Browsing by Issue Date, starting with "2022-12-30"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- Estratégias para promover a agência do estudante no processo de avaliação e feedback digitalPublication . Casanova, DiogoA avaliação e o feedback digital têm vindo a crescer como temas de investigação nos últimos anos, em particular no ensino superior. Dentro destes temas, o papel do estudante como tendo agência no processo de avaliação e feedback é considerado uma área relevante sobretudo tendo em conta o contexto do ensino superior, no qual se pretende que o estudante desenvolva competências de aprendizagem ao longo da vida. Nesta investigação pretende-se investigar a disponibilidade dos docentes para ceder ao estudante algum do poder que detêm no processo de avaliação. Procura-se, também, identificar que estratégias podem ser utilizadas pelos docentes no sentido de promover este novo papel do estudante na avaliação digital. A partir de uma metodologia qualitativa, foram recolhidos dados de 58 docentes que participaram em 10 focus-group criativos, uma abordagem ao focus-group na qual, para além de se envolverem em discussão sobre as suas práticas, os participantes procuraram, em grupo, desenvolver soluções de melhoria pedagógica e tecnológica nas suas práticas de avaliação digital. Como resultado da investigação, identifica-se um conjunto de recomendações para promover maior envolvimento do estudante nas estratégias de avaliação, organizado em três temas: (i) a preparação para a avaliação; (ii) a avaliação formativa; e (iii) o feedback após a submissão.
- Distance educational relationship and senses of belonging: the voices of studentsPublication . Aires, Luísa; Maia, Sofia M.; Carneiro, Ana CatarinaIn a viral society in which the social being claims the ability to maintain distance and the socially desirable representation of the body, in particular the face, claims its concealment, the distance educational relationship represents a critical area that deserves to be highlighted in the research agendas. This study aims to explore the sense of belonging of 98 students who attend a distance learning university. For this purpose, an open-ended questionnaire was applied, previously disclosed in closed groups on social networks. The students' sense of belonging was analysed through the types of connections they maintain with the campus, course, peers and teachers. The analysis of the narratives expresses a great diversity, density of experiences and expectations in the connections and senses of belonging. Attributing great importance to teachers in the appropriation of knowledge, it is essentially with their peers - other students - that the connections and sense of belonging acquire greater expression
- The role of companies in dual vocational training: analysis of company tutors' perceptionsPublication . Virgós Sánchez, Marta; Burguera Condon, Joaquín Lorenzo; Aires, LuísaDual Vocational Training aims to reduce youth unemployment, facilitate the transition between the education system and the labor market and promote the employability of young people. These objectives are structured around an alliance between institutions focused on combining the teaching-learning processes in educational centers and companies. Company tutors play an essential role in achieving the integral development of students who choose this training modality. The study aims to be acquainted with the development of Dual VT in companies and the level of satisfaction of tutors with the projects implemented. Based on the qualitative methodology, a study was designed by means of an in-depth interview administered to twelve tutors from companies of different sectors and sizes in Asturias. The results show the importance of student' adaptation to the company; it is necessary to establish links between centers and companies to achieve quality training and monitoring; and the tutors are satisfied with the results, with student learning and extent of insertion in the company. We conclude that an "ad hoc" training is necessary for company tutors based on the different productive sectors in order to promote coordination between educational center and companies and provide them with pedagogical strategies that allow them to adequately carry out their training tasks in the company in Dual FP.
- Competências empreendedoras para ser bem-sucedido no mundo global e digital: proposta de um quadro de referênciaPublication . Jardim, JacintoSer bem-sucedido no atual mercado de trabalho pressupõe possuir um conjunto de competências empreendedoras que habilitem a lidar com os desafios emergentes. Este estudo descreve e sistematiza essas competências, tendo em conta os fenómenos vigentes da globalização e da transformação digital. A análise documental e a reflexão crítica sobre os dados recolhidos, permitiram identificar as razões socioeconómicas e socioculturais da relevância desta problemática e, consequentemente, elaborar um quadro de referência adequado às necessidades fundamentais da maioria dos profissionais. Os resultados apontaram para um modelo tripartido de competências - ter abertura à novidade, criar soluções para os problemas emergentes e comunicar eficazmente - que integra as seguintes competências: criatividade e inovação, espírito de iniciativa, autoeficácia e resiliência, planificação estratégica e avaliação, resolução de problemas, liderança transformacional, comunicação clara e visual, teamwork e networking, e comunicação digital. Na continuação deste estudo, propõe-se que seja criada e validada uma escala de competência com base neste modelo, de modo a ser possível medir o grau de desenvolvimento destas competências na maioria dos profissionais.
- Educação digital mediada por estudos de design instrucionalPublication . Eckstein, Manuela Pires Weissböck; Knuppel, Maria Aparecida CrissiO presente estudo pode ser considerado como uma pesquisa ativa. Traz luz sobre a importância do design instrucional nas atividades pedagógicas dos professores universitários. A pesquisa surgiu a partir das experiências dos autores em gestão, planejamento e ministração de cursos online. Tendo como referência os conceitos de educação online (Moreira & Schlemmer, 2020), a pesquisa pretende classificar formulários de design instrucional (Filatro, 2002), e descobrir quais podem ser úteis em cursos de educação digital. Para classificar as diversas formas, o estudo apresenta aquelas capazes de maximizar a troca de conhecimento entre professores, designers e alunos. A pesquisa também traz as variedades capazes de evidenciar o papel do professor no design instrucional. As discussões empreendidas partem dos diversos conceitos de educação digital, pois os autores acreditam que trazem os fundamentos essenciais para a análise. A seguir, o artigo apresenta os diferentes tipos de design instrucional e suas funções e destaca as ações que vêm sendo realizadas para a criação dos programas e conteúdos dos cursos oferecidos pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Em seguida, o estudo elenca perspectivas sobre o trabalho em equipe com professores, designers instrucionais e outros profissionais das áreas de educação e tecnologia. Por fim, coloca a necessidade de formação do professor para esta era digital. o artigo apresenta os diferentes tipos de design instrucional e suas funções e destaca as ações que vêm sendo realizadas para a criação dos programas e conteúdos dos cursos oferecidos pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Em seguida, o estudo elenca perspectivas sobre o trabalho em equipe com professores, designers instrucionais e outros profissionais das áreas de educação e tecnologia. Por fim, coloca a necessidade de formação do professor para esta era digital. o artigo apresenta os diferentes tipos de design instrucional e suas funções e destaca as ações que vêm sendo realizadas para a criação dos programas e conteúdos dos cursos oferecidos pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Em seguida, o estudo elenca perspectivas sobre o trabalho em equipe com professores, designers instrucionais e outros profissionais das áreas de educação e tecnologia. Por fim, coloca a necessidade de formação do professor para esta era digital.
- O uso da nuvem de palavras como estratégia de inclusão e inovação pedagógicaPublication . Sena, Lílian de Sousa; Pinheiro, Andréa Pestana; Sousa, Aline de; Serra, Ilka Márcia Ribeiro de SouzaAnalisar o contexto educativo, numa perspetiva inclusiva, requer uma reflexão sobre as tecnologias digitais como potenciadoras da aprendizagem e da inclusão social, digital e educativa. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, é um estudo de caso (Yin, 2001) que traz um recorte de três experiências educacionais com o uso da ferramenta Word Cloud, em três escolas localizadas em duas cidades do Maranhão, Timon e a capital São Luís, com alunos surdos e não surdos matriculados no ensino médio, visando compreender as contribuições desse recurso para a aprendizagem e inclusão educacional. Os instrumentos utilizados foram análise bibliográfica e entrevistas com a equipe. A partir da análise do material empírico, ancorado nos autores que referenciam este estudo, verifica-se que a apropriação de tecnologias e o desenvolvimento de habilidades digitais ainda é um processo lento nas instituições públicas de ensino, mas também se observa que a dedicação dos professores minimiza a lacuna deixada pela ausência de recursos materiais. Os resultados mostram que a infraestrutura tecnológica, a formação continuada dos professores e as condições socioeconômicas da comunidade escolar interferem no desempenho dos alunos quanto às possibilidades de diálogos e aprendizagem com as tecnologias digitais.
- Educación, tecnologías digitales e investigación: proyecto de realidad aumentada y virtual FORDYSVARPublication . Rodríguez Cano, Sonia; Delgado Benito, VanesaEn esta contribución presentamos el Proyecto Europeo Erasmus+ Fostering Inclusive Learning for children with Dyslexia in Europe by providing easy-touse Virtual and/or Augmented Reality tools and guidelines, cuyo acrónimo es FORDYSVAR. Este proyecto proporciona un enfoque innovador y tecnológico para el tratamiento de la Dislexia en escolares, utilizando la RA y la RV. Entre los objetivos planteados en el proyecto FORDYSVAR destaca el diseño y desarrollo de un software de RV y RA para fomentar el aprendizaje de estudiantes con dislexia con edades comprendidas entre los 10 y los 16 años. Para dar respuesta al problema de investigación se ha seguido el Diseño Centrado en el Usuario (DCU) como metodología en tres fases ya que es imprescindible involucrar a las personas en su diseño y desarrollo, para lograr un mayor compromiso y garantías en su utilización. Consideramos que el trabajo realizado dentro del proyecto europeo Erasmus+ FORDYSVAR puede contribuir al avance en la inclusión, tratamiento y rehabilitación de las personas con dislexia a través de la tecnología y concretamente mediante la Realidad Virtual y Realidad Aumentada, posibilitando un entorno inmersivo y atractivo para desarrollar las habilidades visoespaciales de los estudiantes con dislexia. No obstante, desde el equipo de trabajo, creemos necesario seguir avanzando en este campo con objeto de dar un soporte científico al uso de estas tecnologías emergentes en el diagnóstico y tratamiento de la dislexia
- A formação dos sujeitos sociais potencializada pela ciber-cultura: desafios e possibilidadesPublication . Santos, Renata; Costa, Maria LuisaO que funcionava antes, como imutável, hoje flui na busca constante de aprender, manifestar saberes e de criar conhecimento, por meio da memória que pode ser armazenada em diversos bancos de dados, da imaginação, da percepção que permitem um acesso diferente à informação e às novas maneiras de pensar. Na era da virtualização, é errôneo pensar que estamos vivendo no irreal. Os espaços virtuais, hoje, são uma espécie de extensão do próprio homem que passou a estabelecer suas relações dentro de um ciberespaço. Este tende a potencializar uma conexão social que não se traduz apenas na representação da mídia tradicional, mas se apresenta como um caminho da abertura de outros espaços públicos de discussões, a partir do estar junto virtualmente, auxiliando na constituição de vínculos sociais e fortalecendo as relações humanas na atual sociedade. Tantas mudanças implicam debates sobre o desenvolvimento do sujeito social mediado pelo digital e o papel da educação. Este texto de caráter qualitativo e revisão bibliográfica tem como objetivo promover uma reflexão sobre a cibercultura, os sujeitos sociais e o repensar do processo de educação.
- Ambientes de aprendizagem imersivosPublication . Morgado, LeonelOs ambientes de aprendizagem imersivos são espaços onde se coocorrem dois fenómenos complexos: a aprendizagem e a imersão, levantando dificuldades de interpretação e, consequentemente, da liberdade de decisão dos participantes para sua orquestração pedagógica ou de aprendizagem. Neste trabalho apresenta-se uma conceptualização teórica que combina estes fenómenos, com o objetivo de contribuir para a resolução deste problema. Demonstra-se através de cinco casos como esta conceptualização permite novas formas de interpretar e analisar a aprendizagem, para dessa forma concretizar o potencial de impacte sobre a orquestração pedagógica e a regulação da aprendizagem.
- Educação onlife e transformação digital: a prática pedagógica inventiva “Novas Aventuras de Dom Quixote”Publication . Oliveira, Lisiane Cézar de; Andrade, Fabrício de; Schlemmer, ElianeEste artigo apresenta e discute uma prática pedagógica cocriada no contexto do componente curricular Seminário Temático “Educação & Transformação Digital”, um dos produtos que tem origem na relação entre duas pesquisas desenvolvidas em nível de internacionalização: “Transformação Digital e Humanidades: Educação e Comunicação em Movimento”(CAPES PrInt) e “O Urbano e o Pós-Urbano como Espaços de Aprendizagem: formação de professores e pesquisadores na cultura híbrida e multimodal” (FAPERGS). A Atividade Acadêmica é ofertada, conjuntamente, na modalidade on-line, para mestrandos e doutorandos dos programas de Pós-Graduação da Unisinos e da Universidade Aberta de Portugal (UAb). O referido seminário visou problematizar os desafios e cenários emergentes na área da Educação Digital e, também, como as diferentes instituições estão se apropriando das transformações digitais a fim de provocar inovações na Educação. A pesquisa é de natureza exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa, e se apropria do Método Cartográfico de Pesquisa-Intervenção, para produção e análise de dados. Nesse sentido, como um dos resultados do percurso investigativo e problematizador realizado no Seminário, emergiu a vivência “Novas Aventuras de Dom Quixote”, uma prática pedagógica inventiva. Esta vivência, fundamentada nas Epistemologias Reticulares e Conectivas, foi cocriada na perspectiva de uma Educação online/onlife, objetivando a apropriação de diferentes Tecnologias Digitais (TD), no enfrentamento de desafios contemporâneos de aprendizagem e que buscou instigar a apropriação das mesmas, no sentido de compreendê-las enquanto potência, que pode contribuir para propiciar vivências de aprendizagem e a ampliação dos espaços educacionais, uma vez que possibilitam a transubstanciação da educação, do espaço físico das instituições educacionais, para o formato on-line.