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- Integração e envolvimento dos participantes em MOOCs: contributo do BootCampPublication . Morais, Diana; Morgado, LinaEste artigo analisa o impacto da vivência dos primeiros dias online pelos participantes em contextos abertos e massivos - Cursos Abertos Online e Massivos (MOOCs). O primeiro contacto com o MOOC inicia-se através dum módulo de ambientação específico desenvolvido de acordo com o modelo pedagógico específico para estes cursos (o modelo europeu sMOOC). Constituindo-se como uma experiência de aprendizagem não-formal e decorrendo em cenários abertos e massivos, as suas características e dinâmicas colocam desafios aos seus designers distintos dos cursos online formais. O estudo que agora se apresenta procurou dar resposta às seguintes questões de investigação: Quais as características que um Módulo de Ambientação deve adotar nos MOOCs? Será o Módulo de Ambientação capaz de funcionar como um catalisador para o sucesso dos MOOCs? Tratando-se dum estudo de caso, os dados foram recolhidos através dos seguintes instrumentos: a) aplicação de um questionário aos participantes; b) realização de uma entrevista; c) análise das interações desenvolvidas pelos participantes ao longo da primeira semana, ou seja, o período em que decorreu a ambientação nas plataformas do curso. Após a análise dos dados recolhidos e tratamento estatístico foi possível concluir que o Módulo de Ambientação concebido foi bem aceite pelos participantes, que o consideraram uma peça-chave, em termos motivacionais e elemento de envolvimento no curso garantindo assim, a sua continuidade e permanência neste MOOC. Além desses fatores foi ainda considerado o seu contributo como ponto de partida para a criação de comunidades de prática no MOOC bem como a sua identificação como ingrediente essencial para a inclusão digital e familiarização com a dinâmica do MOOC e a promoção de códigos de conduta e convivência online.
- Sidewalk infrastructure assessment using a multicriteria methodology for maintenance planningPublication . Sousa, Nuno; Rodrigues, João Coutinho; Jesus, Eduardo NatividadeSidewalks constitute the main guideway for the walking mode of transport and serve as a fundamental infrastructure for personal travel including commuting. This is because practically every motorized trip is preceded or concluded by nonmotorized travel. The assessment of sidewalk performance, in the sense of its suitability for walking, involves consideration of multiple aspects, whose precise treatment requires in turn the use of multicriteria methods to support decisions. This article proposes a multicriteria methodology for this purpose, thus setting the stage for a subsequent agency decision regarding maintenance strategy development. The methodology is based on a set of infrastructure attributes, directly intervenable by these authorities, and uses the ELECTRE TRI method to assign sidewalks under study to performance classes. It is practical to use and can be applied to any city, at any scale. The approach is thoroughly discussed, and demonstrated for a case study comprising several sidewalks in the city of Coimbra, Portugal. The results indicate that a considerable fraction of these sidewalks are in mediocre condition, and the multicriteria classifying methodology readily suggested intervention strategies, effectively aiding in the decision making.
- Didática da estatística em educação a distância e eLearningPublication . Nunes, Catarina S.A matemática é sempre encarada como um desafio em disciplinas de cursos fora da área da matemática. Este aspecto ganha particular relevância num ambiente de ensino-aprendizagem a distância e eLearning, onde existe um risco acrescido de que os aspectos teóricos se sobreponham aos práticos. Neste capítulo é explorado o desenvolvimento de uma unidade curricular de estatística de 2º ciclo, inserida num curso fora da área da matemática. Este trabalho foca a dinâmica das metodologias de aprendizagem em ambiente virtual, tendo por base também as directrizes do modelo pedagógico da Universidade Aberta cujos princípios assentam na equidade, colaboração e interacção. O objectivo é motivar e fomentar a capacidade de análise matemática e sentido crítico, no seio de uma disciplina de estatística num ambiente não matemático. Neste contexto é de especial importância a integração de diferentes metodologias no processo pedagógico.
- A etnografia em concurso administrativo a “monografia etnográfica” em Timor Português em 1948Publication . Sousa, LúcioA relação da antropologia com o empreendimento colonial português tem sido objeto de estudos recentes. Todavia, pouco se sabe ainda sobre o papel da etnografia no ensino e na formação de pessoal colonial, quer na metrópole, quer no terreno colonial. Neste artigo, analisam-se dois aspetos relacionados a este tema com referência ao caso de Timor Português. Em primeiro lugar, considera-se a institucionalização do ensino de etnografia, no quadro da formação de pessoal colonial na Escola Superior Colonial na primeira metade do século XX; em segundo lugar, considerando que nem todos os funcionários coloniais tinham formação na Escola Superior Colonial, analisa-se a forma como um saber etnográfico era efectivamente produzido no terreno por este, no âmbito de processos administrativos de avaliação. Para o efeito, serão estudadas oito “monografias etnográficas”, encontradas no arquivo pessoal de Ruy Cinatti, e produzidas em Timor para um “concurso administrativo” realizado em 1948.
- Género, educação e cidadania: que "agenda" para a investigação científica e para o ensino e a formação?Publication . Alvarez, Teresa; Vieira, Cristina Coimbra; Ostrouch-Kamińska, Joanna
- Vídeo e storytelling num mundo digital: interações e narrativas em videoclipesPublication . Oliva, Rodrigo; Bidarra, José; Araujo, DenizeEste artigo apresenta um estudo sobre as narrativas em videoclipes. Discute-se os ar- ranjos das linguagens audiovisuais a partir de configurações estabelecidas por características dos meios de comunicação, enfatizando o papel das plataformas de difusão de informação e entretenimento como o YouTube. Sublinha-se ainda um diálogo com a linguagem do cinema e evidencia-se que, nos cenários contemporâneos, os videoclipes contam histórias. Discute-se que os videoclipes contemporâneos, em grande maioria, prolongam o tempo da música, com pausas, atuações de personagens, inserção de diálogos e outros elementos estruturantes que descaracterizam os paradigmas clássicos e convencionais da linguagem. Para a análise, o objeto do estudo são os videoclipes do cineasta canadense Xavier Dolan. A fundamentação teórica é estabelecida a partir de autores inseridos nos debates da cultura da convergência, de transmídia storytelling e das interações entre linguagens audiovisuais.
- Recolha seletiva de embalagens na região litoral Centro de Portugal: sistema atual vs novas soluçõesPublication . Oliveira, Verónica; Vaz, João; Neves, Anita; Sousa, Vítor; Ferreira, Celia
- Cultura da avaliação e contextos digitais de aprendizagem: o modelo PrACTPublication . Amante, Lúcia; Oliveira, Isolina; Pereira, AldaCom os novos cenários de aprendizagem decorrentes do desenvolvimento tecnológico e em particular da Web 2.0, torna-se necessário repensar o processo de ensino-aprendizagem e as práticas docentes, designadamente ao nível de estratégias de avaliação alinhadas com paradigmas mais recentes, onde novos conceitos e perspetivas dão lugar a uma nova cultura de avaliação. Esta nova perspetiva, opõe-se à “cultura psicométrica do teste” e tem por base o construtivismo social, encarando o estudante como um participante ativo que partilha a responsabilidade pelo processo de aprendizagem, que se envolve na avaliação que, por sua vez, deve assumir múltiplas e diversificadas formas. Que novos conceitos emergem nesta abordagem? Que modelos podem ancorar esta nova cultura de avaliação? Como desenhar um sistema de avaliação que garanta a qualidade desta nova abordagem? Como podem os novos media digitais contribuir para uma avaliação mais relevante? Partindo do trabalho empírico desenvolvido em pesquisas neste âmbito e do quadro conceptual do modelo PrACT (Praticabilidade, Consistência, Autenticidade e Transparência) (PEREIRA, OLIVEIRA & TINOCA, 2011; PEREIRA, OLIVEIRA & AMANTE, 2015) assume-se a cultura da avaliação como contraponto à cultura do teste e propõe-se uma abordagem edumétrica na análise da qualidade das novas formas de avaliação. Neste texto argumentamos sobre a importância de desenvolver e aplicar um quadro conceptual, com base no conceito de avaliação digital alternativa, que enquadre as práticas de avaliação e contribua para a sustentabilidade dessas práticas designadamente nos novos contextos de aprendizagem.
- Limites e possibilidades do uso das TDICs no processo de formação de professores na modalidade a distância: a experiência do Programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro PretoPublication . Oliveira, Breynner Ricardo; Coelho, Jianne Ines Fialho; Vieira, Márcia de FreitasEste artigo analisa os limites e possibilidades das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) para a formação continuada de professores na modalidade a distância. Os dados utilizados advêm de uma pesquisa realizada com 26 sujeitos que compuseram a equipe de formação do Programa Escola de Gestores (PNEG) na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) no período de 2013 a 2015. As entrevistas foram codificadas através da utilização do software NVivo®. Os dados analisados revelam que tais experiências promovem um ambiente virtual colaborativo de aprendizagem e reflexão a partir das vivências que os formadores trazem consigo. As dificuldades e os desafios enfrentados pelos formadores relacionam-se ao trabalho virtual, à distribuição do tempo e a fluência digital. Em relação às TDICs, a mediação que se dá através dessas tecnologias tem repercutido positivamente em suas práticas pedagógicas, em função do intercâmbio de saberes e experiências entre a educação presencial e a EaD.
- Disclosure of fair value measurement techniques of financial instruments: study applied to the portuguese banking sector according to IFRS 7Publication . Kasyan, Ana; Santos, Paula Gomes dos; Pinho, Carlos; Pinto, VeraThe last financial crisis raised a lot of criticism toward fair value measurement and, consequently, the IASB defined in IFRS 7 “Financial Instruments: Disclosures" and IFRS 13 "Fair Value Measurement", the set of disclosures that a company must make regarding the fair value measurement techniques used. The fair value hierarchy concept, introduced in IFRS 7 in 2009, classifies the data used in the measurement according to three levels, of which two levels introduce some subjectivity in the measurement. Hence, this research aims to study the disclosure of fair value measurement techniques of the financial instruments of companies operating in the banking sector in Portugal from 2013 to 2015. Its purpose is to understand whether those financial instruments duly applied the accounting standards that define the required disclosures and analyse the fair value measurement techniques used for financial instruments. The results of the study allow us to conclude that companies operating in the banking sector in Portugal have generally disclosed information on fair value measurement techniques of the financial instruments required by IFRS 7, with the exception of disclosures related to the description of valuation techniques applied for the determination of the fair value of financial assets and liabilities and the reconciliation of changes in the fair value of financial instruments classified at level 3 of the fair value hierarchy. It was also concluded that most financial instruments measured at fair value are classified at level 2 of the fair value hierarchy, which limits the degree of certainty about their values.