíderes Intermédios
dc.titleInclusão de menores não acompanhados numa escola artística: o papel dos líderes intermédiospor
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage118
oaire.citation.startPage105
oaire.citation.titleAqui me Encontro – Estudos de caso
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameSeabra
person.familyNameAbelha
person.familyNameBorges
person.familyNameSousa
person.givenNameFilipa
person.givenNameMarta
person.givenNameIrina
person.givenNameLúcio
person.identifierYawJROIAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifierH-1160-2016
person.identifier.ciencia-id991A-6004-246D
person.identifier.ciencia-id9D1F-94B0-794A
person.identifier.ciencia-idA518-7FC0-C1ED
person.identifier.ciencia-idD11B-3A5C-BE7D
person.identifier.orcid0000-0003-1690-9502
person.identifier.orcid0000-0001-7105-3722
person.identifier.orcid0009-0003-5975-9302
person.identifier.orcid0000-0002-8619-8673
person.identifier.scopus-author-id57210809988
person.identifier.scopus-author-id35772219700
relation.isAuthorOfPublication03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec
relation.isAuthorOfPublication86f42f05-2f8e-45b8-a4df-886ed652f9e6
relation.isAuthorOfPublication789be6c3-faab-4d5a-aa2b-94158343d68d
relation.isAuthorOfPublication1a8a7e65-7fc0-4a0c-9154-10f439cf3adc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Seabra_Abelha_Borges_Sousa_2025.pdf
Size:
4.91 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: