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- PEACEMAKERS Project: âPeace dialogue campus network: fostering positive attitudes between migrants and youth in hosting societiesâ: strategy paperPublication . Koç University; University of Bologna; Universidade Aberta; Humboldt-UniversitĂ€t; Erasmus University Rotterdam; Gaziantep University; Silva, MĂĄrio Filipe da; Sousa, LĂșcio; Sequeira, Rosa Maria; Gronita, Joaquim; Ramos, NatĂĄlia
- Portugalâs openness to refugees makes demographic and economic sensePublication . Costa, Paulo Manuel; Sousa, LĂșcioWhile some E.U. members have erected fences, Portugal has made a stand for solidarity on refugees. Itâs been driven by political as well as economic strategy.
- A prĂĄtica da antropologia: caderno de apoioPublication . Sousa, LĂșcioA antropologia nĂŁo se confina ao mundo acadĂ©mico e cada vez mais o papel dos antropĂłlogos se destaca no domĂnio pĂșblico. A presente disciplina pretende analisar as estratĂ©gias que tĂȘm vindo a ser desenvolvidas para a aplicação do conhecimento e instrumentos de investigação da antropologia na resolução prĂĄtica de problemas sociais, desenvolvendo simultaneamente uma reflexĂŁo crĂtica sobre os princĂpios Ă©ticos que devem nortear esse desempenho.
- SeminĂĄrio de investigação em e-Learning: caminhos de projetosPublication . Vieira, Cristina Pereira; Sousa, LĂșcioA UC SeminĂĄrio de Investigação Ă© parte do Mestrado em RelaçÔes Interculturais (MRI), lecionado na Universidade Aberta desde ano letivo1993/94. Inicialmente presencial, o mestrado passou, no ano letivo 2010/2011, a ser lecionado atravĂ©s de plataforma de eLearning da Universidade Aberta. Esta alteração coincidiu com a passagem para o regime de Bolonha. A UC, integrada no modelo pedagĂłgico do 2Âș ciclo da Universidade Aberta, adota um regime de avaliação contĂnua. Seguindo as orientaçÔes do modelo pedagĂłgico do 2Âș ciclo, todas as UC sĂŁo realizadas de modo colaborativo pelo(s) docente(s) e pelos estudantes. A classificação final tem em conta as seguintes dimensĂ”es: (i) participação nas discussĂ”es realizadas em fĂłruns; (ii) e-PortfĂłlio (ou realização de trabalhos individuais) que reflete a aprendizagem pessoal e (iii) a realização de um trabalho final, que no caso especifico da UC SeminĂĄrio de Investigação Ă© a apresentação de um prĂ©-projeto de investigação. No entanto, os trabalhos finais tĂȘm como objetivo Ășltimo permitir aos estudantes uma revisĂŁo conceptual, relacionado com os conteĂșdos pedagĂłgicos de aprendizagem, e permitir mostrar a sua capacidade crĂtica e reflexiva sobre as diferentes temĂĄticas estudadas â ainda que no caso especifico desta UC tudo esteja direcionado para o debate crĂtico aplicado a um projeto concreto de. pesquisa. Por forma a partilhar a experiĂȘncia e a refletir sobre esta no contexto acadĂ©mico do eLearning, propomo-nos apresentar o processo construĂdo a partir dos diferentes momentos por nĂłs percebidos como estruturantes para a compreensĂŁo do percurso da UC
- Expectations and disappointments on the part of institutions in the process of reception and integration of refugees in PortugalPublication . Magano, Olga; Sousa, LĂșcio; Costa, Paulo Manuel; BĂ€ckström, BĂĄrbara; Albuquerque, RosanaPortugal joined the European movement to welcome refugees in 2015, and there was an unprecedented phenomenon of civil society mobilization to provide shelter to refugees, overlapping at times the State. The model adopted for hosting refugees was related to the involvement of civil society, which meant that the relocation program assumed two structuring characteristics: the geographical dispersion of refugees throughout the country and the institutional diversity of the structures that carried out their placement. To know the practices developed by the host institutions and the circumstances of the interaction between their staff and refugees allows us to understand the role of local agency aimed at the reception of refugees and its impacts. Attitudes and feelings of disillusionment and disappointment can clash with the expectations of welcoming initiatives, which are often based on a constructed image of refugees as grateful, innocent victims and deserving of help. The aim of this article focuses on the practices and perceptions of representatives of local institutions regarding their relocation experiences. Thus, results obtained on the relocation process from the point of view of the institutions and on opportunities and challenges faced for the integration of refugees relocated in Portugal, as well as feelings, expectations and disappointments, are presented.
- MigraçÔes e refugiados no mundo atualPublication . Sousa, LĂșcio; Guerreiro, Maria JoĂŁo; Silva, Helder Matta eAtualmente estima-se que haja mais de 65 milhĂ”es de migrantes forçados, entre os mais de 21 milhĂ”es sĂŁo refugiados. Em 2015, cerca de um milhĂŁo de refugiados dirigiu-se para a Europa - situação que ficou conhecida como a maior crise humanitĂĄria, depois da II Grande Guerra. O vĂdeo aborda: conceito de migraçÔes forçadas; definição do conceito de refugiado; situação atual das migraçÔes forçadas no mundo.
- "Este Ă© o princĂpio da relaçãoâ: o bĂ©tel e a areca como suportes materiais de tradução cultural em Timor-LestePublication . Sousa, LĂșcioO consumo de areca e de bĂ©tel Ă© omnipresente no sudeste asiĂĄtico. Em Timor Leste desempenha um papel fundamental nas sociabilidades diĂĄrias, mas tambĂ©m tem um papel essencial em contextos rituais. O objetivo deste artigo Ă© analisar como o consumo de areca e bĂ©tel, enquanto suporte material de relaçÔes sociais, se pode deslocar das relaçÔes pessoais ou locais para uma tradução mais global, funcionando como artefacto e autor da tradução cultural, considerando a possibilidade de estas prĂĄticas estarem a ser convertidas / traduzidas em performances nacionais.
- Estudos etnogrĂĄficos de Ruy Cinatti em Timor-LestePublication . Apoema, Keu; Paulino, Vicente; Sousa, LĂșcioVol. III das Atas do colĂłquio TLSA-PT 2020 Timor-Leste, a ilha e o mundo.2021. O painel âEstudos etnogrĂĄficos de Ruy Cinatti em Timorâ foi proposto no Ăąmbito do ProjetoâRuy Cinatti: etnĂłgrafo e poetaâ, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian (P226421).
- The development of the asylum law and refugee protection regimes in Portugal, 1975â2017Publication . Sousa, LĂșcio; Costa, Paulo ManuelThis article examines the development of the legislation on asylum law and refugee policies in Portugal. The assessment begins in 1975, the year when democracy was re-established in the country, following the 1974 Carnation Revolution, and ends in 2015, the year the European asylum crisis started. We want to discuss whether, during this period, the policies established indicate an open regime, with an inte- grationist perspective, or whether they proclaim a closed regime with an exclusivist position; in other words, whether the asylum system promoted an active policy of receiving and integrating refugees, or whether the policies pursued intended to limit the access of refugees to the borders of the state. In order to understand these developments, we ana- lyze asylum application figures and asylum laws, trying to understand the main circumstantial contexts that influence them, namely Portugalâs integration in the European Union.