Publication
Inclusão de menores não acompanhados numa escola artística: o papel dos líderes intermédios
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais | |
| datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
| dc.contributor.author | Seabra, Filipa | |
| dc.contributor.author | Abelha, Marta | |
| dc.contributor.author | Borges, Irina | |
| dc.contributor.author | Sousa, Lúcio | |
| dc.date.accessioned | 2025-12-22T17:44:51Z | |
| dc.date.available | 2025-12-22T17:44:51Z | |
| dc.date.issued | 2025-12 | |
| dc.description.abstract | Uma escola artística acolheu, desde 2022, um conjunto alargado de alunos afegãos integrados numa orquestra. Com estatuto de refugiados, estas crianças e jovens viajaram como Menores não Acompanhados (MENA). O seu acolhimento e integração, que naturalmente confrontou a escola com exigências acrescidas, é um caso de sucesso de acolhimento de alunos imigrantes. O estudo deste caso integra-se no projeto AquiMeEncontro, financiado pela FCT através do programa Science4Policy (2023.10269.S4P23), que teve como objetivo identificar, analisar e sistematizar práticas educativas que favoreçam a integração bem-sucedida de estudantes migrantes no sistema público de ensino. Em particular, no caso em apreço, foi focado o papel das lideranças intermédias da escola (diretores de turma e coordenadora do projeto) mas também de outros profissionais envolvidos como a psicóloga da escola e a professora de Português Língua Não Materna (PLNM) no desenrolar e nos resultados do processo, bem como a forma como as dificuldades foram sendo solucionadas, resultando, três anos volvidos, num processo de integração sentido como bem-sucedido. O estudo de caso, de natureza qualitativa, assentou na realização de duas entrevistas em grupo, abarcando um total de 5 participantes – uma entrevista com a coordenadora do projeto e a psicóloga da escola, e outra com três professoras, duas das quais assumiram funções como diretoras de turmas que integravam alunos MENA e uma terceira atuou como professora de PLNM. Acrescem a essas entrevistas a análise de documentos da escola e recortes de imprensa relacionados com o tema e a resposta da escola ao questionário do projeto AquiMeEncontro. Os resultados do estudo salientam a articulação entre a escola e outras instituições envolvidas no acolhimento dos alunos, e o papel preponderante assumido pelos professores que diretamente coordenaram o processo. A música e as atividades extralectivas parecem também ter sido pontos de contacto e união aos colegas não MENA. Como recomendações resultantes do estudo, destaca-se a necessidade de apoio aos professores envolvidos em processos semelhantes a este. | por |
| dc.identifier.citation | Seabra, F., Abelha, M. Borges, I. & Sousa, L. (2025). Inclusão de menores não acompanhados numa escola artística: o papel dos líderes intermédios. In: A. Mouraz, A., et al. (Org.). Aqui me Encontro – Estudos de caso (pp. 105-118). Universidade Aberta. ISBN: 978-972-674-988-2 | |
| dc.identifier.isbn | 978-972-674-988-2 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/20563 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.peerreviewed | yes | |
| dc.publisher | Universidade Aberta | |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | |
| dc.subject | Menores não acompanhados (MENA) | |
| dc.subject | Integração | |
| dc.subject | Professores | |
| dc.subject | Líderes Intermédios | |
| dc.title | Inclusão de menores não acompanhados numa escola artística: o papel dos líderes intermédios | por |
| dc.type | book part | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.endPage | 118 | |
| oaire.citation.startPage | 105 | |
| oaire.citation.title | Aqui me Encontro – Estudos de caso | |
| oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 | |
| person.familyName | Seabra | |
| person.familyName | Abelha | |
| person.familyName | Borges | |
| person.familyName | Sousa | |
| person.givenName | Filipa | |
| person.givenName | Marta | |
| person.givenName | Irina | |
| person.givenName | Lúcio | |
| person.identifier | YawJROIAAAAJ&hl=pt-PT | |
| person.identifier | H-1160-2016 | |
| person.identifier.ciencia-id | 991A-6004-246D | |
| person.identifier.ciencia-id | 9D1F-94B0-794A | |
| person.identifier.ciencia-id | A518-7FC0-C1ED | |
| person.identifier.ciencia-id | D11B-3A5C-BE7D | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-1690-9502 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0001-7105-3722 | |
| person.identifier.orcid | 0009-0003-5975-9302 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-8619-8673 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 57210809988 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 35772219700 | |
| relation.isAuthorOfPublication | 03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec | |
| relation.isAuthorOfPublication | 86f42f05-2f8e-45b8-a4df-886ed652f9e6 | |
| relation.isAuthorOfPublication | 789be6c3-faab-4d5a-aa2b-94158343d68d | |
| relation.isAuthorOfPublication | 1a8a7e65-7fc0-4a0c-9154-10f439cf3adc | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec |
