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- AquiMeEncontro: estudos de casoPublication . Mouraz, Ana; Almeida, Ana Patrícia; Nobre, Ana; Caetano Santos, Anabela; Bäckström, Bárbara; Nunes, Catarina S.; Neves, Cláudia; Seabra, Filipa; Sousa, Lúcio; Pinto, Maribel; Abelha, Marta; Magano, Olga; Abrantes, Pedro; Matos, Ana Beatriz; Borges, Irina; Gomes, Ntebatsa; Neves, Ana Filipa; Martins, HelenaO projeto Aqui me Encontro e Confundo com Gente de Todo o Mundo que a Todo o Mundo Pertence (AquiMeEncontro), apresentado ao programa Science4Policy 2023, resultou de dois motivos fundamentais: contribuir para fundamentar as políticas públicas em práticas felizes de inclusão de imigrantes, já em desenvolvimento em Escolas Portuguesas e agregar, nesse labor, um conjunto de investigadores da Universidade Aberta que têm desenvolvido alguma investigação que podia cruzar-se com o tema publicitado pelo referido concurso. Fazia-se, dessa forma, jus às duas tendências de produção de políticas públicas que têm sido periodicamente referidas como mais inovadoras (Buzogany & Pülzl, 2024): fazia-se um movimento de bottom up, partindo do que acontece no terreno, ainda que em nichos contidos de inovação, e cruzavam-se saberes e abordagens teóricas múltiplas, que resultavam dos percursos investigativos dos diferentes membros da equipa. Na tarefa de cumprir esse reconto da diversidade de como as escolas abordam e incluem os seus alunos internacionais, foi planeado realizar alguns estudos de caso focados nas ofertas educativas ou nos projetos de inclusão que algumas escolas têm organizado e dinamizado. Este e-book apresenta esses estudos e conta as histórias dos coletivos institucionais ou informais que lhes deram existência.
- Géneros textuais, oralidade e escrita no discurso académico: conceptualizações e contextosPublication . Barbeiro, Luís Filipe; Caels, Fausto; Marrengula, Emília; Alexandre, Marta Filipe; Silva, Paulo Nunes da; Marques, Carla; Faquir, Osvaldo; Sitoe, MartaA língua constitui-se em discurso ao ser utilizada num contexto. Nessa utilização, procura alcançar objetivos sociocomunicativos ligados aos diferentes campos da atividade humana. Não constitui somente um instrumento, um instrumento de comunicação, mas consiste num elemento estruturante das nossas vivências, configurando e reconfigurando a própria atividade social. Nesta, expressa e constrói o conhecimento, o posicionamento e a atuação do sujeito, em interação com os outros, ou seja, integrado numa comunidade. A comunidade em que o sujeito se integra faculta-lhe o domínio do sistema da língua, oral e escrita, e também padrões da sua organização em texto e em discurso. Estes padrões estão associados à sua utilização nos diversos contextos para alcançar finalidades. A apropriação desses padrões faz-se ou consolida-se, de forma geral, pela própria participação nas (sub)comunidades em que são utilizados. A essa dimensão, junta-se uma outra: a aprendizagem explícita proporcionada pela escola. A análise e descrição do discurso serve de base à aprendizagem escolar, relativa ao conhecimento do próprio discurso. Contudo, esta aprendizagem não se circunscreve à capacidade de enunciação das características encontradas e aprendidas. O seu alcance estende-se à própria atuação, ou seja, à concretização na comunidade da utilização da língua. Deste modo, a aprendizagem e as conceptualizações que estão na sua base projetam novamente o discurso para a comunidade. O papel das conceptualizações é, assim, relevante, nas duas dimensões: para construir o conhecimento e para mobilizar esse conhecimento em novas utilizações. O presente livro incide sobre as dimensões referidas: a sistematização ou organização do conhecimento por meio da conceptualização e a análise de concretizações do discurso, em contextos específicos, tendo como finalidade alargar e configurar essa utilização, segundo novas potencialidades.
- O conceito de género na linguística sistémico-funcional e no interacionismo sociodiscursivoPublication . Alexandre, Marta Filipe; Silva, Paulo Nunes da; Barbeiro, Luís FIlipe; Caels, Fausto; Marrengula, EmíliaEste artigo apresenta um conjunto de reflexões em que se compara e contrasta as conceções de género inerentes à Linguística Sistémico-Funcional (LSF) e ao Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), tendo como objetivo sistematizar as semelhanças e as diferenças entre ambas. Ainda que, nos dois enquadramentos, se use a designação “género”, as etiquetas e as classes consideradas, bem como os critérios adotados para as identificar e delimitar, são distintos. Uma reflexão crítica e a subsequente sistematização justificam-se, então, para evitar equívocos suscitados pelo uso da mesma designação para referir conceitos diferentes e classes genológicas distintas. Partindo da contextualização inicial do problema, expõem-se os elementos fundamentais para o entendimento do conceito de género no âmbito da LSF e do ISD e procura-se avançar com uma análise comparativa das propriedades inerentes às classificações em géneros no âmbito destas duas correntes teóricas. Por fim, são sistematizadas as diferenças entre as duas perspetivas acerca dos géneros e são indicadas as características que estão na origem das diferenças mais relevantes. Entre os resultados, destaca-se o que sublinha os pontos de contacto entre a classificação em famílias de géneros da LSF (Rose & Martin, 2012) e as classificações em tipos de textos (Werlich, 1983), proposta no seio das gramáticas textuais, e em sequências textuais (Adam, 1992), proposta no âmbito da Linguística Textual.
