Repository logo
 
Publication

Supervisão entre pares e relação pedagógica: contributos para a análise de uma relação

dc.contributor.authorPeseiro, Oriana Garcia
dc.contributor.authorSeabra, Filipa
dc.date.accessioned2025-12-03T15:49:44Z
dc.date.available2025-12-03T15:49:44Z
dc.date.issued2025-06
dc.description.abstractA relação entre professor e aluno apresenta-se como um fator determinante no processo de ensino e aprendizagem, na medida em que a interação entre ambos influencia diretamente o sucesso escolar, tornando a relação pedagógica um elemento central na prática docente. Enquanto dimensão reflexiva, a supervisão entre pares, entendida como uma troca de experiências e uma forma de colaboração, possibilita não só a reflexão, como a melhoria das práticas educativas. Na sequência das duas dimensões apresentadas, o presente estudo procura analisar os efeitos da supervisão entre pares na relação professor-aluno e problematizar a possível influência na qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Metodologicamente, a investigação adota uma abordagem qualitativa, visando compreender as perceções dos participantes sobre as suas experiências. Nesse sentido, no estudo optou-se por um design fenomenológico, focado na descrição e interpretação das vivências dos participantes. Para a recolha de dados foram recolhidos e analisados documentos institucionais e projetos de supervisão/observação entre pares, e foram realizadas entrevistas semiestruturadas com coordenadores e participantes desses projetos de supervisão/observação entre pares, de dois Agrupamentos de Escolas que desenvolvem projetos nessa área. A subsequente análise de conteúdo revelou que, até o momento, os participantes não reconhecem a supervisão entre pares como um fator de melhoria da relação professor aluno. No entanto, a prática supervisiva mostrou-se relevante na promoção de mudanças nas ações pedagógicas, manifestando potencial para futuras transformações no ensino.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho é financiado pelo Instituto de Educação, INAGBE - Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGBE), Órgão tutelado pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação de Angola; CIEd - Centro de Investigação em Educação, da Universidade do Minho (projetos UIDB/01661/2020 e UIDP/01661/2020, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT e (2021.03265.CEECIND);LE@D - Laboratório de Educação a Distância e elearning, financiado por Fundos Nacionais através da FCT, no âmbito dos projetos, UIDB/04372/2020 e UIDP/04372/2020.
dc.identifier.isbn978-989-8471-75-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/20497
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherCIIE - Centro de Investigação e intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)
dc.relation.hasversionhttps://eu-central-1.linodeobjects.com/evt4-media/documents/Congresso_Vidas_de_Professores_Hoje_-_Desafios_e_Transforma%C3%A7%C3%B5es_NeTlives_-_Pro_7kQ1L28.pdf
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.titleSupervisão entre pares e relação pedagógica: contributos para a análise de uma relaçãopor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferenceDate2025-06
oaire.citation.titleVidas de Professores Hoje: Desafios e Transformações. Programa e Resumos
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameSeabra
person.givenNameFilipa
person.identifierYawJROIAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier.ciencia-id991A-6004-246D
person.identifier.orcid0000-0003-1690-9502
person.identifier.scopus-author-id57210809988
relation.isAuthorOfPublication03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
NEW teachers lives Supervisão entre pares.pdf
Size:
684.06 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: