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- ArqueologiaPublication . Cardoso, João Luís
- A formação do leitorPublication . Prado, Jason; Condini, Paulo
- Filosofia da educação tecnológica : tecnologia e educação tecnológicaPublication . Baptista, João; Cardoso, Abel; Pinto, AlbertoIntrodução às grandes finalidades da educação tecnológica e aos conceitos essenciais de tecnologia. Distinção entre educação tecnológica e outras áreas curriculares.
- O poder e o desejo na recepção de uma literatura estrangeira : a literatura portuguesa em universidades alemãs no confronto com PortugalPublication . Sequeira, Rosa Maria; Silva, Vitor Manuel de Aguiar e; Marques, Maria Emília RicardoEsta investigação é uma abordagem renovada sobre os problemas da interpretação literária e o ensino de línguas estrangeiras a nível universitário. Centra-se no processo interpretativo e no estudo da interação dos leitores com os textos neste contexto, explorando as causas das dificuldades na interação com os textos literários, a variedade de leituras ou o grau de concordância entre as leituras feitas pelos estudantes, bem como os efeitos do contexto institucional sobre a interpretação. A investigação inscreve-se num modelo pragmático e numa conceção nova da situação interpretativa, considerando não apenas a interação texto-leitor mas também as relações de poder próprias do contexto institucional. Embora considerando a interpretação em contexto institucional um ato social que faz parte do jogo social e envolve atores sociais, esta nova abordagem não deixa de considerar também as teorias clássicas da interpretação que pretende complementar. O 1º capítulo tem em conta as abordagens tradicionais do texto literário nos métodos de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, desde o Método de Gramática e Tradução até outros mais recentes como a Abordagem Comunicativa e a sua ênfase na interação real. O 2º capítulo considera o papel das teorias da receção e da investigação empírica para o ensino da literatura e para uma conceção de ensino centrada no estudante e baseada na experiência. O 3º capítulo fundamenta o inquérito a dois grupos de estudantes universitários, considerando a vertente dos leitores, dos textos e da situação interpretativa institucional e assumindo a similaridade entre a aprendizagem de uma língua estrangeira e a leitura literária. Os dois últimos capítulos constituem um estudo exploratório, compreendendo a leitura literária e as questões que envolvem a interculturalidade. A literatura convoca competências como a abertura, a flexibilidade e a suspensão do julgamento prematuro que também estão presentes na competência comunicativa intercultural. Práticas de leitura e modos de interação com a obra literária em língua estrangeira em diferentes contextos nos dois grupos de estudantes são analisados e comparados.
- Bases de dados distribuídas e arquitecturas cliente/servidorPublication . Carriço, José António da Silva
- On the optimal management of project riskPublication . Tavares, Luís Valadares; Ferreira, J. Antunes; Coelho, JoséThe uncertainty of project networks has been mainly considered as the randomness of duration of the activities. However, another major problem for project managers is the uncertainty due to the randomness of the amount of resources required by each activity which can be expressed by the randomness of its cost. Such randomness can seriously affect the discounted cost of the project and it may be strongly correlated with the duration of the activity.In this paper, a model considering the randomness of both the cost and the duration of each activity is introduced and the problem of project scheduling is studied in terms of the project's discounted cost and of the risk of not meeting its completion time. The adoption of the earliest (latest) starting time for each activity decreases (increases) the risk of delays but increases (decreases) the discounted cost of the project. Therefore, an optimal compromise has to be achieved. This problem of optimization is studied in terms of the probability of the duration and of the discounted cost of the project falling outside the acceptable domain (Risk function) using the concept of float factor as major decision variable. This last concept is proposed to help the manager to synthetize the large number of the decision variables representing each schedule for the studied project. Numerical results are also presented for a specific project network.
- O drama histórico português do século XIX ou ficções da representação histórica no tempo de Almeida Garrett (1836-56)Publication . Vasconcelos, Ana Isabel; Marques, Maria Emília Ricardo; Barata, José OliveiraO presente trabalho ocupa-se do drama histórico de temática portuguesa, publicado entre 1836 e 1856. Embora maioritariamente constituído por obras hoje consideradas “menores”, a literariedade eventualmente menos válida dos textos não impede que o seu conteúdo nos revele a forma como os dramaturgos recriaram determinados aspectos do passado nacional, no contexto político, social e cultural do chamado 1.º romantismo. Constituído o nosso corpus por 26 dramas históricos, verificamos, num primeiro momento, como é filtrado e re-apresentado o discurso histórico no plano ficcional, estudando o aproveitamento que os dramaturgos fizeram do material histórico consultado e observando de que forma este foi filtrado e trabalhado quer na construção das personagens quer na trama da obra de ficção. Num segundo momento, reflectimos sobre os textos dramáticos em si, encarando-os como uma estrutura criativa, não esquecendo que muito do seu significado reside também nas convenções dramáticas que exploram. Assim, de regresso à letra dos textos e num estudo sistemático do processo de estruturação interna das peças, sublinhamos as suas regularidades de conteúdo e de forma, para gizarmos, num capítulo final, uma tipologia dos dramas histórico da primeira metade de Oitocentos, no que diz respeito a modelos de produção. Na tentativa de avaliar a importância do drama histórico levado a cena nos palcos da capital entre 1836 e 56, efectuámos o levantamento e registo sistemático de toda a produção teatral dos teatros públicos de Lisboa, então em funcionamento: Teatro do Salitre, Teatro da Rua dos Condes, Teatro Nacional D. Maria II, Teatro do Ginásio e Teatro de D. Fernando. Estes dados, compilados em Anexo (Volume II), são confrontados com críticas recolhidas em periódicos, tentando chegar-se a uma visão mais nítida do peso e do significado do drama histórico e da sua relação com outros subgéneros, na época que estudamos. Para uma melhor compreensão das relações entre o mundo teatral e o poder instituído, foi nosso interesse ainda analisar a legislação coeva e desmontar os mecanismos que presidiram à selecção dos textos representados, processo esse geralmente acompanhado pelo controlo censório exercido pelo Conservatório Real.
- An uniqueness result for a class of wiener-space valued stochastic differential equationsPublication . Oliveira, Maria JoãoWe prove a generalization of Bismut-Itô-Kunita formula to infinite dimensions and derive an uniqueness result for Wiener space valued processes which holds for a special class of Bernstein processes.
- Fundamentos de didáctica da língua materna: tempo gramatical e tempo nocional: o presente linguísticoPublication . Costa, Manuel Luís; Ribeiro, Teresa; Piedade, GuilhermePartindo da distinção básica entre tempo nocional e tempo gramatical, proceder-se-á neste programa, ao estudo dos diferentes valores subjacentes ao presente linguístico.
- A escultura gótica em marfim: expressão do pensamento religiosoPublication . Flor, Pedro