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Abstract(s)
A relação entre professor e aluno apresenta-se como um fator determinante no processo de ensino e aprendizagem, na medida em que a interação entre ambos influencia diretamente o sucesso escolar, tornando a relação pedagógica um elemento central na prática docente.
Enquanto dimensão reflexiva, a supervisão entre pares, entendida como uma troca de experiências e uma forma de colaboração, possibilita não só a reflexão, como a melhoria das práticas educativas. Na sequência das duas dimensões apresentadas, o presente estudo procura analisar os efeitos da supervisão entre pares na relação professor-aluno e problematizar a possível influência na qualidade do processo de ensino e aprendizagem.
Metodologicamente, a investigação adota uma abordagem qualitativa, visando compreender as perceções dos participantes sobre as suas experiências. Nesse sentido, no estudo optou-se por um design fenomenológico, focado na descrição e interpretação das vivências dos participantes. Para a recolha de dados foram recolhidos e analisados documentos institucionais e projetos de supervisão/observação entre pares, e foram realizadas entrevistas semiestruturadas com coordenadores e participantes desses projetos
de supervisão/observação entre pares, de dois Agrupamentos de Escolas que desenvolvem projetos nessa área. A subsequente análise de conteúdo revelou que, até o momento, os participantes não reconhecem a supervisão entre pares como um fator de melhoria da relação professor aluno. No entanto, a prática supervisiva mostrou-se relevante na promoção de mudanças nas ações pedagógicas, manifestando potencial para futuras transformações no ensino.
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Keywords
Pedagogical Context
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CIIE - Centro de Investigação e intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)
