Publication
Supervisão entre pares e relação pedagógica: contributos para a análise de uma relação
| dc.contributor.author | Peseiro, Oriana Garcia | |
| dc.contributor.author | Seabra, Filipa | |
| dc.date.accessioned | 2025-12-03T15:49:44Z | |
| dc.date.available | 2025-12-03T15:49:44Z | |
| dc.date.issued | 2025-06 | |
| dc.description.abstract | A relação entre professor e aluno apresenta-se como um fator determinante no processo de ensino e aprendizagem, na medida em que a interação entre ambos influencia diretamente o sucesso escolar, tornando a relação pedagógica um elemento central na prática docente. Enquanto dimensão reflexiva, a supervisão entre pares, entendida como uma troca de experiências e uma forma de colaboração, possibilita não só a reflexão, como a melhoria das práticas educativas. Na sequência das duas dimensões apresentadas, o presente estudo procura analisar os efeitos da supervisão entre pares na relação professor-aluno e problematizar a possível influência na qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Metodologicamente, a investigação adota uma abordagem qualitativa, visando compreender as perceções dos participantes sobre as suas experiências. Nesse sentido, no estudo optou-se por um design fenomenológico, focado na descrição e interpretação das vivências dos participantes. Para a recolha de dados foram recolhidos e analisados documentos institucionais e projetos de supervisão/observação entre pares, e foram realizadas entrevistas semiestruturadas com coordenadores e participantes desses projetos de supervisão/observação entre pares, de dois Agrupamentos de Escolas que desenvolvem projetos nessa área. A subsequente análise de conteúdo revelou que, até o momento, os participantes não reconhecem a supervisão entre pares como um fator de melhoria da relação professor aluno. No entanto, a prática supervisiva mostrou-se relevante na promoção de mudanças nas ações pedagógicas, manifestando potencial para futuras transformações no ensino. | por |
| dc.description.sponsorship | Este trabalho é financiado pelo Instituto de Educação, INAGBE - Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGBE), Órgão tutelado pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação de Angola; CIEd - Centro de Investigação em Educação, da Universidade do Minho (projetos UIDB/01661/2020 e UIDP/01661/2020, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT e (2021.03265.CEECIND);LE@D - Laboratório de Educação a Distância e elearning, financiado por Fundos Nacionais através da FCT, no âmbito dos projetos, UIDB/04372/2020 e UIDP/04372/2020. | |
| dc.identifier.isbn | 978-989-8471-75-8 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/20497 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.peerreviewed | yes | |
| dc.publisher | CIIE - Centro de Investigação e intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) | |
| dc.relation.hasversion | https://eu-central-1.linodeobjects.com/evt4-media/documents/Congresso_Vidas_de_Professores_Hoje_-_Desafios_e_Transforma%C3%A7%C3%B5es_NeTlives_-_Pro_7kQ1L28.pdf | |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | |
| dc.title | Supervisão entre pares e relação pedagógica: contributos para a análise de uma relação | por |
| dc.type | conference object | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferenceDate | 2025-06 | |
| oaire.citation.title | Vidas de Professores Hoje: Desafios e Transformações. Programa e Resumos | |
| oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 | |
| person.familyName | Seabra | |
| person.givenName | Filipa | |
| person.identifier | YawJROIAAAAJ&hl=pt-PT | |
| person.identifier.ciencia-id | 991A-6004-246D | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-1690-9502 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 57210809988 | |
| relation.isAuthorOfPublication | 03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- NEW teachers lives Supervisão entre pares.pdf
- Size:
- 684.06 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.97 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
